Equipe de E-commerce: Qual a formação ideal? PT2

Como prometido no artigo anterior sobre equipe de e-commerce, vamos falar sobre os profissionais avançados necessários na equipe de sua empresa, quando o E-Commerce atingir grandes patamares. Alguns especialistas podem ser de grande ajuda caso esteja buscando atender de forma mais competente, e outros podem ter habilidades mais completas do que os especialistas citados no artigo anterior. Com certeza com a contratação desses profissionais sua equipe de e-commerce será completa.

Equipe completa de e-commerce

Abaixo está cada um dos profissionais, seus cargos e suas funções:

Analista de Marketing

Ele é o principal responsável pela preparação e análise de estratégias, produtos e resultados no marketing. O profissional faz pesquisas do mercado e analisa seus compradores para saber quais necessidades precisam ser atendidas e quais serviços precisam ser feitos. De certa forma, ele é um complemento do Analista de Marketing Digital.

Analista de Social Media (mídias sociais)

Este profissional é quem cuida das redes sociais de uma loja virtual ou e-commerce. Ele quem faz o planejamento e a criação de posts, gerenciamento de páginas, monitoramento e otimização dos meios digitais de uma empresa.

Analista de SEO

Ele é quem faz a otimização de páginas em sites e ele também analisa dos códigos de um site, html, urls, buscando sempre o melhor posicionamento dentre os buscadores, como: Google, Yahoo, Bing, entre outros. Tudo isso para que seu site crie uma grande relevância em buscas orgânicas.

Analista de CRO (Conversion Rate Optimization)

O Analista de Otimização de Conversões irá gerenciar pontos chaves de conversão dentro do funil de marketing, por exemplo: landing pages e formulários de cadastro de Leads. O profissional principalmente irá otimizar a conversão de lead para o cliente e vai buscar aumentar a eficácia do funil através de otimizações em todos os passos do processo de venda.

Analista de UX (User Experience)

Traduzindo do inglês para o português, seu nome significa Analista de Experiência do Usuário. O profissional busca entregar experiências melhores durante todo o processo do seu cliente na sua loja virtual, seja através do seu site ou do seu aplicativo, ele se preocupa com todos os detalhes para que nada atrapalhe ou haja atrito nesse processo e a sua experiência seja negativa com a marca.

Analista de Qualidade

O Analista de qualidade é o profissional que vai verificar os processos realizados em uma empresa, analisa e controla o desempenho e evitando que a empresa ande fora dos planos definidos, revisa procedimentos da área e avalia outras áreas relacionadas a qualidade. Ele precisa sempre se manter atualizado sobre as normas da área e controla documentos importantes do Sistema de Gestão da Qualidade.

Analista de Atendimento

Este profissional além de fazer o atendimento ao cliente, também faz um levantamento sobre as necessidades do cliente, trabalha com o esclarecimento de dúvidas, reclamações pelo celular e sugestões.

Analista de Marketing Digital

O Analista de Marketing vai cuidar da análise das estratégias nos meios digitais, e resultados do marketing dentro do e-commerce. De forma simples, ele vai ser contratado para fazer a criação, desenvolvimento e determinação dos resultados de estratégia do Marketing Digital em seu e-commerce.

Programador Front-end

Este programador desenvolve e projeta interfaces, sendo assim, tudo que aparece na tela do celular, como o usuário irá interagir com a página web, é front-end. Ele trabalha com HTML, CSS e Javascript, manutenção e otimização de websites e interfaces, gestão de fluxo de trabalho do software, melhora de velocidade de carregamento entre outras.

Programador Back-end

Já o back-end trabalha com o software, ou seja, ele programa, faz codificações e testa sistemas variados. Ele também faz a manutenção desses sistemas, com isso em alguns momentos eles fazem atualizações necessárias para atender ainda melhor as necessidades dos usuários.

Arquiteto de Software

O Arquiteto de Software é um desenvolvedor que irá determinar alguns processos e as tecnologias necessárias para a equipe de desenvolvimento. Ele também faz a parte de solucionar problemas de codificação. Em outras palavras, sua principal função é encontrar soluções de software que vão se alinhar aos objetivos e às necessidades de tecnologia da empresa.

Gestores para sua equipe de e-commerce

Agora são os 3 principais cargos de liderança em equipes de e-commerce:

Diretor de Marketing (CMO)

O diretor de marketing é quem conecta a estratégia da empresa com a estratégia da equipe de marketing, fazendo a priorização de projetos, obtenção de orçamento e acompanhamento dos resultados.

Gerente de Marketing Digital

Este profissional é quem faz o acompanhamento e aumenta a produtividade da equipe, distribui o orçamento, faz o alcance de metas e faz a análise dos resultados das campanhas e faz conexão direta com o Gerente de Marketing Digital.

Coordenador de Marketing Digital

O coordenador de Marketing Digital faz a distribuição de tarefas, atendimento, avaliação da qualidade técnica das entregas, planejamento da capacitação da equipe.

Eai, percebeu como ter uma equipe de e-commerce completa tem mais funções do que você imagina? Mas com certeza toda essa equipe fará com que você alcance grandes patamares e venda muito mais!

Picture of Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

Compartilhar matéria

Se inscreva para receber as novidades