Marketing de Conteúdo: o que eu preciso saber?

Caso não saiba o que é Marketing de Conteúdo ou não domina essa estratégia por completo. Preparamos este artigo para você aprender tudo o que precisa saber para se tornar um especialista nesta metodologia também.

Sabemos que o Marketing Digital deixou de ser uma tendência de mercado para se tornar um investimento indispensável na maioria das empresas. Quem quer continuar relevante para seus clientes na atualidade, precisa ter visibilidade online.

Hoje o ponto não é a necessidade de estar na internet, sim, como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência, que já está lá.

Para ganhar a atenção do público e se destacar entre os concorrentes, você precisar fazer o uso das melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, como o Marketing de Conteúdo, usado e recomendado pela maioria dos especialistas do mundo.

O que é Marketing de Conteúdo?

Antes de tudo, Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Em outras palavras, você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.

Ainda assim, para deixar ainda mais claro na sua mente, iremos explicá-lo em detalhes:

“Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada em engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes”

A medida em que os anos se passaram, o público teve um enorme poder para escolher quais conteúdos eles querem consumir e como responder a eles.

Ainda assim, você também teve um poder, que seria, o conhecimento para produzir exatamente o conteúdo que seu público deseja.Profissionais tradicionais têm dificuldades em parar de falar de seus produtos e focar no desejo do público.

O bom conteúdo não é focado em vender, mas sim, em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo.O conteúdo que você cria não é apenas útil, mas passa a mensagem certa ao público certo quando eles mais precisam! Você supera as expectativas provendo um conteúdo tão bom que seu público vai querer compartilhá-lo com outros.

Essa é a parte mais legal! Como você ajudou seu público quando eles precisavam, o público passa a ter uma visão positiva sobre a sua marca.Existem alguns métodos considerados padrões, tal qual um blog, o site da empresa e os perfis em redes sociais.

Contudo, existem formas de diversificar o seu alcance com diferentes canais de conteúdo. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

Blog

O blog é a casa do Marketing de Conteúdo.

Isso porque ele é um canal exclusivamente seu de comunicação com o público, sem as interferências e distrações que outros canais como as redes sociais podem ter.Ou seja, você pode publicar o que quiser, como quiser, a hora que quiser.

Blogs também são muito fáceis de serem editados e administrados, o que facilita que empresas com pequenos ou grandes equipes de Marketing consigam tocar uma estratégia de maneira prática, econômica e rápida.

E, por fim, mas não menos importante, blogs são uma excelente ferramenta de otimização de conteúdos para melhorar os seus rankings em mecanismos de busca, como o Google. Isso melhora a visibilidade do seu negócio e amplia o seu poder de atração das pessoas certas!

Além disso, você pode usar alguns outros canais como o WordPress e o Medium para construir a sua audiência nesse sentido. Eles funcionam como blogs, com as desvantagens de não serem domínios próprios e com menos poder de ranqueamento, mas que são mais fáceis e acessíveis.

Site Institucional

Muitas empresas se contentam em ter um blog ou uma página em uma rede social.Tudo isso é muito importante, mas não dispensa a necessidade de um site institucional.

Primeiro porque aumenta a credibilidade do seu negócio. Afinal, quando as pessoas procurarem você, elas precisam ter a segurança de que a sua empresa é séria e confiável. Além disso, porque esse se torna mais um canal onde as pessoas podem te encontrar e que também é só seu e pode ajudar você a conquistar boas posições nos mecanismos de busca.

Também é fundamental que as suas ações de Marketing direcionem as pessoas para um canal onde elas possam solicitar os seus produtos ou serviços, tirando as principais dúvidas delas. E esse canal é o site institucional.

Redes Sociais

Poucos lugares proporcionam tanto a interação das pessoas com as marcas quanto as redes sociais. Elas são um canal criado exatamente com esse objetivo: comunicação, influência e diálogo.

Contudo, ter uma página nas principais redes sociais onde o seu público se encontra tornou-se indispensável: seja para promover suas ações e conteúdos. E também para que as pessoas conheçam o “por trás das câmeras” da sua empresa.

Além disso, esse se tornou um ponto fundamental para a escolha de uma marca por parte dos consumidores, onde se identificam com as empresas além do produto e do serviço, mas com os valores e o ideal por trás delas. Seja como for, as redes sociais são um excelente canal para que esse engajamento aconteça.

Mídias sociais são, como o próprio nome diz, os meios. Contudo, o mais importante a se cultivar são as redes. E, no caso das redes sociais, as estratégias têm vários fins, pois têm muita importância para branding e buzz e, ao mesmo tempo, para geração de tráfego e conversões, evidentemente, é preciso uma estratégia, que podemos aprender a criar agora mesmo.

Separamos alguns conteúdos que vão ajudá-lo nisso:

Estratégia de Marketing de Conteúdo

A estratégia de Marketing de Conteúdo procura levantar e documentar todos os pontos necessários antes de colocar a mão na massa. A estratégia é dividida em cinco etapas:

  • Planejamento: nesta primeira etapa, o plano deve deixar claro quais são pessoas responsáveis pelas tarefas e como elas atingirão as metas;
  • Elaboração da persona: quando você desenvolve a persona, a criação de conteúdos passa a fazer sentido, visto que você sabe a quem direcioná-los;
  • Criação de Conteúdo: os conteúdos podem ser realizados em diversos formatos desde que sejam relativos ao seu público (por exemplo: blog posts, ebook, e-mail, vídeos, etc.):
  • Distribuição: além de produzir os conteúdos, é necessário promovê-los nos canais onde a persona se encontra como redes sociais e listas de e-mail:
  • Mensuração de resultados: para ter certeza de que as ações estão funcionando, é preciso analisar os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO.

