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Mobile first é um novo conceito na otimização do uso de dispositivos móveis para websites, sistemas e plataformas online.
Projetos originalmente desenvolvidos para desktop no passado estão fazendo o processo inverso para fornecer aos usuários cada vez mais serviços e uma experiência agradável.
Os celulares garantem praticidade e agilidade, pois você pode utilizá-los em qualquer lugar, o celular cabe no seu bolso.
Quando você viaja, não precisa mais ficar refém de computadores para ler seus e-mails e atualizar as redes sociais. Esse paradigma levou a um conceito emergente: mobile first.
Por isso, separamos uma explicação bem legal e benefícios de utilizar o mobile first para vocês. Se liga só!
O que é Mobile-First Design?
Como o termo sugere, o design mobile-first é uma abordagem na qual os web designers iniciam o design de produtos para dispositivos móveis primeiro.
Isso pode ser feito esboçando ou prototipando o design do aplicativo da Web primeiro para a tela menor e trabalhando gradualmente para tamanhos de tela maiores.
Priorizar o design para dispositivos móveis faz sentido, pois há limitações de espaço em dispositivos com tamanhos de tela menores e as equipes precisam garantir que os principais elementos do site sejam exibidos com destaque para qualquer pessoa que use essas telas.
Projetar e desenvolver para telas pequenas obriga os designers a remover qualquer coisa que não seja necessária para renderização e navegação perfeitas no site.
Como surgiu a estratégia de design mobile-first?
Anteriormente, os sites geralmente eram desenvolvidos com a suposição de que seriam acessados principalmente a partir de desktops.
Eventualmente, os desenvolvedores tentaram modificar esses sites cortando algumas funções para aprimorar a navegação em dispositivos móveis ou tablets.
Essa abordagem de reduzir os sites é popularmente conhecida como abordagem de degradação graciosa ou desktop-primeiro.
Uma desvantagem dessa abordagem é que vários elementos da Web não se adaptam bem a tamanhos de tela menores. Por conseqüência, isso degrada a aparência visual dos sites em dispositivos menores.
Para resolver esse problema, os desenvolvedores criaram outra abordagem – Progressive Advancement ou Mobile-First Design.
Uma abordagem mobile-first incentivou os designers a começar o processo de design do site para os dispositivos menores primeiro e depois adicionar mais funcionalidades para tamanhos de tela maiores.
Diferenças entre mobile first e design responsivo
O design responsivo é uma técnica de organização do espaço de uma página web, preservando seu tamanho, forma, coerência e qualidade com a usabilidade de dispositivos móveis, mesmo que seu desenvolvimento original tenha sido destinado a computadores desktop.
Já o mobile faz o processo inverso, voltando-se primeiro para os smartphones, entendendo as necessidades dos usuários e oferecendo uma solução mais dinâmica e ágil que não te atrapalha, por exemplo, na frente de um computador.
Quais as vantagens de usar o mobile first?
O investimento móvel é uma verdadeira necessidade para quem quer se destacar no universo digital. O cenário mobile vem apresentando grande crescimento e segundo pesquisa da GSMA, o Brasil possui o maior número de smartphones conectados da América Latina.
Primeira posição no Google
Um dos critérios que o Google considera ao avaliar sites é o conceito de mobile. A partir de 2018, o mecanismo de pesquisa anunciou que seu sistema de indexação de páginas começaria a classificar as páginas com base na capacidade de resposta móvel.
Isso significa que, se o seu site não tiver um design responsivo e não for otimizado para dispositivos móveis, você poderá perder para concorrentes mais bem preparados. Uma experiência de usuário mais positiva.
Além disso, o desenvolvimento web móvel contribui para uma experiência de usuário mais positiva, completa e agradável.
A razão é que a estrutura da informação muda no celular; portanto, os desenvolvedores devem otimizar o espaço e definir a hierarquia de informações.
Como resultado, os sites mobile-first são mais limpos, organizados e funcionais, criando uma melhor experiência de navegação e usabilidade mais eficiente.
Velocidade de download otimizada
Outro ponto importante em um celular é a velocidade de download. No desktop, as pessoas têm largura de banda e fazem tudo com mais tranquilidade.
No entanto, é diferente para smartphones porque os sites precisam ter uma velocidade mais rápida.
Já no celular, os desenvolvedores precisam obter mais informações, priorizar apenas o essencial e garantir que os sites carreguem gradualmente. Assim, o carregamento da página é mais rápido e eficiente.
Além disso, o conteúdo multimídia também é otimizado para que imagens e vídeos não afetem o desempenho da página.
