Marketing digital: tendências em 2023

Para fazer um plano consolidado a curto prazo, é importante acompanhar para onde você está indo a longo prazo.

Ninguém sabe dizer como será o futuro do marketing digital, mas os profissionais do setor podem oferecer insights e prever alguns dados que podem ser úteis para o mercado.

Mas, sem dúvida, há coisas que são certas. O amanhã do marketing e dos negócios será mais diferenciado, inclusivo e sem dúvida conectado às reais necessidades dos clientes.

Agora que 2023 está quase aí, vamos ver algumas tendências do setor. Com certeza, você precisa saber o que vai rolar se quer se destacar no marketing digital de amanhã:

Por que as estatísticas de marketing digital são importantes?

Aqui estão algumas razões pelas quais a tomada de decisão baseada em dados em marketing é tão importante:

  • As estatísticas ajudam você a escolher quais serão seus esforços. Se você estiver planejando utilizar o marketing multicanal, é importante saber o desempenho de determinadas plataformas em comparação com outras. Com estatísticas para apoiar suas escolhas, você pode entender quais canais podem exigir mais recursos do que outros.
  •  As estatísticas de marketing digital ajudam você a ficar à frente da concorrência. Esses pontos de dados permitem que você saiba o que os outros estão fazendo.
  • Mantenha-se atualizado sobre as tendências. Os dados revelam padrões e tendências em marketing digital que ajudam a identificar estratégias e plataformas que podem fazer sentido adotar antecipadamente.

A tecnologia continua avançando rapidamente, por isso faz sentido que algumas dessas tendências se concentrem na tecnologia.

Mas que também resistem a digitalização e automação da comunicação entre marcas e consumidores. Hoje queremos tornar o marketing mais humano novamente.

Tendências de Marketing para 2023

Cartão de crédito campeão e PIX consolidado

Somente de julho a setembro de 2022, foram registradas 4,6 bilhões de transações no Brasil com cartão de crédito.

O número se dá pelo fato de ser a forma predileta dos brasileiros para fazer compras online.

Por isso é importante para o seu negócio ter uma plataforma que garanta um checkout transparente.

Além disso, o PIX se tornou o segundo método de pagamento mais utilizado nos e-commerces brasileiros, isso porque está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano, diferente do pagamento por boleto.

Carteira digital

As carteiras digitais são uma tendência que crescem em todo o mundo, entretanto, o Brasil ainda tem muito espaço para crescer.

Além da praticidade, esse formato também dá ao usuário uma sensação de segurança (O cartão não precisa ser informado a cada compra e os apps contam com recursos de segurança).

Open Finance

Open Finance está sendo lançado no Brasil e promete melhorar significativamente as condições de compra.

Nesse sentido, o conceito é uma extensão do open banking, o que significa abrir o sistema financeiro para o compartilhamento de informações.

Vale ressaltar que o sistema é totalmente seguro, é controlado pelo banco central, e o cliente escolhe quais informações são compartilhadas e quais instituições têm acesso.

Essa ideia promete possibilitar novas soluções que aumentem o acesso do consumidor a serviços financeiros.

Hiperpersonalização

Os psicólogos nos ensinam há anos que as pessoas gostam de ouvir seu nome e vê-los impressos. Por isso, suas campanhas de marketing devem refletir essa tendência.

E-mails e textos sem um nome principal são um grande problema.

Como os cookies de terceiros estão sendo bloqueados em 2022 e provavelmente continuarão no futuro, é importante solicitar o nome do usuário e outras informações de identificação durante o registro.

Os cookies estão lentamente se tornando uma coisa do passado, portanto, coletar dados pessoais do usuário é algo que você terá que fazer cada vez mais sozinho.

Portanto, vá muito além dos e-mails “Ei, [nome do cliente]” para “Você não quer ganhar mais dinheiro?” pop-ups ou “Ei, volte aqui!”.

Mande mensagens interessantes para descobrir o que motiva seus clientes. Em seguida, dê a eles um conteúdo que capture seus corações.

Dispositivos móveis x recursos visuais

A otimização do conteúdo visual para dispositivos móveis deve ser sempre uma prioridade. Hoje, uma clara maioria do tráfego da Internet vem de dispositivos móveis, e esse percentual aumentará em 2023.

Quem não gosta de conteúdo visual como, por exemplo, infográficos e vídeos?

Aumente sua produção de conteúdo de vídeo se quiser competir por espaço em 2023 e, de forma mais geral, em um mundo onde os períodos de atenção estão ficando cada vez mais curtos – atualmente  apenas 8,25 segundos.

Além de buscar maiores conteúdos pelo mobile, com a popularização do Pix, a proporção de compras realizadas por dispositivos móveis, tende a aumentar ainda mais.

Phygital e omnichannel

Phygital nasce da mistura de “físico” e “digital”. Nesse sentido, significa combinar dois conceitos de loja para oferecer uma experiência de compra híbrida.

E para dar certo, essa ideia conta com a lógica omnichannel, que representa a inclusão completa dos canais online e offline.

Para entender melhor esses dois conceitos, considere as compras online com opção de seleção de loja física.

Essa integração é um exemplo da aplicação da lógica omnichannel que proporciona uma experiência física ao consumidor.

