Funil de Marketing: o que você precisa saber!

O Funil de Marketing trata da jornada em que seu público percorre desde o momento da primeira interação com sua marca até realizar uma compra, por exemplo. A ferramenta é importante para construir ações mais eficientes e que direcionam a Persona para as próximas etapas até se tornarem clientes.

Sendo assim, o Funil de Marketing tem a função de identificar o fluxo percorrido pelos Leads, prevendo caminhos e comportamentos e auxiliando na criação de ações que despertem uma tomada de decisão. Mas afinal, o que é como posso usar o Funil de Marketing? Continue a leitura do artigo e descubra!

O que é Funil de Marketing?

Para que as táticas de Marketing Digital sejam bem-sucedidas, é preciso atrair os consumidores de maneira voluntária, entender suas necessidades e oferecer as melhores soluções desde o primeiro contato. O Funil de Marketing é peça fundamental para o início desse processo. Seguindo uma estrutura desenhada por jornadas e canais, o caminho vai se estreitando até extrair os Leads mais qualificados com potenciais de vendas.

Sua principal vantagem está em segmentar o público-alvo, entender suas necessidades e quais são as alavancas que avançam os contatos para as etapas de vendas. Dessa maneira, um Funil de Marketing pode ser dividido em 4 etapas:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Vendas.

Sendo assim, trata-se de um ciclo que deve ser impulsionado para determinar o nível de maturidade dos clientes e quais devem ser os próximos passos para chegar na próxima fase, até enfim se tornar um cliente.

Funil de Marketing x Funil de Vendas

Existem dois funis no Marketing Digital: o Funil de Marketing e o Funil de Vendas.

Enquanto o objetivo dos profissionais de marketing é capturar Leads através de iniciativas de aquisição e qualificação, o Funil de Vendas precisa garantir o aproveitamento das melhores oportunidades, fazendo com que os contatos avancem para as fases de negociação. Apesar de dividirem responsabilidades distintas, tanto Marketing quanto Vendas precisam ser melhores amigos para que os processos de aquisição de Leads, nutrição e vendas caminhem juntos.

Por isso, é preciso integrar as áreas desde o início de projetos como Inbound Marketing e Inside Sales, por exemplo. A troca entre as áreas pode auxiliar no entendimento da Persona e identificar o estágio ideal para a passagem de oportunidades ao time comercial.

Como construir estratégias para o Funil de Marketing?🏗️

Talvez a resposta mais simples seja: comece criando ações compatíveis a cada jornada. Mas se você chegou até aqui, deve estar se perguntando como adotar todas essas iniciativas, não é mesmo? Constantemente os visitantes e usuários encontram-se em estágios incomuns.Isso significa que é impossível determinar qual ação será bem-sucedida sem compreender o que eles esperam de cada momento. As estratégias para um Funil de Marketing Digital não são diferentes: agora é preciso dividir suas jornadas em estágios de evolução para conduzir os Leads até as compras. 

Topo do Funil de Marketing

Nessa fase as pessoas ainda estão pesquisando por uma solução. Geralmente estão no despertar e buscando entender sobre algum assunto que caracteriza um desafio.Por isso, o melhor caminho é a educação. Os conteúdos de Topo de Funil podem esclarecer dúvidas básicas sem nenhum tipo de conexão comercial. O objetivo é atrair o maior número de pessoas através de abordagens, por exemplo, posts, otimizações de SEO e publicações nas redes sociais.

Meio do Funil

Aqui o objetivo é transformar visitantes em Leads e identificar quais possuem mais chances de chegar até as vendas.

Aqui, as pessoas que se encontram no Meio de Funil já possuem uma maturidade e adesão maiores, ou seja, estão mais preparadas para se aprofundarem nos assuntos.Geralmente já sabem que possuem um problema e estão buscando descobrir soluções.

Nesse momento é preciso oferecer caminhos para a conversão com formulários, Landing Pages ou até mesmo uma inscrição para consultoria gratuita. O ideal é que os conteúdos e campanhas de marketing possuam em sua narrativa uma oferta direta e que identifique o cenário dos Leads. 

Você poderá oferecer:

  • e-Books;
  • Planilhas;
  • Whitepapers;
  • Templates;
  • Cadastro em eventos, etc. 

Quando os Leads entregam seus dados (e-mail, telefone e nome) é o momento de armazená-los em uma Automação de Marketing para descobrir quem está mais propenso a receber um contato de vendas.Na prática, as pontuações vão servir para categorizar quais oportunidades estão preparadas para receberem contato, respectivamente. 

Fundo do Funil de Marketing

O Fundo de Funil abre espaço para falarmos com pessoas que estão prontas para receberem uma abordagem de vendas. 

Agora é possível enviar conteúdos promocionais, cupons de desconto, oferecer teste grátis ou falar abertamente sobre o seu negócio.

O objetivo aqui é incentivar o fechamento de Vendas e tornar o processo comercial mais fluído e barato. Portanto, vale considerar neste estágio todas as ações e abordagens que são primordiais e facilitadores para a compra.  

É preciso reforçar que sem a ajuda de ferramentas, esse processo se torna mais custoso já que os Leads possuem momentos diferentes e interagem de múltiplas formas de um estágio para outro.Sem o uso de uma ferramenta para Automação de Marketing não é possível persegui-lo ou saber na hora quando há alguma levantada de mão. 

A ferramenta é preciosa para o sucesso do Funil de Marketing já que possui todos os caminhos que conectam a jornada dos Leads, exemplificando o que executar em cada etapa para que a empresa destine ações de sucesso, sem queimar oportunidades.

Conclusão🚀

Você viu até aqui a potência de um Funil de Marketing e como construí-lo.Trata-se de uma etapa importante para a implementação de qualquer estratégia on-line e pode ser utilizado para aumentar a visibilidade do negócio e elevar a autoridade no mercado.Fique ligado em nosso Instagram, pois vamos te falar como você pode criar um Funil de Marketing para sua empresa. Até lá!😉🚀

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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