Marketing de influência: o que é preciso saber?

Tempo de leitura: 15 minutos

Se você utiliza as redes sociais, com certeza já se deparou com alguma parceria entre algum influenciador e marca.

Já faz algum tempo que a palavra influencer (ou influenciador) virou moda, e a grande mídia se refere a ela regularmente. No entanto, ainda existem pessoas que realmente não entendem o que é o marketing de influenciadores

O que é marketing de influência?

No marketing de influenciadores, uma forma de marketing de mídia social, as marcas pagam essa pessoa a fim de promover seu produto ou serviço para seus seguidores.

No mundo digital de hoje, os criadores de conteúdo com públicos de nicho, geralmente podem oferecer mais valor às marcas.

Basicamente, um influenciador é alguém que tem:

  • o poder de afetar as decisões de compra de outros por causa de sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público.
  • Um seguidor em um nicho distinto, com quem ele ou ela se envolve ativamente. O tamanho do seguinte depende do tamanho do seu tópico do nicho.

É importante notar que esses indivíduos não são apenas ferramentas de marketing, mas sim ativos de relacionamento social com os quais as marcas podem colaborar para atingir seus objetivos de marketing.

Modelos de marketing de influência

A relação entre marca e influenciador pode ser paga ou gratuita – e  deve ser considerada no início da estratégia.

Mídia Paga: Nesse modelo, uma empresa contrata um criador de conteúdo para falar sobre seu produto ou serviço. Também é frequente que  a mensagem seja dirigida por ambas as partes, e os materiais sejam publicados somente após a aprovação da parte contratante; 

Mídia ganha: aqui, por exemplo, um criador de conteúdo pode ser convidado pela marca para testar seus produtos/serviços em troca do ganho de produtos e promoção das suas redes sociais, mas não é pago por isso. Isso significa que a relação entre a marca e o influenciador é mais orgânica.

Tipos de criadores de conteúdo

Outro ponto que deve ser definido logo no início é o tipo (ou tipos) de influenciadores com quem a marca irá trabalhar. 

Há algum tempo, as empresas preferiam apenas aquelas com grande número de seguidores, acreditando que os esforços de marketing só seriam eficazes se expuserem pessoas visíveis nas redes sociais. Acontece que nem sempre o alto volume significa bom engajamento, por isso o mercado de influenciadores criou categorias onde cada perfil tem melhor desempenho.

De acordo com a plataforma para influenciadores digitais, a Influency.me, atualmente os influenciadores podem ser classificados da seguinte forma:

  • Nanoinfluenciador: com até 10 mil seguidores;
  • Microinfluenciador: de 10 a 15 mil;
  • Intermediário: de 50 a 500 mil;
  • Macroinfluenciador: 500 mil a 1 milhão;
  • Megainfluenciador: acima de 1 milhão de seguidores.

Às vezes, um nano-influenciador pode envolver mais pessoas do que um mega-influenciador, por exemplo. Por isso, é importante olhar para os outros números e entender exatamente o que se espera da parceria.

Por que investir em marketing de influência?

Usar o marketing de influenciadores como parte de sua estratégia fornece informações por meio de uma voz conhecida e confiável que influencia o caminho de compra (aprendizado, reconhecimento, consideração e decisões) de muitas pessoas.

Investir nesse tipo de estratégia tem trazido resultados bastante positivos para as empresas, principalmente pelo fato de poderem segmentar suas atividades, escolher qual tipo de público atingir e influenciadores com perfil próximo ao da empresa.

Acessibilidade

Você não precisa de um grande orçamento para trabalhar com marketing de influenciadores. Você pode entrar em contato diretamente com os influenciadores. 

Há influenciadores de diferentes áreas de mercado, quantidade de seguidores e pessoas que trabalham com diferentes formas de negociação. Em outras palavras, basta encontrar o que funciona melhor para o seu público e orçamento. 

Para encontrar influenciadores no segmento de sua marca, basta estar presente nos canais digitais e entender onde seus clientes estão, quais conteúdos consomem e quais influenciadores seguem.

Confiança

Quando você precisa comprar um produto e decidir sobre uma marca, é comum buscar informações sobre a eficácia do produto e as opiniões de pessoas que o conheceram. 

Você confiaria mais no que uma marca diz sobre o produto em si ou no que um amigo ou alguém que você segue online diz sobre ele? 

Isso mesmo. A sensação de proximidade dos seguidores aos seus influenciadores torna mais credível a informação que transmitem sobre determinadas marcas e produtos. 

Alcança o público certo

A segmentação do público é uma questão importante no marketing de influenciadores. Influenciar pessoas que já estão interessadas em seu nicho de negócios pode fornecer atalhos para que os seguidores conheçam e se envolvam organicamente. 

