E-mail Marketing: como aumentar a taxa de abertura?

Você sabe porque a taxa de abertura dos e-mails é uma das métricas mais importantes dos seus e-mails?

De maneira simples, essa métrica que muitas vezes é descartada pela métrica de captação, mede o engajamento dos seus destinatários (e consequentemente se sua captação está fazendo sentido ou não).

A taxa de abertura vai medir o quão atrativo está sendo seus disparos.

Ela é calculada dessa forma: número de pessoas que abriram o e-mail, dividido pelo número de e-mails enviados e multiplicado por 100.

Mesmo que por essa métrica, não possamos identificar se os seus destinatários estão lendo uma palavra ou e-mail inteiro, podemos identificar alguns pontos importantes:

  1. Minha captação está qualificada?
  2. O assunto e pré-cabeçalho estão sendo chamativos?
  3. A programação (dia e horário) está fazendo sentido com a base?
  4. Meu conteúdo está sendo atrativo?

Talvez você se pergunte: Como melhorar minha taxa de abertura e garantir que minha base esteja sendo nutrida da forma correta?

Vamos destrinchar esse assunto em colaboração com nossos parceiros da Mailbiz e te ajudar a melhorar a qualidade dos seus disparos!

Como posso aumentar a taxa de abertura?

Primeiramente, precisamos considerar que uma taxa de abertura ‘ótima’ é superior a 20%. Mas para chegarmos nesse número, vamos precisar nos basear em outros fatores:

Linha de assunto

A linha de assunto é um dos fatores principais para despertar o gatilho de curiosidade dos usuários para abrirem a mensagem.

Para escrever uma linha de assunto que gere essa curiosidade, esses 2 passos podem ajudar:

  • Caixa alta só para destacar detalhes e palavras imprescindíveis.
  • Evite pontuação desnecessária como: muitos pontos de exclamação, interrogação, ponto final, etc.

De acordo com as plataformas, o assunto vai definir a abertura do e-mail em cerca de 47% dos usuários; E 69% dos clientes, já marcam como spam apenas por ler a linha de assunto. (E ninguém aqui quer gastar com disparo e ele parar na caixa de spam).

Pré-cabeçalho

O pré-cabeçalho é aquele trechinho que vem no início da mensagem que complementa o assunto na visualização dos e-mails na caixa de entrada.

É comum algumas empresas utilizarem esse espaço para utilizar alguma instrução de descadastro. Porém não é indicado, porque isso com certeza vai estimular o seu cliente a se descadastrar!

Uma boa estratégia para pré-cabeçalho é utilizar esse trecho como um complemento do assunto (se fizer sentido), ou explicar melhor o conteúdo, e até mesmo utilizar algum tipo de gatilho humorístico ou frase chamativa.

Segmentação

E-mails segmentados podem aumentar a taxa de abertura em até 15% se compararmos com e-mails ‘generalistas’. Até porque, como exemplo, um tutor de gatos não tem interesse em receber promoções de rações e produtos destinados a cachorros, né?

E caso a segmentação não seja feita da forma correta, poderemos fazer com que a base de clientes comece a ‘abandonar’ esse relacionamento por e-mail e além de descadastros, o seu ROI vai derreter.

Alguns exemplos de segmentação:

  • Histórico de compras
  • Gênero
  • Signo
  • Preferência de produtos
  • Geolocalização
  • Interesse em recompra.

Por isso, quando for disparar e-mails para base toda, tente ser mais ‘generalista’ para que a abertura seja boa e consequentemente consiga segmentar a base por meio das compras provenientes dessa estratégia (mas isso é papo para outro conteúdo)

Remetente

Uma pesquisa da Consumer Pulse diz que: 64% dos usuários elegem o consideram o remetente como o maior motivo para abrir ou não um e-mail.

Até porque, quando um usuário se cadastra no seu newsletter, ele está esperando receber uma mensagem de uma marca específica (você).

Por isso, não envie e-mails com um remetente aleatório ou desconhecido, isso causará confusão nos usuários e consequentemente o descadastro na maioria dos casos. Escolha um nome de remente mais profissional e que identifique bem sua marca ou loja.

Data e hora

No e-mail marketing não existe padrão! Não podemos dizer a você que existe melhor horário ou dia para disparar suas mensagens.

E como sempre falamos, tudo é ‘TESTE’. Então, teste seu público, faça disparos semanais por pelo menos 4 a 5 semanas, e assim, avalie a performance desse histórico.

Mas não se esqueça de três pontos:

  1. Para avaliar essa performance, identifique os padrões: os e-mails realmente possui ligação com o dia ou outros aspectos, como, linha de assunto, relevância de ofertas, público ou conteúdo que seu público está querendo ver.
  2. Dispare ao menos 3x por semana, esse é o número indicado para e-commerces. Por isso, não busque o ‘melhor dia’ e SIM ‘os melhores dias’.
  3. O que você quer avaliar? Horário? Dias? Isole a métrica que quer analisar e foque no que quer descobrir. Quer saber o melhor horário? Dispare sempre no mesmo dia, mas em horários diferentes, por exemplo.

O CRM e consequentemente o relacionamento via e-mail vem crescendo bastante, e por isso, acreditamos que essas dicas podem ajudar você a melhorar ainda mais essa comunicação com seus clientes e futuros clientes.

A taxa de abertura é realmente muito importante, mas sozinha, não vai te mostrar exatamente porque os resultados estão bons ou ruins. Por isso, avalie o conjunto todo da opera.

Precisa de ajuda para isso? Entre em contato conosco ou nos acompanhe nas redes sociais porque sempre estamos trazendo dicas e conteúdos para fazer você acelerar ainda mais seus resultados!!

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

Compartilhar matéria

Se inscreva para receber as novidades

Veja outras matérias relacionadas