Focar no tráfego orgânico

Um dos maiores erros das empresas que investem em marketing digital é focar apenas no tráfego pago e não dar atenção especial aos usuários orgânicos.

Os anúncios pagos permitem atingir um grande número de pessoas em um curto período de tempo, mas com as estratégias orgânicas pode demorar um pouco mais para mostrar resultados.

Contudo, o público costuma ser mais engajado e interessado, pois demonstram interesse genuíno no produto ou serviço que sua empresa pode oferecer.

Além disso, mudanças recentes nos algoritmos do buscador mais importante da internet, o Google, têm favorecido o tráfego orgânico, por isso vale a pena ficar atento a esse movimento.

Marketing de conversação

O marketing conversacional usa mensagens direcionadas e chatbots inteligentes para interagir com as pessoas quando elas visitam sites, em vez de direcionar as pessoas para a captura de leads.

Já se passou o tempo em que vendas e atendimento ao cliente eram procedimentos formais. Era comum, atendentes usar “senhor” e “senhora” para se comunicar e para fazer uma pesquisa era preciso de muito tempo.

Hoje? Os atendentes e o atendimento ao cliente (e bots) conversam com os clientes por meio de mensagens imediata. A comunicação empresa x cliente se tornou simples, assim como aquela que você pode ter com um conhecido.

Os clientes não querem falar com alguém que está seguindo um roteiro. Eles querem ajuda específica para suas necessidades e situação.

Eles também querem tempos de resposta imediatos. Isso significa canais de comunicação menos formais.

Passando de uma forma sem sincronia para uma conversa em tempo real, envolverá uma curva de aprendizado significativa à medida que o marketing de conversação assumir o controle em 2023.

Aumente a interatividade

O marketing de mídia social deve permanecer no centro de sua estratégia de marketing digital em 2023. No entanto, nossos feeds já estão cheios de conteúdo promovido.

Em vez de uma mensagem simples, crie um conteúdo mais interativo que envolva seu público com uma pergunta. Por exemplo, use os seguintes recursos do Instagram:

  • Enquetes
  • Faça uma pergunta
  • Testes

Adicionar conteúdo interativo em suas campanhas de mídia social é uma maneira muito eficaz de envolver seu público e mantê-lo envolvido com sua marca.

Pós-venda decisivo

Em condições de forte concorrência, a necessidade de fidelizar clientes faz com que cada vez mais empresas peçam aos serviços de pós-venda.

Hoje, existem tantas maneiras de comprar o mesmo produto que o lojista precisam dar ao cliente um motivo para comprar com ele novamente.

Por isso iniciativas como o envio de uma pesquisa de satisfação devem se tornar cada vez mais frequentes.

Por exemplo: ações como envio de brindes junto com a embalagem, produção de bons conteúdos para mostrar as utilidades do produto comprado e o sistema de descontos para novas compras também devem ser vistas.

Entrega – a prioridade número um no Marketing

Clientes acostumados a compras online exigem entregas mais rápidas. Os marketplaces gigantes como Amazon e Mercado Livre estão investindo em centros de distribuição pelo país (e também pelo mundo).

Portanto, em alguns locais, as compras podem ser entregues no dia do pedido!

Ao mesmo tempo, pequenos comerciantes devem fazer de tudo para garantir entregas cada vez mais rápidas.

Nesse contexto, o planejamento de entrega torna-se importante.

Consumo responsável

De fato, os consumidores de hoje estão mais conscientes dos resultados dos seus hábitos de compra no meio ambiente e na sociedade.

Ou seja, as pessoas se preocupam mais com os produtos que desejam comprar e com as marcas que querem se relacionar.

Muitas marcas já estão adotando práticas mais sustentáveis ​​para reduzir seu impacto ambiental. No entanto, a responsabilidade social está se tornando tão importante quanto o “verde”.

Em um futuro não tão distante, é esperado que as marcas sejam éticas em todas as suas práticas de negócios e usem seus recursos para promover boas ações sustentáveis.

Quem não o fizer ficará para trás com seus clientes, escolhendo marcas alinhadas com seus próprios valores.

Metaverso e os novos negócios

Esse universo está explodindo e há muitas oportunidades para as marcas. Por exemplo, vários artistas criaram seu próprio avatar e já fazem negócios exclusivos neste universo.

É esperado que a relação entre marcas e consumidores seja mais envolvente e com enorme potencial de criatividade.

User-generated Content (UGC)

Em tradução livre, é o conteúdo criado pelos usuários, que pode ser, por exemplo, vídeo, texto de blog, fotos, comentários.

De fato, o conteúdo gerado pelo usuário é uma das estratégias gratuitas de marketing digital que vale a pena usar.

Só para ilustrar: você tem uma loja online com seus produtos, é muito interessante deixar um espaço para seus clientes deixarem comentários que comprovem a eficácia dos produtos.

Essa área do site às vezes é mais valiosa do que muitas atividades e pode até criar novas músicas para redes sociais ou campanhas pagas.

É por isso que dar voz aos usuários é uma das tendências de negócios de 2022.

Você pode até contribuir com vídeos ou pedir a seus clientes que escrevam em blogs sobre suas experiências com sua solução, o que é uma prática muito comum no setor de tecnologia.

Gostou de saber das últimas tendências? Já sabia que alguma estaria na lista? Não perca nenhum post do blog, assim podemos te ajudar a crescer em 2023!

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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