Todo gestor de marketing tem pleno conhecimento do que é marketing, mas o que as empresas têm mais interesse em saber é se as estratégias aplicadas estão trazendo os resultados esperados. Por isso, a necessidade de entender como funciona o ROAS, pois, ele é aplicado nas ações de mídias pagas.
Quer saber o que é essa métrica, como você pode calculá-la e em quais situações você deve usar? Continue a leitura, pois iremos te explicar da melhor maneira possível!
Vamos lá?🤔.
O que é ROAS
ROAS é a sigla de Return on Advertising Spend, ou seja, Retorno do Investimento em Publicidade, de maneira que é uma das métricas mais importantes em termos de anúncios online, sobretudo por aclarar um dos pontos fundamentais da gestão de marketing: ao investir uma quantia em marketing, quanto ela gerará de retorno?
Isso deve ser considerado em todos os canais de marketing que você usa dentro de sua estratégia. Caso algum canal — seja ele o seu blog, redes sociais, e-mail, mídias pagas, ou qualquer outro — não estiver pagando os seus próprios investimentos, significa que não vale a pena continuar a usá-lo.
Como você pode ver, o ROAS é muito similar à outra métrica bem conhecida no marketing, o ROI. Porém, enquanto este é usado para avaliar o retorno sobre o investimento geral do marketing, o ROAS é aplicado em campanhas específicas, tais como grupos de anúncios. Assim, o ROAS é uma forma flexível de avaliar os aspectos do Marketing Digital. Aliás, vamos nos aprofundar nesse ponto agora.
Qual é o papel do ROAS no Marketing Digital?
Até aqui, vimos que o ROAS é dedicado aos custos e lucros de publicidade online. Sendo assim, a visibilidade e o cliques que os seus anúncios geram precisam trazer resultados positivos para o faturamento da empresa.
Dessa forma, os profissionais de marketing podem acompanhar suas campanhas de mídias pagas e se certificarem que elas estão trazendo lucro. Por isso, se você faz anúncios no Google Adwords, Facebook Ads ou Instagram Ads, por exemplo, é essencial entender como o ROAS funciona.
Para isso, é necessário acompanhar as conversões em todas essas formas de anunciar. Quando se trata de Google Adwords, o ROAS corresponde ao valor médio da conversão que os anúncios trazem. Já no Facebook Ads, ele pode ser atribuído aos anúncios individuais feitos a partir do pixel.
Ter esses números é fundamental para os gestores de marketing que precisam levar relatórios aos seus superiores que tomam as decisões no departamento. Dessa forma, ao montar campanhas futuras, considere os números do ROAS dos meses anteriores para aprimorar os próximos.
Ao analisar e comparar o sucesso de diferentes medidas dos anúncios, o uso do orçamento pode ser otimizado e os lucros aumentados.
Qual é a diferença entre ROAS e ROI?
Basicamente, o ROI (sigla de Return Over Investment, ou seja, Retorno Sobre Investimento) é estratégico, enquanto o ROAS é tático. Essa é a principal diferença entre ambos. Isso significa que ele é uma métrica voltada a medir como a contribuição que os anúncios têm para os resultados da empresa.
Em contrapartida, o ROAS mede a receita bruta do seu investimento. Logo, é uma métrica centrada na eficácia das campanhas online.
Embora o uso de ambas as métricas em conjunto sejam úteis, o mais indicado é usar um modelo com foco no ROAS dentro das ações digitais dos anúncios de mídia paga.
É comum que alguns donos de negócio relutem em fazer altos investimentos nesse tipo de marketing que requer pagar primeiro para colher depois. Porém, é neste momento que você, como profissional de marketing, deve deixar claro aos seus superiores que o ROAS não é despesa e sim investimento.
É comum que os donos do capital fiquem preocupados por não saberem os lucros que os anúncios estão trazendo, por isso a necessidade de calcular o ROAS, tal como vamos mostrar a você agora.
Como calculá-lo?
Ao contrário de alguns cálculos de marketing, é bastante fácil descobrir seu ROAS. Há alguns debates sobre como calcular melhor o ROAS, mas o resumimos numa fórmula bem simples:
ROAS = (Receita — Custo) / Custo
Bem fácil, não é? Primeiro, você pega a receita ou retorno obtido pelo investimento nos anúncios e a subtrai pelo valor pago nesses mesmos anúncios. Divida esse valor dos custos para ter os resultados, gerando assim, o seu ROAS.
Quando você deve utilizá-lo?
O ROAS é, acima de tudo, um indicador do sucesso de uma campanha específica. Lucros baixos ou perdas geralmente são a prova máxima de que seus anúncios devem melhorar.
No entanto, ele não fornece informações sobre o que pode melhorar o desempenho de um anúncio. Por isso, recomendamos que você considere algumas métricas de engajamento mais específicas que são ferecidas pelas plataformas de Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads, por exemplo: impressões, visualizações, cliques e conversões.
Aliás, agora que você já entendeu o que é ROAS, para entender como otimizar as suas conversões, recomendamos a leitura deste artigo que escrevemos sobre: taxa de conversão 3 formas para aumentar a da sua loja😉🚀.