SEM: O que é e qual sua importância?

Search Engine Marketing (SEM), já no português é conhecido como Marketing de Mecanismos de buscas. O SEM pode ser definido como uma estratégia de Marketing em que seu objetivo são os Mecanismos de Busca. Essa estratégia consiste em colocar seu site em destaque para deixá-lo no topo das buscas, por exemplo, nas primeiras posições do Google, Bing ou outro buscadores.

O que é SEM?

Como dito anteriormente o SEM ou Search Engine Marketing tem como objetivo colocar seu site em destaque, mas ele ainda é dividido em duas estratégias sendo uma o SEO e outra os links patrocinados.

O SEO em seu objetivo pretende gerar um tráfego mais orgânico e fazer com que seu site ou loja virtual apareça em primeiro lugar ou na parte superior das pesquisas do Google. Já os links patrocinados são anúncios que são exibidos tanto no Google e em outras buscadores em diversos formatos.

O SEM pode ser comparado a um guarda-chuva, como assim? Abaixo do guarda-chuva (SEM) está o SEO e outras técnicas que auxiliam uma empresa ou página ficar bem ranqueada no Google e outros buscadores.

 

Mas o que é SEO?

De forma resumida, O SEO ou Search Engine Optimization (Otimização para motores de busca ou buscadores) é um conjunto de estratégias para otimização da loja virtual, blogs e páginas para melhorar o ranqueamento nos buscadores, com o objetivo de atrair cada vez mais visitante e consequentemente compradores a sua loja. Confira aqui nosso artigo sobre SEO e outro de como você pode usá-lo em sua loja virtual ou e-commerce.

 

Por que o SEM é importante?

Quando você quer pesquisar algo na internet, seja uma duvida, receita ou comprar algo, onde você procura? No Google né? Ai está a importância do SEM.

Os buscadores estão associados a uma grande parte do tráfego de pessoas na internet, dessa forma é impossível não pensar no potencial da ferramenta dentro do seu negócio. Usar o Google que é a maior plataforma de pesquisas e publicidade é uma ótima forma de alavancar as vendas da sua loja virtual, através da criação de anúncios, conteúdos no blog e etc.

 

Como fazer o SEM?

Existem diversas formas, vamos analisar algumas delas:

SEM em Links Patrocinados – Anúncios

Como dito, os links patrocinados são anúncios que fazem parte da mídia paga. Um exemplo é quando você faz uma pesquisa e aparece em escrito Anúncio igual abaixo:

Exemplos de Links Patrocinados para otimização de SEM

 

Exemplos de Links Patrocinados para otimização de SEM

Esse é um dos exemplos mais comuns no SEM e links patrocinados. Caso você queira usar essa estratégia recomendamos as plataformas do Google Ads ou o Bing Ads. Saiba que essa estratégia envolve o CPC (Custo por Clique) ou seja, cobrança por cliques e outras formas de divulgação.

 

Use o SEO

Dentro do SEO existe a On Page e Off Page, mas o que são elas? Quais as diferenças? A seguir explicarei cada uma delas:

On Page

Esta técnica pode ser aplicada por você mesmo em sua loja virtual. Ela tem a ver com a produção de conteúdos de qualidade, um site rápido e otimizado em plataformas variadas, meta tags como title, description, etc do seu próprio produto e a URL formam alguns exemplos do On Page.

Off Page

No Off Page está incluído diversas técnicas em relação ao seu site e o ambiente da internet. Os exemplos são o Link Building, Guest posts, Co-marketing entre outros.

  • Link Building: rede de links internos nas páginas do próprio site melhorando o ranqueamento, fazendo com que o Google leia todas as páginas de forma única.

  • Guest Posts: aqui você publica conteúdos de outras empresas como blogs e sites, fortalecendo ambos.

  • Co-Marketing: da mesma forma do Guest Post aqui você fortalece os dois. São duas empresas com o mesmo público-alvo alinhando os próprios interesses e esforços criando, juntas, um efeito que não conseguiriam ter sozinhas.
 
 

Eai? Gostou de saber o que é o SEM e sua importância? Seguindo estas e outras dicas que preparamos para você, sua loja com certeza ficará bem ranqueada no Google!

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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