Quem utiliza um calendário de conteúdo segue um princípio importante do marketing digital, que é a postagem regular.
O conteúdo gera resultados de longo prazo, já que isso é mostrado através de vários artigos.
Além disso, quando sua estratégia de conteúdo é planejada em um calendário, é mais fácil se manter organizado, focar nos prazos e ser mais produtivo.
Se você quer saber o que é, como funciona e até mesmo como criar um calendário de conteúdo, continue acompanhando o post.
O que é o calendário de conteúdo?
Os calendários de conteúdo são projetados para organizar todos os tipos de conteúdo, por exemplo, postagens de blog, e-mails, vídeos, postagens de redes sociais, etc.
Um calendário de conteúdo lista todas as postagens que você planeja fazer e publicar no futuro.
De um lado, ajuda no planejamento das tarefas acordadas e na publicação do conteúdo.
Por outro lado, ele se baseia em dados de comportamento do usuário para melhorar a eficácia dos trabalhos publicados.
Vale lembrar que, o calendário de conteúdo inclui todos os tipos de conteúdo, enquanto o calendário de mídia social apenas organiza campanhas e postagens de redes sociais.
Por que os calendários de conteúdo são importantes?
A fim de te ajudar, te mostramos algumas maneiras pelas quais os calendários de conteúdo podem ajudar sua estratégia de marketing de conteúdo:
Primeiramente, um calendário de conteúdo garante que todas as suas atividades relacionadas ao conteúdo estejam realmente sendo feitas.
Se você for desorganizado com o seu cronograma de produção de conteúdo, com certeza vai esquecer das coisas.
Em outras palavras: o calendário garante que nada fique de fora.
Posteriormente, o calendário facilita a colaboração com sua equipe (e parceiros externos).
Se você produz conteúdo sozinho, talvez nem precise de um calendário de conteúdo. Mas quando seu conteúdo é contribuído com outras pessoas, você precisa de algo para manter todos na mesma página.
Pois, quando uma pessoa precisa comunicar o andamento da tarefa a quem executa a próxima etapa, é possível que haja ruídos e atrasos.
Ao mesmo tempo, o calendário de conteúdo fornece uma visão geral de seus conteúdos futuros.
Aqui estão mais alguns benefícios tanto quanto os já citados:
- Nunca perde datas ou eventos importantes.
- Veja os espaços em branco na produção de conteúdo.
- Gerencie todo o fluxo de trabalho de conteúdo do início ao fim.
- Descubra onde você pode misturar as coisas e experimentar novas ideias.
- Criação de oportunidades de colaboração.
- Fique atualizado sobre todos os projetos de conteúdo.
- Responsabiliza todos em sua equipe.
- Você vê obstáculos e desaceleração da produção.
- Toda produção de conteúdo tem uma fonte comum.
- Fornece uma visão panorâmica de todo o processo de produção de marketing de conteúdo.
- Planeje com antecedência tendências sazonais, grandes eventos e marcos do setor.
Por que usar um calendário de conteúdo?
Maior produtividade
Sem dúvida, agendar seus artigos é uma maneira eficaz de se manter produtivo.
Sabendo quando os conteúdos devem subir, a equipe de marketing inicia o trabalho guiada por objetivos claros, ou seja, todos sabem o que precisa ser feito.
Na administração, o calendário também funciona como um verificador para que as equipes de produção de conteúdo possam ser cobradas quando os prazos se aproximam.
Maior economia
Utilizar um calendário de conteúdo também é uma forma de gerenciar melhor os recursos, principalmente o tempo.
De fato, os redatores e revisores podem organizar melhor as rotinas para manter as tarefas dentro do cronograma.
Em escritórios onde os prazos são sempre muito apertados, isso significa economizar e evitar prejuízos por atrasos de entregas.
Melhores resultados de SEO
Gerar tráfego, leads e resultados é um esforço de longo prazo em termos de estratégia de SEO.
Ao organizar a publicação de conteúdo, é possível estabelecer metas para isso, afinal a empresa já previu a parte mais trabalhosa do processo.
Por exemplo, digamos que ao criar uma estratégia de conteúdo, foi considerado um período de 6 meses para atingir o objetivo.
Ou seja, isso requer um cronograma para garantir que o conteúdo seja publicado no prazo.
O calendário de conteúdo funciona também como um suporte para junção com outras áreas, como a vendas e marketing e mídia paga.
O que um calendário de conteúdo deve incluir?
Em primeiro lugar, você precisa adicionar o conteúdo que deseja agendar ao seu calendário de conteúdo.
Ao adicionar à programação, você pode ver como são seus cronogramas atuais e qual o andamento do conteúdo.
Podem incluir, por exemplo:
- Postagens no blog
- postagens de mídia social
- Fotografia
- Vídeos
- Infográficos
- Estudos de caso e depoimentos
- Gráficos
- E-books
- Notícias e anúncios da empresa ou do setor
- Lançamentos de novos produtos
- Comunicados de imprensa
- Conteúdo sazonal ou específico do evento
Quais são os tipos de calendário de conteúdo?
Existem diversos tipos de calendário de conteúdo.
Para facilitar para a equipe de marketing, são divididos por canais, por mais que possa parecer mais prático o uso de um único que abrace todos os meios de comunicação utilizados pela empresa.
Calendário de Blog
Tem o objetivo de planejar posts para o blog que irão ser postados ao longo de um período, de tal forma que seja melhor para a equipe.
Alguns elementos que podem conter nele são, só para exemplificar:
- Título do texto
- Palavra-chave principal
- Palavras-chave secundárias
- Palavras-chave relacionadas
- Links de referência
- Orientações gerais para a escrita
- Formato
- Estágio do funil
- Objetivo, editoria, autor, meta descrição, subtítulos, CTA etc.
Calendário de redes sociais
Esse modelo possibilita enxergar o que será postado em todas as redes sociais, já que cada plataforma entrega o conteúdo de formas diferentes.
Pode ter, por exemplo:
- Data e horário de publicação
- Canal (ou rede social)
- Editoria
- Formato
- Estágio do funil
- Objetivo, texto, responsável etc.
Calendário de e-mail marketing
No calendário de e-mail marketing, você pode colocar todo o conteúdo que será enviado por meio de newsletters.
Nesse sentido, pode conter:
- Data de envio
- Links inseridos
- Comportamento
- Estágio do funil
- Objetivo, responsável etc.
O que você achou do conteúdo? Quer sabe mais sobre o assunto?
Então, fique de olho no nosso blog e não perca mais nada sobre o assunto!
No próximo post, iremos te ajudar a colocar na prática o calendário de conteúdo!