Landing Page: o que é e por que fazer?

Certamente, atrair mais pessoas para o seu negócio, é um desejo comum e legítimo entre todos aqueles que trabalham com vendas.

Podemos fazer isso através do Inbound Marketing utilizando o marketing de atração.

E uma das formas para se alcançar isso é contando com uma produção de conteúdo relevante para que os usuários possam te encontrar na internet e se interessar pelo seu conteúdo.

E aí surge a grande questão: como captar o contato do visitante, orientá-lo e, quem sabe, dar o primeiro passo para um novo cliente?

O que são landing pages?

No Marketing Digital, uma landing page ou página de destino é uma página da internet independente, que é criada especificamente para uma campanha de marketing.

É por ela que o usuário “chega” depois de clicar em um link, ou em um e-mail ou até mesmo em anúncios do Google, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, entre outros.

Ao contrário das páginas da web, que normalmente têm vários objetivos e incentivam a descoberta, as páginas de destino são projetadas com um único foco ou objetivo chamado call to action (ou CTA, para abreviar).

Como resultado desse foco, as landing pages se tornam a melhor opção para aumentar as taxas de conversão de suas campanhas de marketing e diminuir o custo de aquisição de um lead ou venda.

Embora em uma página inicial tenha dezenas de possíveis distrações – basicamente, você poderia chamá-las de “vazamentos” em vez de links – a landing page é muito focada. S

e sua página de destino tiver menos links, as conversões aumentarão porque haverá menos cliques tentadores para desviar os visitantes do CTA.

Portanto, os profissionais de marketing inteligentes sempre usam uma landing page dedicada como alvo de tráfego.

Claro, a página inicial sempre parece uma boa ideia. Ela apresenta a marca, permite que as pessoas conheçam diferentes produtos e fornece mais informações sobre a empresa e seus valores, por exemplo.

A partir daí, o visitante pode ir a qualquer lugar.

Mas, eles necessariamente não farão uma compra e essa é a questão.

E é por isso que você tem que trabalhar alguns elementos da sua página e a sua capacidade de persuasão!

Benefícios da página de destino

Os benefícios de criar uma landing page para suas campanhas de marketing ou ofertas de conteúdo são infinitas, veja só!

Landing pages trazem mais resultados e mais leads

Como as páginas de destino têm um foco e visam um público específico, elas têm taxas de conversão significativamente mais altas.

Você pode desenvolver conteúdo voltado para públicos específicos

Como as páginas de destino são tão segmentadas, você pode ser muito específico com suas postagens, imagens e ofertas para garantir que elas falem com o público exato que você está procurando. 

As páginas iniciais fornecem dados acionáveis ​​para sua equipe

Você pode criar páginas de destino para diferentes campanhas e fontes de referência. Por isso, ao analisar os dados analíticos, você pode ver quais canais geram mais tráfego e conversões.

Simplicidade

Uma página de destino pode ser criada e lançada em poucas horas sem perder tempo e dinheiro.

Somente oferta direcionada

A página de destino não contém informações ou elementos funcionais que possam perturbar o visitante.

Aqui, os textos focam na atratividade e nos benefícios da oferta do produto.

Assim sendo, essa página é identificada de forma rápida, fácil e inequívoca.

Fácil navegação

A interação com a página inicial geralmente envolve apenas a rolagem.

Navegando pela página inicial, o usuário recebe gradativamente informações que o guiam por todo o funil de vendas.

Por isso, a estrutura deve ser criada de forma que a função objetivo possa ser cumprida em cada etapa do círculo.

Resultado rápido

Como a página de destino é focada em um público-alvo específico, seu resultado é muitas vezes superior ao de um único site.

Certamente, a pontuação da sua página de destino pode aumentar em 30% ou mais.

Carregamento rápido

As páginas iniciais são carregadas rapidamente, mesmo em condições de internet lenta.

Custos baixos

Os construtores de páginas de destino são baratos, basta pagar uma taxa de assinatura para usar o construtor e criar sua própria página.

Fazer alterações em minutos

Se você achar que precisa alterar ou remover elementos de sua página inicial, poderá fazer alterações de forma rápida e independente.

Para isso, você não precisa definir tarefas para o contratado e preparar especificações técnicas.

Desvantagens da landing page

1. O pouso do modelo não permite desvio de rota: Em outras palavras, a criação de uma landing page deve seguir uma estrutura de página específica: título, ofertas, gatilhos, botão call to action, descrição dos benefícios, depoimentos, botões de redes sociais, vídeos e imagens.

 2. Área mínima: Idealmente, você deve criar uma página de destino separada para cada oferta. As informações mais completas de uma forma ou de outra estão no site principal.