Para que a estratégia seja eficaz, é preciso analisar o engajamento desse público com o público-alvo da empresa.

Os influenciadores costumam fornecer dados e informações sobre o perfil de seus seguidores que orientam as ações de acordo com os objetivos almejados.

Por exemplo, marcas de cosméticos contratam influenciadores nos universos da saúde, beleza e moda para conquistar clientes e seguidores.

Potencializa a imagem da marca

Os resultados dessa estratégia não é só a obtenção de novos clientes e seguidores.

Ela também aproxima seu negócio de pessoas que estejam interessadas em seu nicho, além de melhorar o posicionamento de sua marca ao investir em influenciadores.

Possibilita diferentes formatos

Existem alguns formatos para contratar um influenciador digital que já são utilizados com maior frequência no mercado publicitário: publipost, parcerias e campanhas.

No caso de publipost, a divulgação é paga e geralmente é identificada como uma publicidade no próprio conteúdo.

Já o modo de enviar presentes e amostras de produtos (também conhecido como os famosos “recebidos”) é uma das opções mais comuns de fazer parcerias.

O produtor de conteúdo recebe o produto e, em troca, divulga a sua opinião nas redes sociais.

Já no formato de campanhas, o influenciador é envolvido com mais intensidade no propósito da divulgação. Sai na frente quem faz algo criativo, diferente e inovador para promover o engajamento dos seguidores.

Instagram, TikTok ou YouTube: qual canal escolher?

Agora que você já sabe o porque escolher investir no Marketing de influencers, chegou o momento de decidir qual rede social fará mais sentido para o seu nicho.

E para te ajudar, separamos alguns dados importantes sobre as principais redes sociais atualmente divulgado pela Hype Auditor.

TikTok

Os vídeos curtos do TikTok são divertidos e divertidos. Como os vídeos incentivam mais engajamento do que as imagens, o TikTok parece imparável e se tornou a plataforma de mídia social que mais cresce nos últimos tempos.

Sua popularidade teve um impacto quando outros sites de mídia social introduziram seus próprios recursos de vídeo curto.

Youtube

O YouTube conseguiu manter sua posição de liderança no marketing de influenciadores.

Graças ao formato de vídeo, as marcas podem criar facilmente campanhas de marketing de influenciadores de alta qualidade e aumentar o reconhecimento da marca entre mais de 2 bilhões de usuários registrados no  YouTube.

O conteúdo do YouTube também tem um impacto duradouro no público, já que os usuários continuam a assistir aos vídeos meses depois de serem postados devido à natureza perene da plataforma.

Instagram

Quando se trata de marketing de influenciadores, o Instagram é o líder indiscutível do grupo.

A maioria dos influenciadores do Instagram produz conteúdo relacionado a estilo de vida, família e beleza.

SHEIN, RockInRio, NetflixBrazil são as marcas mais comentadas no Instagram no Brasil.

Mundialmente, o Brasil está em segundo lugar em termos do Marketing de Influenciadores

Os Estados Unidos são o líder indiscutível no uso de marketing de influência no Instagram, com 6.786 marcas americanas recebendo mais de 50 menções em postagens de pelo menos 20 influenciadores em um período de 90 dias.

Já, em segundo lugar vem o Brasil, onde 2.232 marcas participam ativamente do marketing de influenciadores.

É importante entender que isso não significa que essas menções sejam todas patrocinadas.

De qualquer forma, quando uma marca é mencionada com tanta frequência, significa que ela está interagindo ativamente com o Instagram e construindo seriamente uma comunidade de influenciadores.

79% dos especialistas em marketing usam o Instagram para suas campanhas de marketing de influência

O Instagram é uma ótima plataforma para marketing de influenciadores graças à sua base de usuários grande e ativa com mais de 1,4 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo.

Isso o torna o canal de mídia social mais popular para marketing de influenciadores, com 79% dos profissionais de marketing da considerando-o parte integrante de suas campanhas.

Depois de ver postagens com informações de produtos na plataforma, 87% dos usuários realizam uma ação específica, como seguir uma marca, visitar uma loja de varejo ou fazer uma compra – e são esses fatos que tornam o Instagram um recurso tão valioso de leads em 2023 e além.

Os criadores do Instagram permitem que as empresas comercializem seus produtos e serviços de forma autêntica, onde os clientes conheçam a marca através de alguém em quem confiam, em uma plataforma que utilizam regularmente.

O Influencer Marketing no Instagram remove as barreiras da publicidade tradicional, pois o endosso do influenciador é considerado confiável e, portanto, pode ser eficaz nos esforços de marketing da marca.

