Vitrines inteligentes: como podem impulsionar os seus resultados?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Quando pensamos em como melhorar nossas taxas de conversão, sempre nos preocupamos com questões visuais, como banners, réguas indicando os benefícios e as vantagens comerciais, porém, uma das melhores ações que você pode executar, é a inclusão desse recurso no seu site!

Nós aqui da Effect E-commerce em colaboração com nossos parceiros da smarthint preparamos um apanhado bem interessante! Confere aqui abaixo!

Mas afinal, o que são?

Elas são chamadas assim porque atuam como um vendedor virtual, recomendando de forma inteligente os produtos do seu e-commerce.

Elas fazem parte de um sistema de recomendação que utiliza algoritmos, análise de dados e, em alguns casos, inteligência artificial para sugerir itens de interesse dos consumidores.

Imagine a seguinte situação, você tem uma loja física com alguns vendedores, e ao entrar um cliente em sua loja, os seus vendedores com base nos produtos que o cliente demonstrou interesse, consigam mostrar produtos baseados nessa intenção, personalizando a experiência para aquele cliente em específico.

Essas recomendações podem ser modificadas ou não, e facilitam o caminho de compra e aceleram as etapas do funil de vendas até a tomada de decisão. 

E com base em todas essas informações são montadas as vitrines, que dão boas recomendações e aumentam as chances de aumentar as vendas dentro da loja virtual.

Isso porque torna mais fácil para o consumidor encontrar os produtos que deseja sem ter que passar horas procurando por categorias e filtros.

A vitrine inteligente é uma ferramenta cada vez mais utilizada nas lojas virtuais, que facilita o caminho da compra e melhora a experiência com recomendações de produtos.

Como uma vitrine inteligente de recomendação atua?

As vitrines inteligentes fazem parte de um sistema de recomendação que utiliza algoritmos, análise de dados e, em alguns casos, inteligência artificial para identificar interesses e gostos do usuário, e até lançamentos, produtos mais vistos, mais vendidos, produtos semelhantes ao que o consumidor está procurando, entre outros. 

Tipos de vitrine inteligente

Como já mencionado, as vitrines inteligentes podem usar a personalização para fornecer recomendações personalizadas para cada usuário.

Podem ser mais gerais e utilizar informações próprias da loja virtual, como produtos em ofertas ou mais vendidos; e elas também podem ser independentes, ou seja, operar automaticamente no e-commerce sem configuração manual. 

Recomendações personalizadas

Recomendações personalizadas funcionam em uma vitrine inteligente, pense em como as vendas acontecem em uma loja física.

Ao entrar na loja, um vendedor te recebe e te pergunta: “Posso ajudar em alguma coisa?” ou “O que você está procurando?” 

Depois de você especificar o que procura, ele irá procurar os produtos desejados ou similares. Se você é um bom vendedor, também irá recomendar produtos adicionais que fazem o famoso cross-selling

A tecnologia de referência funciona da mesma forma, menos incisiva do que o vendedor.

Ao invés de perguntar o que o cliente procura, o sistema de recomendação analisa quais produtos ele procura no campo de busca, em quais ele clica para ver mais detalhes, os produtos que foram adicionados ao carrinho, dentre outros comportamentos.

Ou seja, monitora tudo o que o cliente faz na loja virtual. 

Então, se o produto que você procura for “torneira monocomando preta”, é possível que o sistema lhe exiba uma vitrine com outras torneiras semelhantes, conforme a imagem abaixo:

TextoDescrição gerada automaticamente com confiança média

E pode ser que apresente uma outra vitrine com produtos complementares, incentivando a compra em conjunto, tornando possível um aumento no valor do pedido e assim, aumentando o ticket médio:

Tela de celular com texto preto sobre fundo brancoDescrição gerada automaticamente

Recomendações não personalizadas

Por outro lado, se você usar a famosa frase “só estou olhando” ao entrar em uma loja, não há muito o que o vendedor possa fazer ou pode acabar sendo inconveniente.

Mas, de qualquer forma, o cliente terá acesso aos produtos expostos por toda loja, e quem sabe assim, se interessar por algo.