Já sabemos que o objetivo final do marketing é esse: sempre trazer resultados positivos para a empresa! E queremos deixar claro que, com o Marketing de Conteúdo, esse objetivo pode ser alcançado.

Como? Iremos explicar agora!

Metodologia Inbound

O Inbound Marketing é a principal estratégia de Marketing Digital da atualidade. E, dentro dele, está o Marketing de Conteúdo. Neste tópico vamos mostrar como os princípios do Inbound fazem toda a diferença na estratégia de conteúdo. Para falar dos benefícios e da importância do Marketing de Conteúdo, é fundamental entender antes o que é a metodologia Inbound.

Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que busque captar o interesse das pessoas de forma não invasiva. Ao contrário das propagandas agressivas que jogam anúncios na cara das pessoas quando elas não estão preparadas, seu objetivo é atrair o público de forma sutil.

Você deixa que ele venha até sua empresa no tempo dele e dê permissão para você passar a sua mensagem, por isso, o Inbound é conhecido também por marketing de atração.

Para conseguir fazer isso, o Inbound se baseia em quatro pilares:

Pilares do Inbound

  • Atrair: através de conteúdos relevantes, o Inbound atrai visitantes interessados no negócio;
  • Converter: aqui, o intuito é transformar visitantes em leads, aproximando-os mais do seu negócio e transformando-os em potenciais vendas;
  • Vender: seu lead está interessado no produto ou serviço que sua empresa oferece? Este é o momento de mostrar que sua solução é a melhor e fechar a venda;
  • Encantar: a relação entre sua empresa e seu cliente não termina após a compra. O Inbound prega um relacionamento duradouro, em que você ofereça todo o suporte necessário, além de encantar o cliente com materiais interessantes e um atendimento competente.

Basicamente, o que você precisa saber é que fazer Marketing de Conteúdo é seguir a metodologia Inbound. Ou seja, é atrair seu público para ganhar sua confiança e conquistar seguidores fiéis para sua marca. Mas, existem vários outros benefícios do Marketing de Conteúdo para seu negócio, como explicaremos a seguir.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Por que usar Marketing de Conteúdo? Neste tópico vamos mostrar os 7 benefícios principais da estratégia para sua empresa atingir os objetivos de negócio.

1. Apareça no Google para quem está interessado

Produção de conteúdo relevante e interessante é a estratégia mais fácil para chamar a atenção de pessoas que fazem parte do seu público-alvo, mas ainda não conhecem sua marca. 

Com o Marketing de Conteúdo é mais prático ser encontrado na internet. Para isso, pode-se usar a estratégia de um blog, alinhado com técnicas de SEO. A sua marca será encontrada, justamente, quando o internauta está procurando por aquele tema ou aquele nicho no Google. 

2. Aumentar a lista de leads

É com esta lista de leads que uma marca dará início a um funil de vendas por e-mail marketing, por exemplo.

A melhor forma de atrai leads é usar recompensas digitais em sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Para isso, conteúdos exclusivos devem ser disponibilizados gratuitamente e, dessa maneira, há a captura de seus dados para contato.

3. Educar clientes

Com o Marketing de Conteúdo é possível “educar” leads e clientes. Neste caso, educar é apresentar um caminho, uma rota que levará essa pessoa de um problema (uma dor) a uma solução (o produto ou serviço oferecido no final do funil de vendas). 

4. Criar um relacionamento com o público

Por meio do gerenciamento de redes sociais, blog e e-mail marketing é possível criar interação com o público. Ou seja, ter mais proximidade e interação com clientes. Logo, o Marketing de Conteúdo tem relação direta com a imagem da sua empresa. Quando há mais identificação por parte do público, há mais vendas.

Neste sentido, os conteúdos podem ter duas finalidades: informação ou entretenimento. É ideal trabalhar mais com esses objetivos e falar menos do produto (fazer publicidade apenas). Nas redes sociais, por exemplo, é recomendado que apenas 20% do conteúdo seja direcionado para o produto. 

Outra grande vantagem é que o relacionamento poderá ser personalizado, principalmente se for feito por e-mail marketing. Dessa maneira, cada pessoa receberá um conteúdo exclusivo de acordo com seus interesses e etapa no funil de vendas. 

5. Fidelizar clientes

O Marketing de Conteúdo é fundamental na fase posterior à compra, na hora de fidelizar o cliente. É por meio deste relacionamento que o consumidor entenderá que pode sim, contar com a marca em outros momentos. 

Esta etapa também é marcada com o início de um novo funil de vendas.Portanto, o Marketing de Conteúdo entra novamente, atuando para mostrar um novo problema e apresentar a solução. 

6. Construir autoridade

Com a produção e publicação de novos conteúdos e informações, a empresa acaba tendo um melhor posicionamento na internet e construindo a autoridade.É fundamental mostrar conhecimentos aprofundados sobre o nicho de atuação, e isso pode ser feito com o Marketing de Conteúdo.

Para isso, é fundamental sempre focar na criação de conteúdo de qualidade e relevância e geram interesse e engajamento no público.Neste ponto, a quantidade pode ser tão importante quanto a qualidade. 

7. Vender para quem já te conhece

Todas essas vantagens resultam no objetivo de toda empresa: aumentar as vendas, em outras palavras, a grande vantagem disso tudo é que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que conquista seu prospect antes mesmo dele se tornar seu cliente!

Agora que chegamos ao final deste artigo, esperamos que você tenha conseguido conhecer melhor a estratégia de Marketing de Conteúdo e sanar todas as suas dúvidas sobre as melhores práticas a serem desenvolvidas. 🚀🚀

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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