48% dos usuários do Instagram no Brasil estão na faixa etária de 25 a 34 anos

Certamente, a demografia do usuário é parte integrante de uma estratégia de marketing de influenciadores bem-sucedida, independentemente da plataforma de mídia social com a qual você trabalha.

O conhecimento preciso dos participantes da plataforma ajuda empresas e marcas a adaptar melhor sua abordagem por meio de pesquisa, análise e planejamento específicos.

A demografia do usuário é parte integrante de uma estratégia de marketing de influenciadores bem-sucedida, independentemente da plataforma de mídia social com a qual você trabalha.

O conhecimento preciso dos participantes da plataforma ajuda empresas e marcas a adaptar melhor sua abordagem por meio de pesquisa, análise e planejamento específicos.

A pesquisa mostra que cerca de:

  • 46% dos usuários do Instagram no Brasil têm entre 25 e 34 anos.
  • Além disso, 26% dessa faixa etária são mulheres, e 22% são homens.
  • Mais da metade do público Brasil (84%) tem 34 anos ou menos, o que torna o Instagram a plataforma perfeita para marcas que desejam alcançar essa faixa etária.

Distribuição dos influenciadores do Instagram por categorias: Conteúdo de estilo de vida assume a liderança no Brasil

A maioria dos influenciadores no Instagram produz conteúdo relacionado a estilo de vida. Mas, outros tópicos populares incluem: família (8.51%), beleza (7.99%) e música (6.84%).

Os nichos menos competitivos são espetáculos (3.87%), arte (3.45%) e esportes com bola (3.40%).

Mais da metade dos usuários do TikTok no Brasil tem menos de 24 anos

Dois terços dos usuários do TikTok (71,4%) têm menos de 24 anos e 38% têm entre 18 e 24 anos, tornando essa faixa etária o maior grupo de usuários.

No geral, as usuárias femininas do TikTok superam os homens em 70,3% a 29,6%.

Em termos de idade, vemos um claro declínio entre os usuários mais velhos: 45 a 54 usuários representam menos de 1,4% e com mais de 55 usuários apenas 0,2%.

6 em cada 10 inscritos no YouTube seguiriam conselhos sobre o que comprar de seu criador de conteúdo favorito

O YouTube é uma plataforma de visualização altamente envolvente com grandes públicos e 2,6 bilhões de usuários mensais que gastam uma média de 11 minutos e 2 segundos por dia na plataforma.

Os adolescentes que assinam o YouTube relatam que se identificam mais com os criadores de conteúdo do YouTube do que com as celebridades tradicionais.

Isso ocorre porque a televisão tem menos influência sobre a Geração Z do que as gerações anteriores e eles estão menos interessados ​​em celebridades tradicionais.

Em vez disso, eles cresceram com a Internet e encontraram sua celebridade nela.

Seis em cada dez assinantes do YouTube seguem os conselhos de seus criadores de conteúdo favoritos sobre o que comprar em seus programas de TV ou filmes favoritos, destacando diferenças significativas entre as gerações.

É importante que os profissionais de marketing entendam essas diferenças para atingir seu público-alvo com eficácia.

O marketing de influenciadores do YouTube pode ser poderoso se bem feito e ajudar marcas e empresas a alcançar um grande público. O YouTube tem 27.100 influenciadores com mais de milhões de assinantes.

67% dos usuários do YouTube têm entre 18 e 34 anos

81% dos usuários do YouTube no Brasil têm entre 18 e 34 anos. No entanto, a plataforma não atrai apenas um público mais velho, pois os adolescentes são o terceiro maior grupo, representando quase 12,8% de todos os espectadores do YouTube.

12.3% de todos os usuários têm entre 35 e 44 anos. Os grupos mais velhos usam menos a plataforma do que os grupos mais jovens.

À medida que as faixas etárias avançam, os números diminuem: a proporção de 45-54 anos é de 4,5%, enquanto a proporção de usuários com mais de 55 anos é de apenas 1,5%.

Com base na distribuição por gênero, há mais usuários do sexo masculino do que usuários do sexo feminino: 53,4% para 46,5%.

Contudo, a desigualdade de gênero é mais evidente na faixa etária de 25 a 34 anos: 20,7% dos usuários são homens e 14,8% são mulheres.

No entanto, se olharmos para os grupos de espectadores mais jovens, vemos que as usuárias são mais dominantes: 7,2% contra 5,5% na faixa etária de 13 a 17 anos e 18% contra 15,8% na faixa etária de 18 a 24 anos.

Instagram: https://instagram.com/effectecommerce

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/effectecommerce

TikTok: https://www.tiktok.com/@effectecommerce

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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