Inbound Marketing: estratégias e benefícios | PT 1

Para entender o que significa Inbound Marketing, você pode pensar em seus costumes como cliente. O que você faz quando está interessado em comprar algo?

Provavelmente começa com uma simples pesquisa no Google, certo?

Muitas vezes você não saberá a princípio o que realmente deseja, então provavelmente procurará por “melhores celulares em 2022” ou “o que faz um social media”, por exemplo.

Certamente, ao fazer isso, você aprenderá mais sobre o assunto desejado ou sobre o produto que pretende comprar.

Depois você considera as opções, compara marcas e modelos, analisa as vantagens e desvantagens para entender detalhadamente quais produtos estão disponíveis no mercado.

Este é o momento em que você os limita e finalmente decide comprar o produto ou serviço.

Esse caminho é basicamente o mesmo para quase todos os consumidores no mundo online — uma vez que até lhe demos um nome: jornada do cliente.

A fim de que as empresas e agências começaram a perceber essa tendência, elas buscaram estratégias e técnicas que pudessem aproveitar os o costumes dos consumidores, alcançá-los e atrai-los de maneira mais eficaz.

O resultado desse esforço é o que chamamos de Inbound Marketing, uma forma de atrair visitantes e transforma-los em leads e clientes.

Tipos de Inbound Marketing:

  • Postagens no blog
  • E-books e White Papers
  • Infográficos
  • Vídeos
  • Webinars
  • Novos artigos
  • Pesquisar
  • Mídia social
  • Slideshare

Esses são alguns dos tipos mais comuns de Inbound marketing, mas mesmo com esses tipos, o conteúdo atrativo pode ter várias formas, tamanhos e estilos.

Essa estratégia tem tudo a ver com ser criativo para atender às necessidades do seu público.

As quatro etapas do Inbound Marketing

O Inbound Marketing segue as seguintes etapas:

Funil de etapas do Inbound Marketing

Essas etapas guiam o usuário por um caminho que tem como fim uma conversão. Eles se complementam e todos devem funcionar bem para uma estratégia bem-sucedida.

Atração

No entanto, não precisa ser nenhum expert para saber que para aumentar os números de clientes, é preciso gerar leads. E para que isso aconteça é necessário aumentar o seu tráfego.

Isso significa que você precisa atrair mais pessoas para o seu site para converter mais leads.

Conversão

Logo após atrair um bom número de novos visitantes, é preciso usar a visita para pegar informações dos contatos.

Vendas

A terceira fase do Inbound Marketing são as estratégias para ajudar os leads a seguir o caminho de compra e acelerar o processo.

Com uma boa segmentação em sua base de leads, você pode direcionar novos conteúdos com base no comportamento de cada grupo.

Além de trabalhar em uma das coisas mais importantes sobre o Inbound: a personalização.

Fidelização

Logo após atrair os consumidores para o seu site, converter visitantes em leads com landing pages e chamadas de ação; encaminhar o lead no caminho da compra, em seguida, transformando-o em cliente.

Por fim, chegou a vez de mantê-los com você.

Então, aproveite que seu cliente já é íntimo, já está engajado no seu negócio, conhece e gosta do seu conteúdo. Trabalhe para que ele se sinta especial.

Repetir clientes é importante para seus resultados!

Se um lead comprar uma vez e sair, para nunca mais voltar, todos os seus esforços anteriores serão desperdiçados.

Agora que você já sabe o que é o Marketing Inbound e as etapas dentro deles, você já pode estruturar estratégias para o seu site. Então, aguarde o próximo post com algumas dicas para te ajudar!

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

Compartilhar matéria

Se inscreva para receber as novidades

Veja outras matérias relacionadas