Ou o próprio vendedor pode mostrar lançamentos, produtos mais vendidos, produtos mais vistos, itens ou ofertas mais recentes. 

Nesse caso, as recomendações não são pessoais, pois se aplicariam a todos os clientes. Mas elas também funcionam bem porque ativam gatilhos mentais como aceitação social, escassez e apelo à novidade. 

No caso de vitrines inteligentes de recomendação, isso também pode ocorrer na loja virtual. Confira alguns exemplos:

Uma imagem contendo DiagramaDescrição gerada automaticamente

Vitrines autônomas

São uma versão mais eficiente das vitrines de recomendações tradicionais porque são feitas automaticamente. 

Isso é possível com a ajuda de um sistema de recomendação com inteligência artificial.

Com essa tecnologia, as vitrines mais importantes para cada usuário são colocadas sozinhas, nos lugares mais estratégicos, sem a necessidade de profissionais para defini-las. 

A Inteligência analisa em tempo real e com isso observa o comportamento dos consumidores, identificando quais vitrines funcionam melhor e quais também são as melhores localizações. 

Além disso, a inteligência artificial permite a customização de vitrines que costumam ser mais genéricas, como lançamentos e ofertas, quando o usuário já navegou bastante na loja.

Ou seja, com as vitrines autônomas, mesmo as vitrines não personalizadas podem apresentar os produtos mais importantes para cada consumidor, melhorando a experiência do cliente no local. 

A SmartHint, nossa parceira, é pioneira na criação de vitrines online independentes e é o sistema de recomendação e busca mais utilizado na América Latina. 

Dito tudo isso, listamos aqui 5 motivos de porque ter esse recurso incrível no seu e-commerce.

1) Melhor experiência de compra 

A facilidade de navegação e destaque de itens que não seriam vistos sem as vitrines inteligentes contribuem para uma melhor experiência de compra dentro do e-commerce.

E quando as vitrines são personalizadas, é ainda mais poderoso, pois o consumidor vê itens mais relevantes para seus interesses e para o momento da compra.

2) Fidelização do cliente 

Se uma loja virtual tem uma boa experiência do usuário, o resultado direto é a fidelização do cliente, pois o consumidor tende a repetir a compra se o momento foi agradável e cumpriu o esperado.

3) Melhor giro de estoque 

As vitrines inteligentes também melhoram o giro de estoque, destacando os itens em estoque e dando visibilidade e saída para itens que, de outra forma, poderiam ficar “encalhados” por longos períodos.

4) Maior taxa de conversão

As vitrines de recomendação inteligentes afetam diretamente a taxa de conversão da loja online, pois se o cliente encontra mais facilmente o que procura e até mesmo o que não pensaria em comprar.

Fica mais próximo de uma decisão de compra.

5) Maior ticket médio

Vitrines inteligentes de indicação também ajudam a aumentar o ticket médio da loja com o auxílio de técnicas de cross-selling e up-selling, ou seja, ao recomendar produtos para serem comprados em conjunto ou itens de maior valor aquisitivo.

Os custos das vitrines inteligentes são altos? 

Os custos para ter vitrines inteligentes dentro da loja virtual variam. Tudo depende da ferramenta que você contratar. 

Alguns sistemas de recomendação são muito caros devido a recursos ultrapassados, que exigem mais tempo e mais trabalho para serem implementados. 

Tecnologias mais modernas, no entanto, com inteligência artificial e computação em nuvem, conseguem ter um custo-benefício muito melhor e também uma performance muito mais elevada. É o caso da SmartHint.

De fato, as vitrines inteligentes ajudam a trazer o melhor de uma loja física para uma loja virtual.

E aquelas que usam inteligência artificial podem ser ainda mais persuasivas e eficazes.

Como resultado, elas melhoram a experiência de compra e aumentam as taxas de conversão.

E você? O que achou do nosso conteúdo? Fique de olho aqui no blog, pois toda segunda e quinta teremos essas e outras dicas para o crescimento do seu e-commerce!

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Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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