Social Commerce: o que preciso saber?

Hoje o assunto é sobre um dos modelo de negócios, o Social Commerce (Comércio Social) que envolve o uso de redes sociais, e falando de redes sociais, hoje em dia não é nenhuma surpresa que elas podem facilitar bastante no reconhecimento e crescimento de empresas menores, expondo mais a própria marca e tudo isso dentro das redes sociais.

Mas, saiba que não é só criar seu comércio online que sua marca se tornará famosa e as vendas irão dar certo, isso envolve processos dentro deste modelo de negócio que vão ser explicados nos tópicos abaixo:

O que é Social Commerce?

O Social Commerce é uma estratégia baseada em ter um comércio em redes sociais ou seja online, com o objetivo de fazer vendas de forma online. Quando o assunto é redes sociais os primeiros apps que vem à cabeça com certeza é o Instagram e o Facebook, mas não estamos nos referindo apenas a eles, e sim, a qualquer tipo de espaço onde exista interações com os usuários, como plataformas de vendas entre pessoas físicas (Mercado Livre) e sites de compras coletivas (Facily).

Quais as vantagens do Social Commerce?

A influência das redes sociais na hora de decidir comprar algo é alta, esses canais são cada vez mais usados no dia a dia, como para buscar informações sobre a marca, opiniões e avaliações para adquirir o produto ou serviço. Para termos uma ideia só no mês de janeiro desse ano, as vendas online tiveram um aumento de 20,56% de acordo com o E-commerce brasil, mostrando que é uma tendência do comércio online.

Trabalhando com essa estratégia, você saberá as preferências e expectativas do seu público, além de ter um espaço para opiniões e avaliações que ajudam na credibilidade da marca. Aumentando a confiança dos clientes e montando uma reputação decente do comércio no mercado. Essas vantagens vão contribuir, para a visibilidade da sua loja (e-commerce) e para o aumento das vendas. Mas, como colocar o Social Commerce em prática? É o que veremos agora:

Colocando o Social Commerce em prática!

Já vimos sobre o que é o Social Commerce e suas vantagens, e vamos ver como colocá-lo em prática. Preparamos dicas úteis e boas para seu comércio online.

Conteúdos nas redes sociais

Imagine o exemplo a seguir, a rede social para vendas online do momento é o Instagram, mas seu comércio não está presente lá! Isso com certeza irá te fazer perder potenciais clientes e lucros que você poderia ter. Sabendo disso, o primeiro passo é estar presente nas redes sociais certas, você não é obrigado a ter um perfil em todos os canais, mas sim aonde o seu público-alvo está.

Depois da escolha das plataformas corretas para seu comércio online, você precisa postar conteúdos de qualidade, atendendo as necessidades e interesses dos seus clientes.

Tenha interações com os consumidores

Se você quer uma estratégia eficiente de Social Commerce, busque a interação e o engajamento do seu público nas redes sociais. Comece conversas com os clientes, conheça-os melhor e mostre que você se importa com as opiniões deles. Use uma linguagem clara e assertiva na hora de responder as mensagens.

Reputação da marca

Ter avaliações negativas e críticas prejudicar a imagem do seu comércio. Por isso monitore os comentários e as avaliações, pois isso importa em seu negócio. Sempre trate cada reclamação com cuidado, tentando resolver com eficiência o problema.

Avaliações dos clientes

Se avaliações negativas podem manchar a imagem do seu negócio, imagina como as avaliações positivas irão ajudar no seu comércio. As chances de um cliente fazer a compra é alta, caso encontre avaliações boas em seus produtos. Por isso, incentive os clientes a avaliarem os produtos quando adquiridos.

Então, essas são algumas informações que disponibilizamos para você, no objetivo de ajudar seu negócio e sua loja. Ficou curioso para saber mais sobre Social Commerce? Ainda existe mais coisas sobre ele, então fique ligado que podemos postar o resto aqui no Blog! Enquanto isso aprenda mais um pouco sobre o uso das redes sociais!

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Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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