Estratégia de cupom de desconto: como fazer em 5 etapas

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma estratégia eficaz de cupom de desconto deve levar em consideração o interesse do cliente, o objetivo de aumentar as vendas e a margem de lucro do empreendedor. No entanto, surge a pergunta: como posso criar uma estratégia de cupom de desconto eficiente? 

Para te ajudar com isso, preparamos um conteúdo bem legal junto com a SmartHint, parceira aqui da Effect.

Como planejar uma estratégia de cupom de desconto?

Para criar estratégia de cupom de desconto considere os seguintes 5 passos:

1) Estabeleça o objetivo da campanha de desconto 

Assim como em todas as ações de marketing e vendas de uma loja virtual, uma campanha de desconto precisa ser planejada para alcançar os objetivos do lojista. Afinal, há sempre uma razão para oferecer seus produtos por um valor abaixo do preço original, não é mesmo? Confira os principais objetivos:

Queimar estoque: quando há necessidade de reduzir o volume de mercadorias em estoque e gerar capital para a compra de novos produtos. 

Atrair novos clientes: usando o desconto como argumento de venda para conquistar novos clientes. 

Fidelizar clientes existentes: geralmente quando o cupom é oferecido para a base de clientes já existente. 

Competir com a concorrência: em situações em que outros e-commerces estão realizando campanhas de desconto ou em eventos de venda nacional, como a Black Friday

Com esses objetivos em mente, é importante compreender qual é o objetivo da sua estratégia. Isso irá ajudá-lo(a) a definir o tipo de promoção mais adequado para alcançar o que deseja.

Vamos considerar que seu objetivo seja queimar o estoque de mercadorias, ao mesmo tempo em que deseja aumentar o valor médio do pedido dos clientes. Um bom exemplo de cupom de desconto é o progressivo.

Os descontos progressivos aumentam o percentual de abatimento no valor da compra, de acordo com o valor gasto pelo cliente.

Eles podem ser calculados com base no valor da compra ou no número de itens. Por exemplo, 10% de desconto em compras acima de R$100, 20% em compras acima de R$150.

Outra opção para esse tipo de promoção é: 40% de desconto na compra de 1 item, 50% de desconto na compra de 2 itens, 60% de desconto na compra de 3 ou mais itens.

2) Calcule o preço mínimo para venda

É essencial compreender o valor mínimo pelo qual uma mercadoria pode ser vendida sem prejuízo ao precificar produtos para o seu e-commerce.

Ao estabelecer o preço de um produto, é crucial considerar os custos associados à mercadoria, bem como os custos fixos da empresa.

É importante ter em mente que estratégias de cupom de desconto geralmente envolvem campanhas de marketing que exigem investimentos financeiros adicionais. Portanto, é fundamental levar em conta esses valores ao definir a margem de desconto a ser aplicada aos produtos.

3) Realize uma boa campanha de marketing

Conforme mencionado anteriormente, é fundamental considerar a realização de campanhas de marketing ao gerenciar descontos, uma vez que são essenciais para atrair e conquistar clientes, resultando no sucesso desejado para o seu negócio.

Nesse sentido, é recomendável criar um plano de marketing abrangente, que possa incluir diversas estratégias, como:

  • Anúncios pagos em canais populares, como Instagram Ads, Facebook Ads e Google Ads, visando alcançar um público mais amplo;
  • Ações de retargeting, que consistem em direcionar anúncios para usuários que já interagiram com o seu site ou produtos, aumentando as chances de conversão;
  • Publicações regulares e envolventes em redes sociais, para construir uma presença online forte e engajar os seguidores;
  • Utilização do e-mail marketing para ativar e fidelizar os clientes, oferecendo descontos exclusivos, promoções especiais e informações relevantes.

A implementação de um plano de marketing completo e bem estruturado pode potencializar o impacto das suas estratégias de desconto, auxiliando no alcance dos resultados desejados para o seu negócio.

4) Adote funcionalidades que impulsionem as taxas de conversão

Oferecer um preço de produto com desconto é certamente um atrativo para os consumidores na hora de tomar uma decisão de compra. No entanto, não é o único elemento que influencia a conclusão de um pedido.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Salesforce, 74% dos consumidores afirmam que provavelmente mudarão de marca se considerarem o processo de compra muito complicado. Portanto, é essencial que seu e-commerce se preocupe com a experiência do usuário ao acessar o site.

É importante lembrar que a atração do cliente é apenas uma etapa da jornada de compra. É fundamental garantir que, ao acessar o seu site, o comprador encontre facilmente os produtos que procura e, ainda, destacar outros itens que possam despertar seu interesse e aumentar o valor médio do pedido.

Para auxiliá-lo nesse processo, você pode contar com recursos como a busca inteligente e vitrines de recomendação – soluções que você pode encontrar na SmartHint. Essas funcionalidades contribuem para que os visitantes encontrem os produtos desejados com facilidade, melhorando a experiência de compra e, consequentemente, aumentando as vendas.

Em uma campanha de desconto, é importante ter em mente que você está reduzindo a margem de lucro dos produtos, mas aumentar a taxa de conversão é crucial para garantir um retorno financeiro interessante. Portanto, é indispensável investir em ações que otimizem cada visita ao seu e-commerce, contribuindo para a redução do custo de aquisição de clientes e o aumento do retorno sobre o investimento.

5) Fique de olho no calendário do e-commerce

O e-commerce é marcado por datas importantes, como o Natal, o Dia das Mães e, claro, a Black Friday. É essencial criar uma estratégia de cupom de desconto alinhada ao calendário do e-commerce para manter a competitividade no mercado, reativar clientes fiéis e conquistar novos consumidores.

Para isso, comece o planejamento das suas ações com antecedência e busque sair na frente da concorrência. Ao definir os tipos de promoção que serão realizadas pela sua loja nessas ocasiões, tenha em mente os seguintes cuidados que listamos abaixo.

Use a criatividade

Busque criar campanhas distintas, capazes de despertar a atenção do potencial comprador, oferecendo algo que a concorrência não possua.

Tente descobrir quais ofertas mais agradam seus clientes

Dentre as opções de cupons de desconto, estão inclusas ofertas progressivas, descontos significativos, frete grátis, compre um e leve outro, entre outras estratégias.

Observe quais são os melhores canais de atração

Procure por informações que apontem os canais de atração mais eficazes, a fim de realizar um investimento preciso.

Defina qual será o perfil do seu consumidor ideal

Compreenda o perfil do seu cliente ideal e da sua persona, identificando aqueles que mais compram de você e direcionando seus investimentos para esse grupo.

Preste atenção nas tendências do mercado

Observe as demandas do mercado para compreender quais produtos estão em alta e entender as necessidades dos consumidores.

Quais são os benefícios de criar uma boa estratégia de cupom de desconto?

Se não for devidamente calculado, um cupom de desconto pode resultar em prejuízos para o e-commerce, levando a venda de produtos abaixo do seu preço de custo. No entanto, quando bem planejada, uma campanha de desconto pode trazer diversos benefícios, tais como:

  • Superar vendas baixas;
  • Aumentar as taxas de conversão;
  • Gerar lucro;
  • Atrair novos consumidores;
  • Fidelizar clientes.

Esperamos que esse conteúdo possa ajudar você a alavancar ainda mais o seu e-commerce! E não esqueça de não perca nenhuma dica do nosso blog, ok? 😉

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Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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