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Você sabia que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60% das empresas brasileiras fecham as portas antes de completarem quatro anos? Esse dado ressalta a importância do planejamento e controle financeiro em um negócio.
Portanto, não basta apenas pensar em como vender mais, é crucial também reduzir os custos do e-commerce, pois uma coisa está diretamente ligada à outra: diminuir os gastos resulta em um aumento do lucro. Com um lucro maior, é possível investir em marketing, tecnologia, equipe, entre outros aspectos fundamentais para o crescimento do negócio.
É verdade que a ideia de abrir uma loja online pode parecer fácil, especialmente em um mercado promissor como o e-commerce brasileiro, que teve o maior crescimento da América Latina em 2022.
No entanto, qualquer negócio requer estruturas sólidas para obter sucesso. Por isso, reunimos algumas dicas, junto com os nossos parceiros da MailBiz, de como você pode reduzir os custos do e-commerce utilizando o e-mail marketing como um grande aliado.
1 – Fidelização de clientes
Não é de hoje que falamos que priorizar a fidelização de clientes é uma estratégia crucial para aproveitar ao máximo o valor dos seus clientes mais leais. Acredite ou não, a retenção de clientes é uma das maneiras mais sustentáveis de reduzir e melhorar o custo de aquisição de clientes.
Para ilustrar a relevância da fidelização de clientes, compilamos algumas informações:
- 50% dos seus clientes gostariam de comprar de novo de você;
- É 7x mais barato vender para quem já é cliente do que conquistar um cliente novo;
- Um cliente recorrente gasta 25% a mais comparado a um cliente novo.
2 – Aproveite o potencial do marketing digital a seu favor.
O marketing digital é uma ferramenta poderosa para promover seu e-commerce. Por meio das redes sociais, patrocínio de site e estratégias de e-mail marketing, você tem diversas opções para se comunicar com seu público no ambiente digital.
No entanto, quando se trata de reduzir custos no e-commerce, o e-mail marketing se destaca como a melhor opção. Isso porque, para alcançar seu público-alvo de forma precisa em meio à concorrência acirrada, muitas vezes é necessário recorrer a anúncios pagos, que podem ter custos crescentes ao longo do tempo.
Por outro lado, com o e-mail marketing, você pode facilmente obter os contatos dos clientes em troca de benefícios, como descontos na primeira compra, dicas sobre o uso de produtos ou brindes especiais, ou a partir da base de cadastro da newsletter. Dessa forma, você pode se comunicar diretamente com eles, guiando-os em toda a jornada de compra até a conversão, de forma eficiente e econômica.
3. Estabeleça negociações com seus fornecedores.
Além dos fornecedores de sua plataforma de e-commerce ou de transporte/logística, é importante também contar com um bom fornecedor de serviços de e-mail marketing. Levando em consideração o que foi discutido no item anterior sobre a importância do e-mail marketing para construir relacionamento com seu público-alvo, é importante entender que nem sempre o preço mais baixo é sinônimo do menor custo.
Planejar e executar suas campanhas de forma eficiente é fundamental para alcançar as conversões desejadas. Portanto, avalie o custo-benefício de ter um parceiro que possa orientar seus disparos de e-mail marketing de ponta a ponta, garantindo que suas estratégias sejam bem executadas e eficazes. Afinal, o valor agregado de um fornecedor confiável pode superar a busca apenas pelo menor preço.
4 – Invista em ferramentas de automação
A automação de processos permite que você se comunique com seus clientes de forma mais ágil, eficiente e, o melhor de tudo, reduzindo os custos do seu e-commerce.
Um exemplo disso é a solução de templates dinâmicos oferecida pelos nossos parceiros da Mailbiz. Com a automatização, basta informar a URL do produto e eles automaticamente trazem o nome, a foto, o preço e o link desejados, diretamente do seu site para o corpo do e-mail. Isso possibilita uma comunicação personalizada e automatizada com seus clientes, agilizando o processo de criação de campanhas de e-mail marketing e otimizando recursos, resultando em uma maior eficiência operacional e redução de custos no seu negócio de e-commerce.
5 – Minimize suas devoluções
Embora não esteja diretamente relacionada ao e-mail marketing, essa dica pode ajudar a economizar dinheiro e evitar dores de cabeça para os lojistas. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é responsabilidade da empresa arcar com os custos de envio de mercadorias devolvidas.
Veja mais: Trocas e devolução: 8 dicas de como reduzir custos
Os custos de mão-de-obra para reabastecer o estoque e de marketing para promover o produto novamente também são consideráveis. Portanto, as devoluções podem impactar significativamente o orçamento do seu negócio.
Para reduzir as devoluções, é importante entender por que elas ocorrem. A descrição do produto na página está precisa? Elabore descrições detalhadas, adicione fotos de diferentes ângulos e use vídeos para dar aos compradores uma ideia realista do produto.
Se você trabalha com e-commerce de moda, por exemplo, evite devoluções devido a tamanhos e modelagens incorretas. Forneça gráficos precisos que permitam aos clientes identificar suas medidas de busto, cintura e quadril e entender como a roupa se ajustará ao corpo.
Esperamos que essas dicas possam te ajudar a reduzir custos e a alavancar seu e-commerce. E não se esqueça, toda semana postamos diversos tipos de dicas para ajudar a crescer o seu negócio. Não perca!
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