Experiência do Consumidor: porque é tão importante?

Você já ouviu falar da expressão Customer Experience? Traduzindo do inglês para o português essa expressão significa Experiência do Consumidor. Ela é uma interação que mostra como está sendo o aproveitamento do cliente em qualquer loja virtual. Separamos algumas informações e dicas para auxiliá-los nessa jornada do seu e-commerce.


Qual a importância da Experiência do Consumidor?

Na Experiência do Consumidor o objetivo é que seus clientes tenham uma interação completa com sua loja desde a primeira visita a sua loja virtual até a chegada do produto em sua casa. Seja cuidadoso nesses momentos, pois caso haja uma interpretação errada do seu cliente, isso irá afetar seu e-commerce e principalmente o nome da empresa. Seguindo está linha de raciocínio estamos começamos a entender que a avaliação dos seus clientes são extremamente importantes, então sempre busque oferecer uma experiencia excelente para eles.


Mas por onde devo começar a trabalhar Experiência do Consumidor?

Tenha estratégias para que seu cliente seja o foco na hora de fazer compras, como a seguir,

  • Aja de acordo com as necessidades de seus clientes
  • Pense como se você fosse o comprador
  • Conheça bem seu cliente, fazendo perguntas simples, pesquise sobre ele ou até mesmo seus gostos e comportamentos.

Agora que vimos algumas estratégias, vamos ver 5 dicas essências sobre a Experiência do consumidor para sua loja virtual.


Seja Atrativo, isso ajuda muito na Experiência do Consumidor

Com muita concorrência no e-commerce e os clientes sempre buscando ofertas e vantagens no auxílio de sua compra. É sempre bom que sua loja invista em descontos progressivos, e a melhor época para se fazer isso é na Black Friday ou em outras datas comemorativas.


Deixe mais opções de pagamento

Suponhamos que o seu cliente está na hora de selecionar o pagamento, mas só tem apenas uma forma de pagamento, com certeza ele desistirá da compra e ficará chateado caso não tenha aquela opção que ele desejava. Então busque sempre ter opções que são frequentemente usadas como débito, crédito, boleto, pix entre outros.


Otimize seu site

Agora imagine que na hora que o cliente vai efetuar a compra o site começa a travar ou ficar lento, isso com certeza irá fazer com que ele vá para um concorrente. Com certeza, você não quer que isso aconteça. Por isso, invista em um site onde os clientes online tenham um melhor desempenho e que principalmente o carregamento seja rápido.


Tenha uma comunicação humanizada

Forneça meios de contatos personalizados, isso ajuda muito na evolução da sua loja virtual. Colete os dados dos usuários que visitam sua loja virtual, tenha um atendimento objetivo e claro assim mostrando ao cliente que seu e-commerce tem um atendimento que o cliente pode confiar.


Mantenha-se engajado com seu público pelas redes sociais

Pelas redes sociais publique fotos de produtos e novidades trazendo a possibilidade de interação com seus clientes e visitantes. Quando possível responda os comentários das publicações e dos conteúdos postados tornando sua loja bem notável e com avaliações altas por conta da boa interação com seu público.

E aí, era isso que estava faltando para tornar sua loja bem recomendada pelos clientes? Gostou de nossas dicas sobre a Experiência do Consumidor?

 Seguindo essas 5 dicas com certeza seus clientes vão ter uma experiência muito positiva da sua loja virtual.

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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