Taxa de rejeição: o que é e sua importância – PT 1

A taxa de rejeição é uma métrica que pode ser confusa à primeira vista. Com certeza, você deve ter várias perguntas sobre esse assunto, sendo uma delas: Ela ser quase 100% é boa ou ruim? É como se fosse um e-mail devolvido? É uma métrica de vaidade que devo ignorar? E se eu quiser consertar, o que devo fazer?

Muitos profissionais já fizeram essas perguntas e talvez não encontraram uma resposta concreta.

Quando iniciamos ou gerimos um negócio, como uma loja online, há uma série de métricas que devemos monitorar para que a análise dos dados corra bem e o acompanhamento seja convincente.

Essas métricas incluem a taxa de rejeição.

O objetivo geral é reduzir a rotatividade de usuários. Dados da CXL mostram que a taxa de rejeição média para e-commerce varia de 20% a 45%, o que é menor do que outros tipos de sites.

Isso significa que a se a taxa no comércio eletrônico for inferior a 20% é excelente, 20-5% é mediano e mais de 45% pode ser preocupante.

O que é?

A taxa de rejeição é definida como a porcentagem de visitantes que saem de um site sem fazer nada, como clicar em um link, preencher um formulário ou fazer uma compra.

As pessoas usam a taxa de rejeição como um indicador do sucesso e eficácia de uma página. A heurística (embora nem sempre verdadeira) é que uma taxa alta é ruim e uma taxa baixa é boa.

Esta é, obviamente, uma realidade simplificada.

Uma alta taxa de rejeição em uma página de suporte ao cliente pode significar que o usuário encontrou uma solução para seu problema e voltou satisfeito.

Essa taxa alta em uma página de destino com muita publicidade paga pode ser um sinal de que você pode melhorar sua página.

Ela é importante por três principais razões:

  1. Alguém que sai do seu site (obviamente) não converteu. Portanto, se você impedir que um visitante volte, também poderá aumentar sua taxa de conversão.
  2. Uma taxa de rejeição pode ser usada como um fator de classificação no próprio Google. Um estudo descobriu que a taxa de rejeição estava intimamente relacionada à classificação da primeira página no Google.
  3. Uma alta taxa de rejeição indica que seu site (ou certas páginas do seu site) tem problemas com conteúdo, experiência do usuário, layout de página ou até mesmo de direitos autorais.

A taxa de rejeição é uma métrica comum e amplamente usada em análises digitais e análise de tráfego da Internet.

Embora a maioria o use como um indicador de sucesso, seu verdadeiro significado às vezes é mal compreendido.

Como calcular a taxa?

O Google Analytics disponibiliza diversos dados e taxas sobre o desempenho dos nossos sites.

Essa ferramenta disponibilizada pelo Google nada mais é do que um serviço de análise gratuita de dados e a única coisa que você precisa fazer para poder usar é a vinculação do seu site.

Além da taxa de rejeição, há vários KPIs e outras métricas que você pode usar com essa ferramenta.

Você só precisa ir até o menu à esquerda e clicar em “Público” e você será direcionado para a seção “Visão geral” e pronto!

É importante dizer que cada página existente em seu site tem suas próprias taxas de rejeição e pode ser usada para dar uma visão mais completa de onde você está.

Para acessar essas informações, o caminho é um pouco diferente.

Primeiramente, você irá até “Comportamento”, depois por “Conteúdo do site”, e por fim “Páginas de destino”.

Quando chegar ao final desse trajeto, você conseguirá encontrar dados mais específicos.

Taxa de rejeição x taxa de saída

Ambas as taxas são usadas como ferramentas de engajamento do site, mas existem diferenças sutis entre as duas.

A primeira mede o número de usuários que chegam e saem de um site sem visitar outras páginas do site.

Já a taxa de saída mede o número de usuários que saem de um site a partir de uma página específica.

A principal diferença entre os dois é que a taxa de rejeição mede a porcentagem de visitantes que deixaram uma determinada página, mas não informa se foi ou não a única página que o usuário visitou.

Portanto, todas as saídas são saídas (e visitas laterais), mas nem todas as saídas são saídas.

Se, por exemplo, 100 pessoas acessam a página inicial e 50 delas saem sem visitar outras páginas, a taxa de rejeição da página inicial é de 50%.

No entanto, a página inicial pode receber 400 visualizações de página no mesmo período, das quais apenas 100 saem do site pela página inicial. Nesse caso, a taxa de saída seria de 25%.

O que é uma boa taxa de rejeição?

A maioria dos sites tem uma taxa de rejeição média de 26% a 70%.

Mas as taxas de rejeição podem variar muito.

Pode afetar a sua taxa: seu setor, de onde seu tráfego está vindo e para onde está indo, por exemplo. Tudo vai depender do contexto.

 Aqui estão algumas taxas médias de rejeição para diferentes tipos de sites:

  • Comércio eletrônico e varejo: 20% a 45%
  • Sites B2B: 25% a 55%
  • Websites de geração de leads: 30% a 55%
  • Sites de conteúdo que não são de comércio eletrônico: 35% a 60%
  • Páginas de destino: 60% a 90%
  • Dicionários, portais e blogs: 65% a 90%

Sua taxa também pode variar drasticamente de acordo com a origem do tráfego (de onde vem o tráfego).

Aqui estão algumas taxas médias de rejeição por fonte de tráfego:

  • Pesquisa orgânica: 43,60%
  • Pesquisa paga: 44,10%
  • Direto: 49,90%
  • Indicação: 37,50%
  • Publicidade gráfica: 56,50%
  • Mídias sociais: 54%
  • E-mail: 35,20%

O que você achou sobre o assunto? Esclareceu algumas das suas dúvidas? Fique de olho no próximo post, pois iremos falar sobre os possíveis motivos para uma alta taxa de rejeição e o que pode ser feito no seu site para melhorar!

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Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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