Black Friday 2022: principais resultados

A Black Friday 2022 já aconteceu e passado quase um mês, estudos referentes a data foram divulgados. E é importante que os e-commerces analisem os resultados, além de avaliar os números do mercado como um todo para que assim possam se planejar para a data ano que vem.

A edição deste ano marcou a primeira queda nas vendas da Black Friday no país desde o início do evento. De acordo com um relatório da Confi.Neotrust, a receita online do evento caiu 23% em relação ao ano passado.

A crise econômica pela qual estamos enfrentando, assim como a Copa do Mundo, o cenário global, o aumento dos preços dos combustíveis e a retomada das vendas presenciais foram alguns dos motivos que influenciaram esse resultado.

Dado que os resultados da Black Friday são um reflexo direto das tendências atuais de gastos, é importante entender as conclusões e insights dessa edição.

O contexto atípico da Black Friday

O mercado subestimou o impacto da estreia do Brasil na Copa do Mundo, que coincidiu exatamente com a quinta-feira anterior à Black Friday.

Segundo o estudo citado anteriormente, o foco dos brasileiros no jogo tirou o brilho dos anúncios, gerando R$ 939 milhões em vendas, o que causou uma queda de 36,3% nas vendas do dia em relação ao ano anterior.

Precisamos lembrar que essa queda já era prevista pelo mercado, mas na própria sexta-feira esperava-se uma recuperação. No entanto, a queda continuou e o faturamento foi 28,1% menor do que em 2021.

Faturamento da Black Friday caiu 23%

Olhando para o período de 24 a 27 de novembro, quinta pré Black Friday a domingo pós black, as lojas virtuais registraram um total de 10 milhões de pedidos, 18% a menos que no ano passado.

O faturamento da foi de R$ 6,15 bilhões, uma queda de 23% em relação a 2021. Em contrapartida, 8 milhões de usuários fizeram compras online no período, o que representa 1%.

Com isso, o ticket médio ficou menor que no ano passado. Na Black Friday, os pedidos ficaram em média de R$ 733,07, ou 5,9% a menos que na última edição.

A Proposta de Valor no E-commerce

A Black Friday é um dos eventos promocionais mais importante do calendário do varejo. Assim, os clientes esperam preços mais baixos do que no resto do ano.

No entanto, 53,4% dos produtos oferecidos no ambiente digital não tiveram redução de preço, informou a Confi.Neotrust.

Além disso, os custos médios de entrega aumentaram 5,9% e a oferta de entrega gratuita diminuiu três pontos percentuais em relação a 2021.

Frustração na experiência de compra

Não só o valor a se pagar que gera a expectativa do cliente. Esse ano, também tivemos cenários negativos na experiência de compra.

Segundo o Procon-SP, foram registradas quase duas mil denúncias até segunda-feira, 2 de dezembro.

As principais reclamações foram:

 – Atraso ou não entrega do produto; 37%

 – Pedido cancelado após checkout; 13%

 – O produto ou serviço entregue é diferente, incompleto ou danificado; 12%

 – O produto ou serviço não está disponível; 8%


Destaque para Alimentos e Bebidas

As categorias de produtos que tiveram o maior faturamento foram:

Vale destacar que na comparação com a Black Friday passada, o segmento de telefonia foi o que mais perdeu, no ano passado teve 19,5% do faturamento do e-commerce.

Esse cenário representa uma mudança no perfil de consumo do brasileiro.

Já considerando o número de pedidos, as categorias com melhor desempenho foram:

  • Moda e Acessórios (+14,5%);
  • Beleza e Perfumaria (+11,4%);
  • Alimentos e Bebidas (+7,2%);
  • Ar e Ventilação (+6,2%);
  • Utilidades Domésticas (+5,4%).

Nessa etapa, destaca-se o setor de alimentos e bebidas, que foi a categoria de produto mais vendida (31%).

