E-mail Marketing: O que preciso saber?

Foi no ano de 1978 que foi criado o primeiro spam de e-mail, feito por Gary Thuerk da Equipment Corporation onde ele enviou mensagens em massa para aproximadamente 400 clientes. Resultado foi que ele gerou 13 milhões de dólares com vendas, e mesmo depois de 44 anos, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta eficaz tendo estratégias de promoções de marcas e relacionamentos com os seus clientes.

O e-mail marketing nos dá a possibilidade de ter uma janela de contato com os clientes, e desde o primeiro spam as campanhas têm mostrado constante evolução à medida que os anos se passam, sendo baratas e fáceis de implementar em sua empresa. Caso aplique, alguns aspectos do seu negócio irão mudar, como o relacionamento e o aumento das vendas, e entre outros.

Mas tudo tem um começo, por isso vamos te explicar melhor sobre o que é e-mail marketing e mais:

E-mail Marketing: o que é?

Fazendo parte de uma estratégia digital o e-mail marketing é uma tática que pode ser usada para geração de conversão, promoção de produto de seu e-commerce. Sendo assim, ele é uma das maneiras mais eficientes para converter clientes e serve para quase todos os setores de campanha.

Benefícios: quais são?

Dependendo do seu conteúdo, o e-mail marketing pode te dar alguns benefícios que pode te ajudar a cumprir vários objetivos em seu e-commerce. Abaixo está cada uns dos seus principais benefícios:

  • Promoção dos seus produtos ou até mesmo serviços
  • Criação de um engajamento com sua marca
  • Tráfego direcionado para seu site
  • Transformação de potenciais clientes

O próprio e-mail já é uma linha de conversa com seus clientes, apresentando vantagens sobre algumas formas de comunicação de marketing, mas não é apenas só mandar mensagens e o cliente irá ler, por conta disso vamos te explicar sobre os tipos de e-mail marketing e como você pode utilizá-los em seu negócio.

É notável que a maioria das pessoas vejam um e-mail do que um post em uma rede social, já que pode acontecer de o post pode não ser mostrado no feed dos clientes ou seguidores. Comparando outras campanhas genéricas de marketing, este meio de comunicação é muito eficaz na geração de conversões.

E-mail Marketing: seus tipos de campanha

Aqui você verá um pouco sobre as variações de campanha do e-mail marketing, de e-mails automáticos até newsletters. Separamos também algumas combinações para você montar uma boa estratégia de e-mail marketing:

  • Todas as campanhas de e-mail têm que ser enviadas com um propósito específico, como uma promoção de uma oferta especial, incentivar o assinante a baixar um e-book ou uma inscrição para um teste gratuito.
  • Newsletters: são enviados ao cliente de forma regular onde irão fornecer atualizações aos assinantes, para compartilhar posts de blog recém postados e até para avisar sobre eventos no futuro.
  • Campanhas automatizadas de e-mail marketing: essas campanhas automatizadas podem ser mensagens de boas-vindas para assinantes novos, e-mails de parabéns para os aniversariantes e lembretes, por exemplo para quem abandonou um carrinho de compras. Você também pode fazer uma campanha que incentive e convença os leads a comprar o que você oferece, chamada de drip marketing.
  • E-mails transacionais automatizados: Depois de uma transação os e-mails vão servir para mandar confirmações de pedidos, atualizações de envio e lembretes sobre eventos. Só de olhar parece bem simples, mas este e-mail é muito importante para criar a confiança do cliente com sua marca, e até mesmo para seu site e e-commerce.

Como fazer a utilização do e-mail marketing?

Agora que você tem uma base boa sobre o e-mail marketing, vamos aprender como criar campanhas eficazes em poucos passos:

1.Faça uma lista de contatos

Neste primeiro passo, você deve conseguir assinantes e para isso você terá que obter seus endereços de e-mail, mas antes você tem que ter a permissão dos usuários para isso. Não recomendamos a prática de comprar listas de e-mails, isso é contra a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Sabendo disso, recomendamos que você faça o lead magnets ‘’ímãs de leads” onde você oferece algo em troca do e-mail, isso inclui:

  • Ebooks
  • Cupons
  • Guias e kits de ferramentas
  • Artigos de Blog

2.Faça a escolha de um serviço de e-mail marketing

Saiba que fazer o e-mail marketing significa que você terá que lidar com um número alto de assinantes, enviar mensagens e fazer análise de métricas. E para isso você vai precisar de um serviço de e-mail marketing desenvolvido para te ajudar a fazer um gerenciamento e organização do seu trabalho. Abaixo está alguma das plataformas que listamos para seu uso:

  • GetResponse
  • Wix Email Marketing
  • MailChimp
  • ConstantContact

A Wix Email Marketing é uma das mais recomendadas, incluindo recursos analíticos, como estatísticas sobre quando o e-mail foi aberto, visualização, taxa de clique, tudo para você analisar o desempenho de sua campanha.

3.Separe seu público

Você terá que separar seu público com base nos seus interesses, características e comportamentos depois que você escolheu um serviço de e-mail marketing. Esse processo é chamado de segmentação, onde você também faz uma comunicação mais direta atendendo aos desejos e necessidades do público-alvo escolhido. Sabendo disso, separamos algumas categorias diferenciadas que vão ajudar você a dividir seus clientes ou assinantes:

  • Dados populacionais: apresentam idade, gênero e o nível de renda que vão informar as necessidades e interesses da pessoa.
  • Área geográfica: apresenta informações sobre o país e região do seu público, que vai te ajudar na personalização do seu conteúdo baseado em interesses, idiomas e culturas.
  • Interação do site: dados sobre movimentos do usuário em seu site, páginas que eles entram e produtos que visualizam vão apontar os interesses de cada um e vai te ajudar na sua estratégia de segmentação.
  • Histórico de compras feitas: os detalhes de compras podem te mostrar quem são os compradores novos e repetidos. Evitando enviar mensagens para pessoas com interesses diferentes.
  • Interesses dos usuários: permita que eles criem perfis em seu site e seja possível salvar seus itens favoritos.

4. Crie um conteúdo de qualidade

Não importa qual é o tipo de conteúdo que você está produzindo, tanto uma mensagem automática, um newsletter ou atualização sobre algum produto. Procure ter uma escrita que faça o leitor ter interesse em ler, correta e assertiva, crie um relacionamento legal com seu público e se mostrem como um amigo que busca ajudar, em vez de apenas uma loja.

Eai? Percebeu o potencial que o e-mail marketing vai ter em seu comércio online? Seguindo estas e outras dicas que preparamos para você, a geração de conversões de sua loja irá aumentar junto com o lucro.

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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