3. Produtos complexos não estão à venda: Com uma página de destino, é quase impossível promover produtos ou serviços complexos. O lar se concentra em decisões rápidas e até levemente emocionais.

4. Desenhe a imagem da empresa: As páginas de destino não se adequam para construir a reputação de uma empresa. Para essas tarefas, é melhor usar os recursos do blog.

Por que uma página de destino é importante?

Ao lançar uma campanha de marketing, você perderá leads em potencial se pular a incorporação de uma página de destino. Uma página de destino oferece a esses leads o que eles estão procurando.

Por exemplo, suponha que alguém clique em um anúncio da Rede de Pesquisa do Google que promete acesso ao melhor boletim informativo da Internet.

Dessa forma, eles esperam chegar a uma página que contenha informações sobre o boletim informativo e forneça uma maneira fácil de se inscrever.

Eles não esperam ver os serviços que você oferece ou as postagens de blog que você cria sobre sua empresa.

De fato, se eles virem conteúdo não relacionado ao anúncio em que clicaram, há uma grande probabilidade de que eles saiam da página antes de interagir, ou seja. “bater”.

Estrutura de uma página de destino

Basicamente, uma página de destino consiste em quatro elementos principais que a tornam essencial para converter os usuários de maneira eficaz.

Título e subtítulo

São os elementos localizados no cabeçalho da página, por isso, são os elementos mais visíveis.

São neles que informações sobre ofertas e do que se trata a página ficam claras.

É importante que o título prenda a atenção do usuário e o convença de que seus produtos são valiosos.

Já o subtítulo pode descrever a oferta com mais detalhes e despertar o interesse para saber mais sobre ela.

Imagem

Use uma imagem que ilustre bem a sua oferta, esse é o segredo.

É preciso que seja bom o suficiente para que o usuário bata o olho e identifique do que se trata.

Evite usar imagens de bancos que muitas outras pessoas já usaram diversas vezes, isso pode prejudicar seus resultados. Dessa maneira, escolha tirar suas próprias fotos.

Descrição da oferta

É aqui que você ainda tem de convencer o usuário que a sua oferta possui valor, que faria sentido para ele e que ele possa tirar todas as suas dúvidas. Use, por exemplo:

  • Coloque informações importantes em negrito ou em cores chamativas, tornando o CTA visível;
  • Utilize frases curtas e objetivas;
  • Use marcadores (tópicos);
  • Faça lista com 3 a 5 itens mais importantes;
  • Não foque só nas características, mas sim nos benefícios;
  • Use materiais ou vídeos explicativos.

Formulário

É nesse momento que o usuário realmente converte, por isso é um dos pontos mais importantes da página inicial.

Um bom formulário de conversão precisa focar em informações que realmente são necessárias.

Quanto menos informações desnecessárias você pedir, melhor será.

Pergunte apenas o que for extremamente necessário e evite pedir informações sigilosas, como o CPF, por exemplo.

Outros elementos

A grande parte das landing pages usam somente alguns dos elementos citados acima, mas há alguns outros que podem ser muito úteis para a criação de uma página de captura de leads.

Prova social: normalmente, as pessoas buscam opiniões e recomendações de outros usuários antes de fazer uma compra.

A prova social é de importante escolha para uma landing page.

Nela, você pode mostrar aos usuários quantas pessoas já fizeram o download do seu material, experiência do cliente e etc.

Senso de urgência: certamente, executar ofertas em flash é uma ótima forma de direcionar mais usuários para a sua landing page.

Você pode definir um cronômetro na página para incentivar o usuário a agir mais rapidamente, por exemplo.

Do mesmo modo que você também pode usar termos como “últimas peças”, “só hoje”, “40% de desconto”, etc.

Use CTA’s: além de frases de chamariz, você também pode usar setas que apontem para um botão de ação ou formulário de página inicial.

Por que as páginas de destino são ótimas para aumentar a conversão?

As páginas de destino são ótimas para conseguir resultados porque focam extremamente em uma coisa e apenas uma coisa: converter visitantes em leads.

Concentrar-se na página de destino significa que seu lead em potencial não será distraído pelo restante do conteúdo do site ou qualquer outra coisa. Até o menu de navegação deve desaparecer.

Toda a jornada de seus visitantes deve ser chegar à página, explorar a oferta sobre a qual você falou em seu conteúdo e, em seguida, preencher seu formulário.

Seguir esse caminho resulta em uma taxa de conversão mais alta do que usar qualquer outro tipo de página.

Afinal, era isso que estava faltando para você evoluir no seu negócio? Gostou das nossas dicas sobre landing pages?

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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