Outros grupos de produtos que registraram crescimento na receita de vendas foram Brinquedos (+20,7%), Pet Shop (+10,4%), Beleza e Perfumaria (+7,8%), Saúde (+7,8%) e Utilidades Domésticos (+1,3%).

Pagamento por Pix aumentou 9,9 pontos percentuais

As formas de pagamentos mais utilizada esse ano foram:

O que chama a atenção é o aumento do uso das compras Pix, a qual a participação nos pedidos aumentou 9,9 pontos percentuais no período.

Considerando o cenário econômico, os consumidores também têm optado pelo parcelamento ao invés do crédito à vista.

O parcelamento de 2 a 6x aumentou 4,5 pontos percentuais em comparação com a última Black Friday.

As mulheres consumiram mais durante a black friday

Em relação ao perfil de consumidor é possível ver que:

  • 60,4 % dos pedidos foram feitos por mulheres;
  • 38,1% do faturamento foi realizado por clientes de até dois salários-mínimos e 33% por clientes de dois a quatro salários-mínimos;
  • A maior queda de faturamento foi nos estados de Mato Grosso, Goiás e Paraná
  • Já a menor queda foi nos estados do Amazonas, Amapá e Tocantins.

Atendimento

O WhatsApp se consagrou no ramo de atendimentos, isso é fato! Isso, porque, é impossível negar que os consumidores buscam formas mais práticas de atendimento.

Além disso, estão aderindo o WhatsApp para pesquisar, comprar e obter o atendimento que merecem, sejam pra tirar dúvidas  sobre produtos ou fazer possíveis reclamações.

Frete

E para fazer seu pedido, obviamente inclui frete, seja ele grátis ou não. Pode até ser um ótimo motivo para abandonar o carrinho, se o consumidor perceber o valor como alto.

Nesta Black Friday, a média de frete foi de R$ 28,63, elevando o valor em até 8% em relação ao do ano passado.  

Em relação ao envio expresso, o método de envio escolhido por quem deseja receber sua compra mais rápido em alguns casos até no mesmo dia, diminuiu em relação a 2021.

O que pode indicar que algumas entregas não foram tão urgente aos olhos do consumidor ou que alguns optam por entregas economicamente vantajosas.

Pontos de acertos

Taxa de recompra

Segundo o estudo publicado pela All In, esse ano, em média 7,1% dos consumidores voltaram a comprar na mesma loja, número ainda maior do que o apresentado no ano passado.

Essa porcentagem só reforça como é importante manter a comunicação com os clientes.

Assim, você consegue saber se o pedido chegou no prazo e em perfeitas condições, se ele precisa de ajuda e até para entregar conteúdo relacionado ao produto.

Abandono de carrinho

De fato, a qualidade das ofertas e a transparência das informações no site desde o início trouxeram muitos benefícios ao lojista e aos usuários.

Entre eles a diminuição do índice de rejeição, que na Black Friday caiu 12,8% em relação ao ano passado

Outros motivos que podem estar relacionados a esse resultado é:

  • Oferta indispensável
  • Benefícios de frete, como redução de custos de frete, gorjetas e até cupons de desconto que reduzem custos logísticos.

Black Friday antecipada

Vale lembrar também que uma das principais vantagens de uma estratégia de Black Friday antecipada para os varejistas é a possibilidade de vender mais sem pressa.

Há menos risco de sobrecarregar os sistemas operacionais e é mais fácil entregar os produtos no prazo, o que resolve um dos pontos problemáticos mais importantes para os clientes.

Apostas que já podem ser cadastradas para a Black Friday 2023 são, sem dúvida, a expectativa das ofertas.

Apesar da queda nas vendas e receita neste ano na Black Friday, o e-commerce ainda movimentou cerca de R$ 16,5 bilhões por mês, marcando uma importante recuperação.

Agora que te mostramos os dados mais relevantes dessa Black Friday, é preciso entender completamente as tendências de consumo para que você possa se preparar para a próxima Black Friday e realizar estratégias mais eficazes para o seu negócio.

Então, acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades.

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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