As 8 maiores vantagens de ter um E-Commerce

As vantagens de utilizar o e-commerce em sua empresa são muitas. Mas antes de saber quais são, vale a pena observar o grande crescimento desse modelo de comércio no mercado atual.

Uma pesquisa feita pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostrou que somente no ano de 2020 o e-commerce cresceu cerca de 18% comparado a 2019, dando um faturamento de 106 Bilhões de reais.

Já outra pesquisa, feita pela Forbes em 2018, revelou que o Brasil está entre os Top 10 países com maior receita de e-commerce por usuário. Perdendo apenas para os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, China, Espanha, Itália e México. 

Portanto, percebemos que o e-commerce é uma excelente oportunidade de crescimento para sua empresa, pois oferece um maior potencial de vendas, sendo assim, maior retorno financeiro. 

Agora que você entendeu como está esse mercado lucrativo e promissor, vamos ver quais são as principais vantagens que esse mercado lhe oferece:

1 – Facilidade de Começar:

Diferente de um negócio físico, onde é necessário investir muito tempo para o negócio alavancar e desta forma ganhar dinheiro, no e-commerce você inicia sua loja virtual e consegue sua 1º venda em poucas horas, isso graças ao seu provedor de plataforma, como por exemplo: Tray, Dooca Commerce, Loja Integrada e NuvemShop. Pois esses provedores de plataforma te possibilita escolher qual modelo, já pronto, combina mais com sua loja. Assim, viabiliza uma customização de tempo comparado, se você fosse iniciar o site tudo do zero. Após escolher o modelo é só dedicar algumas horinhas para deixar o site do jeito que você quiser!

2 – Investimento Inicial Baixo:

Na grande realidade dos lojistas pequenos, eles não tem muito dinheiro para investir em seu negócio. Por isso, eles acabam se mantendo na informalidade. Já agora no e-commerce, para você iniciar sua loja virtual, você precisaria de um investimento inicial muito menor, comparado com uma loja física, (se você for por no papel irá perceber cerca de quase 80% a menos). E mesmo com custos mensais da plataforma, esse valor pode ser pago rapidamente, assim sendo um negócio que se sustenta em menos tempo!

3 – Disponibilidade no Estoque:

Utilizando um bom CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), você poderá ter um ótimo controle geral e unificado da sua loja virtual. Poderá também indicar para o visitante quantas unidades ainda restam em seu estoque, assim provocando uma certa pressão para fechar o negócio. Pois se a demanda for grande o visitante pode perder a oferta, desta forma ajudando o usuário a tomar uma decisão mais rápida.

4 – Inexistência de Fronteira:

Essa sem dúvida nenhuma é considerada por quase todos a principal vantagem do e-commerce, a ausência de impedimentos geográficos. Pois você pode vender tanto para alguém que mora no seu bairro quanto para quem mora do outro lado do mundo. Além disso, com uma loja 100% digital é muito mais fácil criar uma franquia em outro estado e até mesmo em outro país, desta forma resultará em chances maiores de ganho tanto dentro, quanto fora do Brasil.

5 – Opções de Pagamento:

À medida que o mercado de e-commerce vai crescendo, aparecem gradativamente mais opções para melhorar a experiência dos clientes nas lojas virtuais. Isso inclui as ofertas de variadas formas de pagamento. Ao incorporar em sua empresa um intermediador de pagamento, você proporcionará aos seus clientes variadas opções, desde boleto bancário, cartão de débito, cartão de crédito até mesmo Pix (Sistema de Pagamento Instantâneo). E isso com certeza aumentará ainda mais as chances de vendas. 

6 – Facilidade para monitorar os consumidores:

Mesmo com as informações do seu próprio negócio, também é possível ainda ver detalhes referentes ao perfil dos seus consumidores. Isso por conta do comportamento de quem visita o seu site, como por exemplo você pode saber: 

  • Qual é o horário que apresenta maior pico de acesso ao seu site;
  • Em quais períodos do ano em que aumenta as vendas;
  • Quais são os produtos mais pesquisados pelos visitantes;
  • Quais são os botões que são clicados com maior frequência;
  • A quantidades de carrinhos abandonados;
  • O número de visitantes do site;
  • A quantidades de compras únicas;
  • As taxas de conversão do site;
  • O valor do ticket médio das vendas, entre outros dados essenciais para melhorar suas campanhas.

 

7 – Horário de Funcionamento:

Diferente de uma loja física que tem horário de funcionamento, uma loja virtual funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, assim seus clientes não precisam se preocupar com o horário de funcionamento da sua loja, pois eles podem fazer suas compras a qualquer horário do dia, desde manhã até de madrugada. Dessa forma dando vantagem tanto para você,dono da loja, como para seus consumidores. 

8 – Integração com outros canais:

Comparado com uma loja física, que é muito difícil fazer com que as pessoas acessem suas redes sociais, visitem seu blog ou usem qualquer outro canal digital da sua empresa, no e-commerce é muito mais fácil, já que está integrado no ambiente virtual. Pois só precisa colocar alguns ícones de mídias e sugerir que o visitante siga a sua loja virtual, pois em apenas um clique, ele já está lá. Com certeza essa simplicidade cria um elo de confiança da empresa para seus consumidores. E isso com certeza aumentará ainda mais as chances de vendas. 

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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