SEO para loja virtual: Mais importante do que você imagina!

O SEO para Loja Virtual é muito importante para que você não dependa somente de tráfego pago, na maioria das plataformas de e-commerce hoje do mercado, é possível realizar o SEO das páginas de categoria e produtos de forma facilitada, como por exemplo na imagem abaixo da plataforma Tray:

 

Página para execução de SEO de produtos na plataforma de Lojas Virtuais Tray

Como vemos na imagem acima, existem 4 campos ou tags fundamentais no SEO para lojas virtuais. Algumas delas são fundamentais para que o Google ranqueie bem suas categorias e produtos.

As Tags são:

  • Título (meta title)
  • Descrição (meta description)
  • Palavra-chave (meta keyword)
  • URL (Slug)
               

Você sabe a importância e a função de cada uma?

 

Título (meta title) – Fundamental para lojas virtuais

O título da página (ou “title”) não é obrigatoriamente o mesmo das categorias ou produtos. Na verdade, a tag meta title refere-se ao código HTML da sua loja virtual (o <title>), que é o título que aparece nas pesquisas do Google.

A tag title é uma das mais importantes para o SEO da sua loja virtual, mas muitas vezes encontramos diversas propagandas ou frases que não utilizam as palavras-chaves, que são mais importantes para definir o tema da sua página.

A dica de ouro é a seguinte: as primeiras palavras têm mais relevância para o Google do que as últimas, então logo no início da frase use as palavras chaves que destacam o que a página da sua loja aborda.

No titulo não ultrapasse o limite de 65 caracteres. O Google não limita a 65 caracteres, mas, é o tamanho que geralmente ele consegue exibir por completo na página de pesquisa.

 

Descrição (meta description) – Momento de convencer

Ao você realizar a pesquisa de um determinado assunto, sempre aparece um pequeno resumo abaixo do título sobre o assunto pesquisado. Isso é o que chamamos de meta description, essa descrição influência e muito a taxa de cliques que sua loja virtual recebe, mas não é usada como fator de ranqueamento pelo Google.

De forma prática, o objetivo da meta-description é convencer o usuário a clicar no link. Seguindo esse raciocínio percebemos que é uma área importantíssima a ser trabalhada. Lembre-se, no SEO, não adianta fazer uma meta-descripition feia e bagunçada, ela precisa ser interessante, chamativa, curiosa e convencer a pessoa a entrar em sua loja virtual.

O buscador sempre busca priorizar o texto mais importante, sendo assim sabemos que nem sempre o texto incluído na descrição será exibido. Mas é muito importante não pularmos essa tag.

 

Palavras-chaves (meta keywords) – Ainda fazem sentido no SEO?

As palavras-chaves ou meta keywords não são uma tag visível nos resultados de pesquisas dos buscadores. As palavras-chaves servem para ajudar você a identificar os assuntos de uma página, geralmente são separadas por virgulas a cada palavra-chave, é comum elas serem usadas para dar um direcionamento, elas ainda fazem parte do SEO para Loja Virtual.

Mas em 21 de setembro de 2009, o Google parou de usar a meta keywords como fator de ranqueamento por conta que muitas lojas virtuais e sites passaram a colocar qualquer palavra como palavra-chave, ou seja, palavras insignificantes sem menor expressão ou que não estavam relacionadas com o conteúdo da página. Fazendo com que o Google não conseguisse saber quais eram relevantes ou não.

Mas você pode usar as metas keywords em outros buscadores como Microsoft, Yahoo, Baidu, etc. Elas podem voltar a serem usadas como fator de ranqueamento pelo Google algum dia, mas de acordo com eles isso não ocorreria tão cedo.

Olhando para os fatos você talvez pense que não seja mais necessário utilizar as meta keywords, mas não pense assim, igual dito no parágrafo anterior existem outros buscadores que podem utilizar essa função, então não deixe de fazer o preenchimento deste campo prejudicando sua Loja Virtual.

 

URL (slug) – Os clientes da sua Loja virtual e o Google agradecem

A URL (Slug) é o link que nós compartilhamos e as pessoas procuram por nossa loja na internet, por exemplo: www.lenafiore.com.br

O Google também analisa a URL das suas páginas de sua Loja Virtual como fator de ranqueamento. Por isso é importante que o seu link esteja de acordo com a sua página de produtos ou categoria facilitando a ajuda do SEO para sua Loja Virtual, como nos modelos a seguir:

Página de categorias Brincos – http://www.lenafiore.com.br/brincos

Página de uma pulseirahttp://www.lenafiore.com.br/pulseiras/pulseira-folheada-coracao

Jamais deixe as suas URL’s fiquem ilegíveis ou desorganizadas dificultando a leitura do Google e dos seus clientes como por exemplo:

Página de categorias Brincos – http://www.lenafiore.com.br/hearhrea

Página de uma pulseirahttp://www.lenafiore.com.br/hearhrea/gr7gr18g

Sempre deixe o a sua URL (link) o mais organizado possível como mostramos acima, dessa forma, tanto o Google quanto seus clientes vão agradecer e muito.

Agora veja 3 exemplos de conteúdo com o title, descrição e url organizadas:

  • Palavra-chave: Colares banhados a ouro
  • Title: Colares banhados a ouro para você ficar mais linda | Lena Fiore
  • URL: http://www.lenafiore.com.br/colares-banhados-a-ouro

  • Description: Para você que está buscando colares para ficar ainda mais linda e bela. Na Lena Fiore você encontra com condições imperdíveis e com pagamento em até 12x sem juros. Confira!
 

No final sua Loja Virtual terá uma aparência como a imagem abaixo na pesquisa do Google:

 

Pesquisa do Google com SEO executado.

E aí, você está dando a devida importância ao SEO da sua Loja Virtual?

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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