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Não deve ser novidade para você que a concorrência entre as lojas no ambiente online não para de crescer. E para aumentar as vendas, você precisa encontrar soluções e estratégias que diferenciem e destaquem seu negócio.
De fato, as lojas virtuais se tornaram uma importante forma de os varejistas chegarem aos consumidores – que hoje em dia raramente saem de casa para fazer compras.
Apesar de uma das maiores crises globais recentes no Brasil – que já vê a luz no fim do túnel – as vendas online cresceram 12,6%, para US$ 39,6 bilhões no primeiro trimestre de 2022.
Vejamos como você pode aproveitar todas as oportunidades oferecidas pelo digital para o sucesso da sua loja, reunimos algumas dicas, junto com os nossos parceiros da MailBiz, que vão te ajudar a se destacar da concorrência e assim aumentar as vendas.
1. Live Shopping
O Live Shopping é uma forma de fazer compras online onde o consumidor pode interagir com influenciadores e vendedores em tempo real. Segundo a 44ª edição do Webshoppers Report, essa abordagem se mostrou uma tendência de vendas que atingiu mais de 200 bilhões de dólares americanos em 2020. No Brasil, as conversões de vendas representaram em média 10% dos negócios em tempo real.
Combinando os melhores elementos do comércio eletrônico com o ao vivo, o Lives Commerce oferece aos espectadores a oportunidade de comprar produtos e serviços enquanto assistem a vídeos ao vivo. Demonstrações de produtos e a capacidade de fazer perguntas em tempo real são maneiras de se envolver muito mais.
2. Mobile (ou m-commerce)
A grande vantagem da M-commerce para aumentar as vendas da sua empresa começa na busca dos consumidores. O Google tem um algoritmo especial que prioriza sites compatíveis com smartphones. Em outras palavras, com uma pesquisa rápida de produtos, seu site já terá uma classificação mais alta do que seus concorrentes.
Além disso, há outro benefício importantíssimo que vai mudar a experiência do consumidor com a sua marca: a possibilidade de comprar onde, quando e como quiser, seja no celular ou tablet, enquanto cozinha ou dirige. por exemplo.
Como mostra o relatório de compradores on-line, as compras on-line são diferentes da finalização da compra e do pedido.
3. Frete Grátis
Frete grátis não é novidade nas compras online, mas nunca foi tão comum. Um relatório da Metapack mostra que 35% dos entrevistados consideraram os custos de envio a decisão final de compra.
Com a disseminação do comércio eletrônico, as demandas dos clientes tornaram-se mais visíveis. Portanto, a opção de frete grátis funciona porque os clientes querem sentir que fizeram um bom negócio, o que é um bom incentivo para o cliente tomar decisões.
Uma boa maneira de fazer isso é analisar os custos de envio como uma porcentagem do preço de compra. Depois de entender quanto você paga de frete a cada venda, você pode calibrar suas campanhas de frete grátis para obter melhores resultados, oferecendo menores custos de frete e aumentando seu ticket médio.
O relatório Webshoppers também mostra o impacto que o frete grátis tem na hora de conquistar o consumidor:
4. Relacionamento
Gerenciar uma loja online pode ser um grande desafio, principalmente quando o relacionamento com o cliente não existe no mundo físico. Toda a comunicação ocorre online. Portanto, os varejistas devem criar ferramentas para criar interações verdadeiramente eficazes com os consumidores.
Uma das melhores maneiras de conseguir isso é através da personalização. Mas engana-se quem pensa que usar o nome do destinatário na linha de assunto, cabeçalho ou corpo de um e-mail. Você precisa conhecer profundamente seu público-alvo para poder realmente entregar conteúdos, ofertas e campanhas que realmente atendam seus desejos e necessidades, permitindo que você construa relacionamentos e fortaleça seu relacionamento com seus clientes. É assim que a verdadeira personalização funciona.
Nossos parceiros da Mailbiz, tem um recurso chamado Impulse que ajuda a aumentar a taxa de recompra por meio da análise dos dados da última compra do cliente. Isso permite que você crie itens dinâmicos para listas de contatos com base no comportamento de compra recente.
Assim, utilizando o banco de dados e o histórico de pedidos feitos pelo cliente, o lojista pode segmentar sua base de contatos, comunicar e criar relacionamento com o cliente em outros canais além do e-mail.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a organizar e a entender ainda mais a jornada de compra do seu e-commerce.
E não se esqueça, toda semana postamos diversos tipos de dicas para ajudar a crescer o seu negócio. Não perca!
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