Uma das etapas mais importantes independente do negócio é a definição de metas e com a meta SMART não é diferente, usando-as para definir o objetivo final e tendo consciência para saber até onde a empresa quer chegar.
Tenha metas definidas que farão seu negócio seguir para o sucesso e crescimento. E nesse meio de crescimento e desenvolvimento as metas SMART irão ajudá-lo muito no processo de evolução. As metas SMART são siglas que redirecionam para um ou mais objetivos, e cada sigla tem suas definições e explicações como iremos ver a seguir:
(S) Specific (Específico)
A primeira sigla da meta SMART nos traz uma garantia de um alinhamento de todos os envolvidos, tornando a meta específica, por exemplo, determinando que a empresa tenha que aumentar o lucro. Considere as perguntas a seguir;
- Qual resultado que almejo conquistar?;
- Ele tem importância para o meu negócio?;
- Como pretendo alcançar o objetivo?;
- Quanto e quais recursos são necessários?;
- Quem será o responsável?;
- Tenho um dia programado para o cumprimento da meta?
Esse é um exemplo de como a sigla S poderia ser definida no caso da empresa citada acima: Aumento do lucro em 20% até o final do ano, fundamental para que a empresa consiga abrir uma nova filial, aumentaremos o lucro através de Up-Sell e Cross-Sell em nossas lojas e negociação das taxas de vendas através de cartões e a dedicação de toda a equipe de vendas e financeira será fundamental para cumprimento da meta.
(M) Measurable (Mensurável)
A segunda sigla da meta SMART fala sobre ter uma meta mensurável ou seja, que pode ser medida pelo monitoramento do seu progresso. Sua importância é que também haverá uma possibilidade de a empresa reavaliar e tentar melhorar suas estratégias para chegar o mais próximo e rápido possível do objetivo.
Mas, para que isso aconteça tenha pontos que serão regularmente acompanhados, por exemplo, caso sua meta seja aumentar as vendas, em até 15% até o final do primeiro bimestre, você poderá monitorá-lo pela receita da empresa até o prazo determinado.
(A) Attainable (Atingível)
A terceira sigla da meta SMART nos mostra um exemplo, uma meta pode até ser difícil, mas deve ser atingível. Não adianta escolher um objetivo cheio de apetite, mas, que não será alcançável. Para ter uma meta atingível e que não decepcione, tenha como base a realidade do seu negócio, o momento do mercado atualmente e os recursos disponíveis. Seguindo isso, você poderá definir uma meta desafiadora para sua equipe, mas, realista ou seja atingível.
(R) Relevant (Relevante)
A quarta sigla da meta SMART pode ter um certo grau de redundância, mas as metas devem ter relevâncias para o seu negócio. Isso significa que existe a necessidade de uma análise dos números da empresa, da realidade do mercado e uma verificação para saber se a meta deve ser mesmo priorizada.
Imagine que o mercado esteja passando por uma crise econômica, sendo assim, tenha uma meta relacionada à redução de custos e para manter a operação da sua empresa saudável.
(T) With Time (Com Tempo)
E chegamos a última sigla da meta SMART. Trabalhar com metas onde haja um tempo para ser entregue é sem dúvidas necessário. Sem um tempo definido, as metas talvez não sejam levadas com seriedade nem dedicação, sendo possivelmente sempre deixadas para depois.
Já quando tem um prazo determinado, existe a organização e priorização das ações de forma eficiente, tendo uma visão para alcançar resultados no tempo esperado. Por isso, envolve a importância de criar um calendário com os prazos, tornando eficiente o alcance de cada uma das metas.
Exemplos de meta SMART
Imagine que uma Loja virtual de artigos esportivos está enfrentando muitos pedidos de devolução dos itens por conta da péssima durabilidade, isso com certeza traz uma insatisfação para os clientes que fizeram as compras. Imaginando esta cena temos o seguinte plano de uma meta para melhorar a situação:
S- Diminuição de 50% dos pedidos de troca ou devolução das compras em um prazo no máximo de 4 meses.
M- Acompanhe a meta de redução por meio do cálculo dos pedidos de devolução e troca em relação aos itens comprados em cada mês.
A- Para que o objetivo seja alcançado, as equipes devem se preparar;
- O primeiro é o time de atendimento ao cliente que deve buscar entender os motivos das devoluções.
- O time de marketing deve buscar melhorar e fazer uma reformulação nas comunicações feitas tanto nas redes sociais como nas páginas dos produtos também, garantindo que não haja nenhuma quebra de continuidade com a expectativa e a realidade do cliente.
- O time de gestão deve trabalhar a partir das reclamações e avaliações coletados atuando juntamente com o time de atendimento ao cliente, tentando fazer negociações com novos fornecedores para peças e itens melhores.
- Já o time de logística deve garantir uma boa qualidade na entrega dos produtos, com uma embalagem resistente e protetora.
R- Entendemos que as metas foram criadas para solucionar problemas com grande impacto no negócio e na saúde financeira do negócio.
T- Tenha um prazo de até 5 meses para o objetivo principal ser conquistado.
A importância de ter metas SMART no e-commerce
Seja inteligente, crescimento e sucesso são guiados por objetivos claros, no e-commerce não é diferente. Por isso, se o seu negócio está mediano ou se você deseja alcançar novas ambições, a definição de metas e meios para alcançá-los com a metodologia SMART vai te ajudar!
Como ter excelentes resultados com as metas SMART?
Depois de ter planejado suas metas, o prazo e como pretende alcançá-la, ainda será preciso dedicar esforços para que essa estratégia não se perca no meio do caminho. Por isso, coloque as dicas a seguir em prática:
1. Busque ter uma motivação em sua equipe
O sucesso, depende do empenho dos responsáveis por ela. Por isso, busque criar em conjunto as metas nas áreas de cada um dos profissionais. Desse jeito, elas serão muito mais práticas e fáceis para a realidade da equipe e, com o envolvimento dos profissionais, e as chances de as motivações funcionarem e ter uma alta dedicação no objetivo será maior.
2. Monitore com alguma frequência sua meta SMART
Como pretende alcançar uma meta se você não a acompanha com alguma frequência? Coloque na sua rotina e se possível de toda a equipe, momentos regulares para rever as metas, desenvolvimento da meta e quando precisar, discutir planos para ver o que se pode melhorar.
3. Transparência e reconhecimento
Quando as metas forem batidas reconheça sempre que possível os esforços da equipe. Também tenha transparência com toda a equipe e busque entender quais foram os problemas que impediram o sucesso do objetivo proposto. Revise da melhor maneira possível. Finalizando lembre-se que uma empresa deve sempre buscar melhorar seus resultados.
Eai? Percebeu como ter metas ajudam no seu negócio e no trabalho em equipe? Mas como levar meu negócio a outros? Venha conosco que te ajudaremos nessa jornada de e-commerce!