Calendário de conteúdo: o que é e muito mais!

Quem utiliza um calendário de conteúdo segue um princípio importante do marketing digital, que é a postagem regular.

O conteúdo gera resultados de longo prazo, já que isso é mostrado através de vários artigos.

Além disso, quando sua estratégia de conteúdo é planejada em um calendário, é mais fácil se manter organizado, focar nos prazos e ser mais produtivo.

Se você quer saber o que é, como funciona e até mesmo como criar um calendário de conteúdo, continue acompanhando o post. 

O que é o calendário de conteúdo?

Os calendários de conteúdo são projetados para organizar todos os tipos de conteúdo, por exemplo, postagens de blog, e-mails, vídeos, postagens de redes sociais, etc.

Um calendário de conteúdo lista todas as postagens que você planeja fazer e publicar no futuro.

De um lado, ajuda no planejamento das tarefas acordadas e na publicação do conteúdo.

Por outro lado, ele se baseia em dados de comportamento do usuário para melhorar a eficácia dos trabalhos publicados.

Vale lembrar que, o calendário de conteúdo inclui todos os tipos de conteúdo, enquanto o calendário de mídia social apenas organiza campanhas e postagens de redes sociais.

Por que os calendários de conteúdo são importantes?

A fim de te ajudar, te mostramos algumas maneiras pelas quais os calendários de conteúdo podem ajudar sua estratégia de marketing de conteúdo:

Primeiramente, um calendário de conteúdo garante que todas as suas atividades relacionadas ao conteúdo estejam realmente sendo feitas.

Se você for desorganizado com o seu cronograma de produção de conteúdo, com certeza vai esquecer das coisas.

Em outras palavras: o calendário garante que nada fique de fora.

Posteriormente, o calendário facilita a colaboração com sua equipe (e parceiros externos).

Se você produz conteúdo sozinho, talvez nem precise de um calendário de conteúdo. Mas quando seu conteúdo é contribuído com outras pessoas, você precisa de algo para manter todos na mesma página.

Pois, quando uma pessoa precisa comunicar o andamento da tarefa a quem executa a próxima etapa, é possível que haja ruídos e atrasos. 

Ao mesmo tempo, o calendário de conteúdo fornece uma visão geral de seus conteúdos futuros.

Aqui estão mais alguns benefícios tanto quanto os já citados:

  • Nunca perde datas ou eventos importantes.
  • Veja os espaços em branco na produção de conteúdo.
  • Gerencie todo o fluxo de trabalho de conteúdo do início ao fim.
  • Descubra onde você pode misturar as coisas e experimentar novas ideias.
  • Criação de oportunidades de colaboração.
  • Fique atualizado sobre todos os projetos de conteúdo.
  • Responsabiliza todos em sua equipe.
  • Você vê obstáculos e desaceleração da produção.
  • Toda produção de conteúdo tem uma fonte comum.
  • Fornece uma visão panorâmica de todo o processo de produção de marketing de conteúdo.
  • Planeje com antecedência tendências sazonais, grandes eventos e marcos do setor.

Por que usar um calendário de conteúdo?

Maior produtividade

Sem dúvida, agendar seus artigos é uma maneira eficaz de se manter produtivo.

Sabendo quando os conteúdos devem subir, a equipe de marketing inicia o trabalho guiada por objetivos claros, ou seja, todos sabem o que precisa ser feito.

Na administração, o calendário também funciona como um verificador para que as equipes de produção de conteúdo possam ser cobradas quando os prazos se aproximam.

Maior economia

Utilizar um calendário de conteúdo também é uma forma de gerenciar melhor os recursos, principalmente o tempo.

De fato, os redatores e revisores podem organizar melhor as rotinas para manter as tarefas dentro do cronograma.

Em escritórios onde os prazos são sempre muito apertados, isso significa economizar e evitar prejuízos por atrasos de entregas.

Melhores resultados de SEO

Gerar tráfego, leads e resultados é um esforço de longo prazo em termos de estratégia de SEO.

Ao organizar a publicação de conteúdo, é possível estabelecer metas para isso, afinal a empresa já previu a parte mais trabalhosa do processo.

Por exemplo, digamos que ao criar uma estratégia de conteúdo, foi considerado um período de 6 meses para atingir o objetivo.

Ou seja, isso requer um cronograma para garantir que o conteúdo seja publicado no prazo.

O calendário de conteúdo funciona também como um suporte para junção com outras áreas, como a vendas e marketing e mídia paga.

O que um calendário de conteúdo deve incluir?

Em primeiro lugar, você precisa adicionar o conteúdo que deseja agendar ao seu calendário de conteúdo.

Ao adicionar à programação, você pode ver como são seus cronogramas atuais e qual o andamento do conteúdo.

Podem incluir, por exemplo:

  • Postagens no blog
  • postagens de mídia social
  • Fotografia
  • Vídeos
  • Infográficos
  • Estudos de caso e depoimentos
  • Gráficos
  • E-books
  • Notícias e anúncios da empresa ou do setor
  • Lançamentos de novos produtos
  • Comunicados de imprensa
  • Conteúdo sazonal ou específico do evento

Quais são os tipos de calendário de conteúdo?

Existem diversos tipos de calendário de conteúdo.

Para facilitar para a equipe de marketing, são divididos por canais, por mais que possa parecer mais prático o uso de um único que abrace todos os meios de comunicação utilizados pela empresa.

Calendário de Blog

Tem o objetivo de planejar posts para o blog que irão ser postados ao longo de um período, de tal forma que seja melhor para a equipe.

Alguns elementos que podem conter nele são, só para exemplificar:

  • Título do texto
  • Palavra-chave principal
  • Palavras-chave secundárias
  • Palavras-chave relacionadas
  • Links de referência
  • Orientações gerais para a escrita
  • Formato
  • Estágio do funil
  • Objetivo, editoria, autor, meta descrição, subtítulos, CTA etc.

Calendário de redes sociais

Esse modelo possibilita enxergar o que será postado em todas as redes sociais, já que cada plataforma entrega o conteúdo de formas diferentes.

Pode ter, por exemplo:

  • Data e horário de publicação
  • Canal (ou rede social)
  • Editoria
  • Formato
  • Estágio do funil
  • Objetivo, texto, responsável etc.

Calendário de e-mail marketing

No calendário de e-mail marketing, você pode colocar todo o conteúdo que será enviado por meio de newsletters.

Nesse sentido, pode conter:

  • Data de envio
  • Links inseridos
  • Comportamento
  • Estágio do funil
  • Objetivo, responsável etc.

O que você achou do conteúdo? Quer sabe mais sobre o assunto?

Então, fique de olho no nosso blog e não perca mais nada sobre o assunto!

No próximo post, iremos te ajudar a colocar na prática o calendário de conteúdo!

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Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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