Design adaptável e responsivo
Os designers usam duas abordagens principais quando se trata de design de site móvel: responsivo e adaptável. Temos um artigo detalhado sobre design responsivo versus design adaptativo, mas vamos ver rapidamente como eles diferem:
Adaptive web design (AWD): Utiliza layouts fixos e escolhe a melhor opção para o tamanho da tela do usuário.
As adaptações são limitadas ao que o web designer (ou construtor de sites) criou. Os designs da Web adaptáveis se encaixam nessas janelas de visualização padrão; 320 px, 480 px, 760 px, 960 px, 1200 px e 1600 px.
Web design responsivo (RWD): oculta, reduz ou amplia automaticamente um site para melhorar a exibição em qualquer dispositivo (móvel ou desktop).
O design responsivo ajusta com fluidez a aparência de um site de acordo com o tamanho da janela do navegador.
Defina suas prioridades de conteúdo
Uma “abordagem mobile-first” difere de “desktop-first” porque adicionamos informações a cada layout progressivamente maior, em vez de cortar conforme projetamos menores.
Pensar mobile não significa eliminar informações. Significa classificar as informações em conteúdo primário, secundário e terciário.
Por exemplo, sabemos que a página inicial deve conter alguns elementos, como o nome da empresa e links para produtos. Uma postagem no blog também não faria mal, por exemplo.
Mas como dissemos, nem tudo vai caber na visão de um smartphone, então definimos prioridades com base no que vai atingir o objetivo do site: vender bikes:
- O mais novo modelo de bicicleta
- A bicicleta mais vendida
- CTA “Encontre sua carona perfeita”
- Nome da empresa e imagem de herói
- Navegação
- Pesquisar
- A segunda bicicleta mais vendida
- Certificados de presente
- Um depoimento
- A última postagem do blog
Visão do smartphone
O pensamento móvel nos obriga a pensar primeiro sobre o que realmente importa.
Nesta visão inteligente, a bicicleta mais vendida e o modelo mais recente levam diretamente às vendas, então podemos deixar outras coisas – como vales-presente, modelos menos populares, últimas notícias – nas páginas internas.
A última chamada é particularmente visível e fácil de acertar com um dedo.
Visualização em tablet
Ao projetar uma tela de tablet, podemos adicionar informações secundárias, como produtos adicionais (por exemplo, “Capacitor”).
Também podemos expandir a navegação na parte superior da página e adicionar conteúdo que incentive as vendas sem realmente impulsionar as vendas – ou seja, certificados
Com mais opções, pode ser surpreendentemente mais difícil do que decidir o que adicionar à sua interface inteligente.
A distinção entre elementos secundários e terciários é tênue, e a tentação de incluí-los todos é forte. Resista ao impulso. Use um sumário ordenado. Assim como os smartphones, o espaço ainda é limitado.
Visualização da área de trabalho
Por fim, a visualização da área de trabalho pode suportar qualquer informação que você considere importante.
É aqui que a página inicial pode ter as informações que você acha que precisa, sejam elas suficientes ou não. Confira alguns dos conteúdos extras que adicionamos:
- Cartões de presente
- Experiências do cliente
- Uma postagem no blog apresentando a mais recente roda Lightning Bolt
Como optar pelo mobile first em sua estratégia digital?
Ao lidar com dispositivos móveis, não só a forma deve ser priorizada, mas também o conteúdo. Agora vamos ver como você pode aplicar tudo o que aprendemos em suas estratégias de marketing digital.
Site
O primeiro passo é criar o site da sua empresa com foco total na usabilidade mobile. Seu site deve ter um design responsivo e ser totalmente otimizado para SEO e dispositivos móveis.
Mídia social
É importante estar presente nas redes sociais. Eles já fazem parte da rotina das pessoas e podem ser acessados principalmente pelo celular.
Certamente, sua estratégia de produção de conteúdo deve focar em pequenos textos e imagens em formato vertical. O marketing de conteúdo tornou-se tão móvel que é possível criar seu próprio conteúdo diretamente em aplicativos móveis.
Marketing de e-mail
Os e-mails também são um canal muito forte no celular. Assim, ao enviar newsletters e campanhas publicitárias, pode utilizar ferramentas de e-mail marketing com templates já otimizados para utilização mobile.
Por exemplo, um e-mail não responsivo pode acabar parecendo completamente confuso em dispositivos móveis, o que pode levar a uma experiência de usuário insatisfatória.
Campanhas
Você também pode criar campanhas inteiras segmentadas para usuários móveis. O Facebook Ads também tem a capacidade de criar anúncios de aplicativos se você tiver um aplicativo e quiser promovê-lo para obter mais downloads, por exemplo.
Eaí? O que achou da explicação sobre o mobile first? Não esqueça de acompanhar nosso blog, pois sempre trazemos novidades para alavancar o seu e-commerce.
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