Quais modelos de negócios devo usar na minha loja virtual?

Existem vários tipos de modelos de negócios que mudam conforme os objetivos da empresa e a persona que ela deseja atender. Porém, não existe um modelo ruim ou bom, todos são uteis e só depende da estratégia da loja virtual ou do e-commerce.

Desta forma, sabemos que existe diversos modelos de negócios. Sendo assim, nossa recomendação é sempre avaliar, dentro das estratégias da sua loja virtual e das experiências que deseja levar a seus clientes. Pois, o modelo de negócio que você irá escolher é de extrema importância visto que ele poderá te dar melhores resultados no seu e-commerce.

Por isso, vamos explicar nesse artigo o que você precisa saber sobre os modelos de negócios e como você consegue escolher os mais promissores para sua loja virtual!

O que preciso saber sobre os modelos de negócios?

Ao começar um e-commerce, você pode optar por diversos modelos de negócios como: B2B, B2C, B2B2C, D2C, C2C e etc.

Um erro comum que muitos lojistas cometem na hora da definição dos modelos de negócios é que eles não consideram o cliente na hora da decisão dos modelos de negócios, isso pode fazer com que haja mais pessoas desinteressadas em sua loja porque que elas não estão procurando o que você está propondo. Então para começar, tenha consciência que o ponto de partida de qualquer uns dos modelos de negócios é sempre o cliente.

Nos tópicos abaixo vamos explicar as principais modelos e exemplos de lojas com cada modelo de negócio:

Modelo de negócio – Business to Consumer (B2C)

Empresa para o Consumidor

Esse é o nosso primeiro dos modelos de negócios onde é feita relações comerciais onde os e-commerces vendem diretamente para seus clientes. Quando você que é pessoa física (CPF) entra em um e-commerce e compra uma máquina, geladeira, roupa ou qualquer outro produto, você está utilizando o modelo de negócio B2C.

Alguns exemplos são grandes varejistas como: Netshoes, Carrefour e Fast Shop.

Modelo de negócio – Business to Business (B2B)

Empresa para empresa

Nossos modelos de negócios nosso segundo é o B2B onde as empresas vendem umas para as outras (CNPJ para CNPJ), em grande parte fabricantes e importadores vendendo para distribuidores e varejistas. Então quando você faz uma compra no CNPJ de sua empresa ou quando você compra produtos para revender, você está utilizando o modelo de negócio B2B.

Temos como exemplo: Dell, Lenovo e Adobe.

Modelo de negócio – Direct to Consumer (D2C)

Direto ao Consumidor

Esse terceiro dos modelos de negócios, ocorre quando a indústria, importador, distribuidor ou atacadista faz a venda direta para o consumidor, pulando a etapa onde o varejista faz essa venda final. Modelo que nos últimos anos ganhou bastante espaço justamente pela indústria ter a necessidade de captar dados de seus clientes e conseguir oferecer um mix maior de produtos. Assim, quando você compra diretamente da fábrica está utilizando esse modelo de negócio D2C.

Exemplos: Apple, Brastemp e Electrolux.

Modelo de negócio – Business to Business to Consumer (B2B2C)

Empresa para Empresa para Consumidor

No nosso quarto dos modelos de negócios o processo começa primeiro de uma empresa para outra empresa e, somente depois, chega ao consumidor final. No entanto, o cliente final não compra diretamente da indústria responsável pela produção do item desejado, mas sim nas plataformas das empresas varejistas. A empresa varejista fará uma ponte entre a indústria que produziu o produto e o cliente final, que fez a compra da mercadoria.

Suponhamos que você seja o cliente e você quer comprar um tênis de alguma marca como Adidas ou Nike, não será a própria indústria que entregará para você, ela repassa para um distribuidor ou para um
varejista e depois para você.

Exemplos: Americanas, Casas Bahia e Mercado Livre.

Modelo de negócio – Consumer to Consumer (C2C)

Consumidor para Consumidor

No nosso quinto dos modelos de negócios a sua modalidade é que as vendas são feitas de pessoa física para pessoa física. Por exemplo, imagine que você tem alguns itens usados ou não utilizados e você queira vende-los, você deve procurar algum site para anunciar sua venda e depois de anunciado e comprado você irá receber a comissão o dinheiro será repassado a você.

O exemplo é o Mercado Livre e a OLX.

Modelo de negócio – Social Commerce (S-Commerce)

Comércio Social

Este sexto dos modelos de negócios envolve o uso das redes sociais, o intuito é usá-las em diferentes momentos como em posts, comentários, uma avaliação e até mesmo uma compra nas plataformas como WhatsApp, Facebook e Pinterest. Por exemplo, depois de seu produto ser compartilhado, sua empresa ganha visibilidade e divulgações gratuitas. Fora isso, você estará interagindo com as pessoas, e a integração permitirá com que você venda dentro das próprias redes sociais, da mesma forma que acontece com a funcionalidade para lojas virtuais no Instagram.

Então quando você vê uma roupa ou qualquer outro item sendo vendido no Instagram e você envia um direct e fecha a negociação pelo próprio Instagram ou WhatsApp está utilizando esse modelo de negócio.

Temos como exemplo o Instagram, Facebook e WhatsApp.

Modelo de negócio – Live Commerce

Comércio ao Vivo

O sétimo e último aqui dos modelos de negócios, o live commerce é uma estratégia que usa uma interação proporcionada pelo streaming de lives para propiciar e alavancar vendas. Como por exemplo, você apresenta as características dos produtos em diferentes ângulos, suas aplicações e utilidades a fim de tirar dúvidas das pessoas que estão acompanhando a transmissão. Desta forma, quando você assiste uma Live e são vendidos produtos lá, você está participando de um Live Commerce. Ela é um dos modelos de negócios que cresceram muito durante a pandemia do Covid-19.

Os exemplos são Polishop, Renner e Americanas.

Agora como escolher os modelos de negócios?

Agora que sabemos os modelos de negócios disponíveis para um e-commerce vamos explicar como cada um deve ser escolhido.

Público-alvo e Persona

Saiba bem para quem você irá vender e as características do seu cliente. Sendo assim, tenha de fato uma persona bem definida. Com essas informações o risco de oferecer produtos irrelevantes será menor.

O que você deve vender?

Essa resposta está condicionada a sua Persona e as características do seu público.

Fornecedores

Depois que você definiu os produtos a serem vendidos, chegou a hora de você ter parcerias com distribuidoras. Dessa forma será possível obter itens com boa qualidade e preços baixos, podendo aumentar seu lucro e diminuindo o preço da venda atraindo muitos clientes e saber quais modelos de negócios você conseguirá atender.

Lembre-se, tente garantir a satisfação dos clientes. Sendo assim, existem vários modelos de negócios voltados para o e-commerce sendo possível você escolher a opção que melhor se encaixa de acordo com a persona de sua escolha.

Seguindo todas informações sobre modelos de negócios e dicas descritas aqui você terá uma loja virtual que vai gerar lucros, mas você pode se perguntar, qual plataforma devo investir para ter ainda mais lucro? Confira esse post em nosso Blog, que tem o tema Tráfego Pago: Qual a melhor plataforma para investir?

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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