Orçamento em 2023: como gastar no marketing

Planejar o seu orçamento e saber onde investir é algo importante para qualquer planejamento de marketing. Para ajudar nas escolhas das melhores decisões, diversas empresas fazem estudos referentes a isso.

A NP Digital, empresa premiada mundialmente, foi responsável por realizar uma pesquisa na qual 8032 profissionais de marketing foram entrevistados.

O intuito da pesquisa não era só descobrir como os profissionais de marketing dos EUA estavam reagindo, mas também em uma escala global e em todos os tamanhos (B2B quanto B2C).

Dessa forma, aqui está um breve resumo do que foi descoberto.

SEO

Orçamento de SEO em 2023

68% das empresas entrevistadas disseram que irão aumentar seu orçamento de SEO em 2023. A principal justificativa é porque eles disseram que o SEO oferece um ROI mais alto do que a publicidade paga.

Já 11% disseram que manteriam o mesmo orçamento para o ano que vem, com a justificativa de que não havia muita flexibilidade com seus gastos gerais com marketing devido a razões econômicas.

Quanto aos 21% que disseram estar desacelerando, houve um debate entre as duas principais respostas sobre o motivo.

A primeira foi que o SEO não funcionou e a segunda foi que a equipe de marketing teve que cortar o orçamento.

Mídia Social Orgânica

Orçamento de Mídia Social Orgânica em 2023

32% das empresas planejam aumentar seus orçamentos orgânicos de mídia social.

A decisão veio das mudanças do IOS da Apple e de não poder gastar tanto em mídias sociais pagas quanto gostaria. 

Já 26% disseram que manteriam o orçamento como está. O principal motivo é que precisa estar em plataformas maiores para se comunicar com clientes e prospects.

2% disseram que estão diminuindo porque o alcance orgânico continua diminuindo e a mídia social orgânica não oferece o mesmo ROI de antes.

Orçamento de criação de conteúdo

83% das empresas estão aumentando seus orçamentos de produção de conteúdo.

A resposta à questão surgiu da necessidade de criar conteúdos em múltiplos formatos, incluindo vídeo, e os custos associados.

8% disseram que seguem seu orçamento. O principal motivo foi a situação econômica, que limitou sua capacidade de gastar mais.

E 9% disseram que estão reduzindo seu orçamento de produção de conteúdo graças a ferramentas de IA que os ajudam a criar conteúdo com mais facilidade.

E-mail marketing

Orçamento de e-mail marketing 2023

56% das empresas pretendem aumentar seu orçamento de e-mail marketing. Os motivos para que isso aconteça são:

  1. Como o tamanho de sua lista está crescendo, seus custos para endereços de e-mail de hospedagem estão subindo
  2. Devido às leis de privacidade, as empresas estão gastando mais para garantir a conformidade com os dados pessoais
  3. Empresas estão investindo mais em automação de marketing

Já 38% das empresas planejam continuar com o marketing por e-mail.

O maior motivo foi que acreditam que tenham um canal importante para se comunicar com clientes existentes e potenciais.

6% disseram que planejam reduzir seu orçamento de e-mail marketing. Os principais motivos: 

  • Empresas podando sua lista de e-mail de assinantes inativos, o que lhes permitiria economizar dinheiro
  • As empresas estão mudando de provedores de software de marketing por e-mail para economizar dinheiro

CRO

Orçamento de CRO 2023

61% planejam aumentar seu orçamento geral de UX/CRO. Os motivos foram: 

  • Com o custo crescente dos anúncios, o CRO ajuda a fornecer um ROI melhor
  • UX é parte importante da experiência geral de marketing

Já 26% planejam manter seus orçamentos de UX/CRO iguais, principalmente pelos mesmos motivos acima.

 E 13% planejam reduzir seu orçamento por razões financeiras como o principal fator.

Orçamento de anúncios em redes sociais

Com o Facebook, Instagram e Snap, as principais respostas para manter ou reduzir custos estão relacionadas às mudanças de privacidade do iOS da Apple.

Em outras palavras, os profissionais de marketing não podem gerar o mesmo ROI do Facebook como costumavam.

Além disso, algumas empresas tiveram sorte e conseguiram manter seus gastos para gerar um ROI semelhante.

E algumas tiveram que reduzir seus gastos para manter seus anúncios lucrativos, novamente o motivo se dá para as mudanças na privacidade do IOS.

Já os que conseguiram aumentar o seu orçamento, o motivo é que suas campanhas são lucrativas, então, eles planejam escalar.

Já com o YouTube e Pinterest (28% a 5%), planejam aumentar seus orçamentos.

O principal motivo foi que seus anúncios são lucrativos e eles querem escalá-los.

A segunda resposta mais popular foi que não pode escalar devido ao fato de tornar os anúncios não lucrativos.

Em relação com a queda dos anúncios no YouTube e Pinterest, o principal motivo foi relacionado a cortes orçamentários em marketing.

Orçamento de anúncios em redes sociais 2023

Anúncios no Tik Tok, Twitter e LinkedIn

84% dos profissionais de marketing disseram que planejam aumentar seus gastos gerais com o TikTok, porque vê a plataforma como uma oportunidade inexplorada. 

Com o LinkedIn, 57% planejam aumentar o orçamento por acharem que é a melhor plataforma para atingir seu cliente ideal.

É importante destacar que a maioria das empresas que responderam sobre seus gastos de anúncio no LinkedIn estavam na categoria B2B.

Já 35% pretendem manter seus gastos com a plataforma por estar funcionando, mas não conseguirem escalar devido a falta de especificação para o seu público-alvo.

No entanto, 8% planejam diminuir seus gastos na plataforma, sendo a resposta principal devido à desaceleração da empresa por motivos econômicos.

Com o twitter, 28% das empresas planejam aumentar seus gastos com anúncios. O motivo número 1?

Eles sentem que há uma oportunidade de adquirir clientes por menos na plataforma devido à retirada das empresas depois que Elon Musk os comprou.

Em contrapartida, 34% planejam diminuir seus gastos com anúncios.

O principal motivo foi que eles não concordam com a forma como Elon Musk está executando a plataforma e as mudanças que ele está fazendo.

E você, como planeja investir seu orçamento em marketing? 

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

Compartilhar matéria

Se inscreva para receber as novidades

Veja outras matérias relacionadas