Live shop: sua chave para o sucesso

O distanciamento social causado pela pandemia deu origem a uma nova tendência de mercado. Empresas e clientes começaram a se relacionar virtualmente. Nesse contexto, a live shop está se tornando um importante nicho de negócios.

Uma live shopping nada mais é do que uma transmissão ao vivo onde você pode transformar a sua loja em uma vitrine ainda mais real e palpável. Durante esse momento, você pode interagir com os clientes, tirar dúvidas e até mesmo colaborar com outras marcas e parceiros.

Utilizando essa ferramenta, você pode mostrar alguns detalhes sobre seus produtos, liberar promoções e descontos exclusivos em tempo real para quem está acompanhando a live.

Uma pesquisa realizada recentemente pela All In e OpinionBox, mostrou que o Instagram é a rede social mais utilizada para pesquisar, comprar e avaliar produtos.

A pesquisa ouviu mais de 1.000 pessoas, e cerca de 61% dos consumidores entrevistados dizem ser aptos ao live commerce pelos descontos exclusivos e 71% afirmaram que realizam compras através das redes sociais.

Portanto, se você trabalha com vendas e tem interesse nesse novo formato de negócio, venha descobrir como realizar uma live shop de sucesso.

Se planeje

A chave de ouro para uma live shop de sucesso é o planejamento. Publique nas suas redes sociais uma chamada para o ao vivo com dia e horário com pelo menos uma semana de antecedência, assim as pessoas também podem se programar.

Não esqueça de definir os produtos que irão ser mostrados e vendidos e defina se será uma live commerce de outlet, lançamentos ou preços baixos, por exemplo. Uma ótima opção para chamar a atenção dos seguidores é postar pequenos spoilers ao longo da semana.

Escolha os produtos certos

Saiba atrair os clientes de uma forma na qual eles vejam que assistindo a transmissão terão algum benefício. Esse, necessariamente, não precisa ser descontos sobre produtos, mas um parcelamento diferenciado do habitual, um brinde, um sorteio, frete grátis. Dessa forma, o cliente sentirá que assistindo a live shop e realizando uma compra, ele terá alguma oportunidade que quem não assistiu, não terá.

Não coloque apenas os produtos que ficaram encalhados no estoque, mas bons produtos. Fazendo isso, você irá atrair os clientes já que eles estão em busca de oportunidades. A mercadoria que vende bem, atrai o cliente e através desse produto, há maiores chances de que ele acabe por levar aquele item que esteja encostado no estoque.

Faça um roteiro para a live shop

Por mais que a ideia de uma transmissão ao vivo seja parecer o mais natural possível, é interessante pré-definir algumas coisas antes de iniciar. Pense em um roteiro de conteúdo, por exemplo:

  • Quais serão os assuntos abordados?
  • Como começar se apresentando?
  • Em que momento vou ler e responder as perguntas do público?

Verifique se tudo está funcionando corretamente e certifique-se de que as pessoas entendam o que você está dizendo e mostrando. Esteja em um local bem iluminado e tranquilo. Outra coisa a pensar é o cenário em que planeja transmitir.

Ter isso definido te ajudará a não perder o fio da meada durante o ao vivo.

Cheque seu equipamento

A qualidade do sinal da Internet é essencial para uma live shop. Não é possível transmitir se a conexão estiver caindo o tempo todo. Portanto, certifique-se de permanecer estável até o final.

A consequência de um vídeo travando é a perda de muitos espectadores. Além disso, se a internet cair, a transmissão ao vivo termina e você precisa começar de novo.

Também, é preciso que os equipamentos que serão usados sejam verificados. Não se esqueça de verificar o nível da bateria do seu smartphone ou câmera.

No momento da live shop

Crie um título para a sua live shop e deixe-o salvo, pois assim que começar, você possa fixar o título em um comentário para que as pessoas que forem entrando saibam do que se trata.

Também, pense em uma hashtag exclusiva para as suas transmissões, assim os expectadores podem compartilhar essa hashtag fazendo com que o seu conteúdo tenha maior alcance.

Quando iniciar o ao vivo, interaja com o público desde o começo. Não entre ao vivo e fique em silêncio esperando as pessoas chegar. Isso não é bom, pois quando os seus seguidores começarem a entrar e verem que você não está falando nada, eles desistirão e vão começar a sair.

Então, desde o início comece a conversar, traga algum assunto para interação até que chegue o momento de realmente iniciar com o conteúdo programado.

Preste atenção no tempo

Não se prolongue demais. O ideal é que previamente seja definido a quantidade de tempo que sua live shop vai ter e tente não passar muito do que foi decidido. Quanto mais objetivo, melhor, pois as pessoas cansam de enrolação.

Preste atenção se a plataforma que você escolheu possui algum tempo limite. O Instagram, por exemplo, permite transmissões de até 4 horas. Quando alcançasse esse limite, a transmissão se encerra automaticamente, lembre-se disso. O Facebook, o YouTube, o Twitter e o TikTok não possuem um tempo limite.

Salve a sua transmissão

Salvar sua transmissão ao vivo como uma publicação entre os seus conteúdos pode ser muito favorável para a sua marca. Assim, quem não conseguiu assistir na hora da transmissão, conseguirá ver, pois o conteúdo será mostrado no feed.

a live shop pode ser assistida tempo depois por quem não conseguiu ver na hora da transmissão já que o conteúdo seria mostrado no feed.

Em algumas plataformas, a live é salva automaticamente. Em outras, é necessário selecionar essa opção.

Acompanhe os resultados da live shop

O trabalho não acaba após a transmissão.

A grande maioria das plataformas permitem que o usuário consiga ver o número durante a live, o tempo médio assistido, o pico de visualizações, os comentários e número de novos inscritos a partir daquele ao vivo.

Agora, com toda a certeza, você já é capaz de planejar uma live shop para o seu e-commerce, com certeza você terá bons resultados, muito entretenimento e ótimos negócios para o seu público. Fique ligado que toda semana temos artigos interessantes como este! 😉

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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