Com certeza se você trabalha com vendas online, seja por meio de uma loja virtual ou de um marketplace ou até mesmo tenha uma loja física, você sabe que existem algumas datas que são estrategicamente fundamentais para obter bons resultados. Nesse aspecto, a Black Friday é uma dessas datas tão esperadas pelos vendedores e pelos consumidores!
Contudo, vender na última sexta-feira do mês de novembro, não é NADA FÁCIL. Por isso, saber as melhores tendências e as melhores práticas para estar preparado para essa data tão aguardada é de extrema importância. Pois dessa forma você estará preparado para se destacar da concorrência e assim poder conquistar ainda mais clientes de uma maneira bem estratégica.
Assim para te ajudar a organizar e deixar tudo preparado para essa sexta de promoções, segue 8 preparativos que você precisa ficar bem atento, para ter uma maior demanda de vendas:
1 – Realize uma Pré-Campanha:
Vale muito a pena apostar na estratégia de pré-campanha. Para isso, você precisa antecipar algumas ofertas, gerando a possibilidade de conquistar ainda mais reconhecimento no mercado.
Pois você apresentará ao consumidor ofertas e promoções, dando ao seu negócio boas chances de alavancar a base de clientes. Contudo tome cuidado, pois você precisa relacionar a pré-campanha com a Black Friday, para obter bons resultados.
2 – Faça uma pesquisa de mercado:
Sem dúvida, existem diversas maneiras de se tomar essa decisão, mas uma forma de te ajudar nessa decisão é analisar os preços da concorrência. Pois se você der um desconto e o valor do produto ficar acima da média do mercado, a probabilidade de compra será muito pequena.
O preço precisa ser atrativo, isso não significa que a oferta precisa ser muito inferior ao mercado. Procure analisar como estão os valores da concorrência, dando assim descontos significativos e vantajosos para os seus clientes.
3 – Revise o seu Estoque:
Principalmente na Black Friday, o que manda mesmo é oferecer descontos competitivos. Entretanto, não faça isso com todos os produtos da sua loja. Escolha alguns produtos que sejam mais procurados, faça uma excelente negociação com os seus fornecedores e aumente o estoque desses produtos.
Assim você conseguirá bons descontos na obtenção desses produtos e você apresentará descontos maiores aos seus consumidores. Dessa maneira não cometerá o erro comum de dar pequenos descontos, como por exemplo de 5% em toda loja.
Utilizando esse método você não irá correr o risco de vender produtos que você não tem mais em seu estoque. Outro ponto importante é deixar o seu estoque atualizado em todas as suas plataformas de venda e marketplaces, tanto antes quanto durante a Black Friday. Portanto, conte com um hub de integração equipado de funções que te ajudem a preservar o seu estoque sincronizado, isso será uma ótima maneira de evitar confusões.
4 – Crie ações de marketing digital voltadas para Black Friday:
Sem dúvidas, não dá para ficar fora das redes sociais. Procure sempre focar no engajamento no Facebook e Instagram. Pense em ações ou campanhas com antecedência, pelo menos 30 dias antes.
Por isso, é primordial que durante o ano, você já guarde uma verba voltada para os anúncios patrocinados nesse período, pois a concorrência será gigantesca, e você não pode falhar.
Procure também deixar seus clientes informados sobre suas promoções e condições distintas sobre a Black Friday. Como por exemplo, um brinde pode te dar bons resultados.
Esses são 4 preparativos! Ficou curioso em saber os outros 4? Aguarde o próximo post que vai sair em breve.