No post anterior, falamos sobre o que é Inbound Marketing e as etapas dentro dele. Então, nesse post iremos te dar algumas dicas de como estruturar uma estratégia de Inbound Marketing e atrair mais clientes.
Pois, uma estratégia de Inbound marketing de sucesso significa conhecer seus dados, planejar com antecedência e nunca parar.
Com algumas etapas importantes, você pode alcançar ótimos resultados e obter mais leads. Se liga só! 😉
Estratégias de Inboud Marketing
Conheça melhor o comprador
Agora que sabemos sobre as etapas do Inbound Marketing, vamos dar um passo atrás. Como você garante que atrairá e encantará as pessoas da maneira certa?
Todas as estratégias de Inbound Marketing são construídas em torno dos clientes. Estes são perfis fictícios derivados de seu público-alvo que incluem informações demográficas, como idade e etnia, bem como informações psicográficas, como traços de personalidade, desejos e dores.
Quanto mais informações você tiver sobre quem é seu comprador, mais exclusivas serão suas mensagens. É muito mais fácil falar com uma única pessoa do que falar com milhares.
Com uma criação de buyer personas você pode se ajudar a encontrar uma voz unificada e atraente para todos os conteúdos e comunicações futuras.
Com essa tática, sua marca ganha personalidade própria e pode criar conexões ainda mais profundas com os leads que realmente importam.
Preste atenção no SEO
Sem dúvida, SEO é uma parte importante de uma estratégia de Inbound marketing e merece mais investimento. É um conjunto de ferramentas e práticas que colocarão seu site e perfil no topo dos resultados de pesquisa do Google para palavras-chave relevantes.
Você pode conseguir isso primeiro com um site bem estruturado que tenha foco na arquitetura da informação e a usabilidade. Podemos citar por exemplo: palavras-chave relevantes, otimização de tags, um site responsivo, otimização de imagens, títulos informativos, meta descrições, etc.
Estratégia de Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é exatamente o que você precisa para conseguir melhores resultados com SEO. Ou seja, Isso significa planejar e produzir conteúdo interessante que beneficie sua persona e crie confiança em sua marca.
Você deve ser inteligente e resistente ao compartilhar conteúdo: poste sempre e pense nas diferentes etapas da jornada do cliente.
Além disso, outro conceito importante aqui é o funil de compra. Este modelo descreve uma jornada típica do cliente em quatro estágios principais: conscientização, interesse, desejo e ação.
Marketing de conteúdo é entregar informações boas, atraentes e confiáveis para todos do fundo de funil.
Tenha presença online
Por outro lado, alguns aspectos do Inbound Marketing não podem ser planejados. Dúvidas e reclamações são sempre direcionadas à empresa nas redes sociais. É sempre bom poder improvisar sob padrões estritos.
Se uma empresa não pode estar sempre presente, ela pode ser inteligente. Existem ferramentas e plataformas que organizam e automatizam o CRM que podem te ajudar.
Respostas rápidas fazem parte da alegria. Ou seja, esta é uma oportunidade de transformar a insatisfação em lealdade.
Também aqui ajuda conhecer bem a pessoa do comprador. Os clientes procuram mais do que pontos de venda. Eles buscam relacionamentos de longo prazo e identificação com as marcas que usam.
Uma marca com voz forte e personalidade definida como resultado passa a ser vista como uma pessoa e começa a conectar as pessoas.
Pós compra também é Inbound Marketing
Inbound não é só para atrair novos clientes, também é marketing para quem já converteu. O conteúdo e a comunicação podem ser projetados especificamente para falar com essas pessoas e convidá-las para uma experiência que elas gostem.
Pense nisso: é preciso menos esforço e dinheiro para adquirir um cliente fiel do que para atrair um novo cliente. A fidelização do cliente otimiza as ações de marketing e torna a empresa mais sustentável.
Certas estratégias funcionam bem para clientes regulares, por exemplo: cupons de desconto, e-mails automatizados e programas de fidelidade.
Nunca pare de acompanhar seus resultados
Como qualquer parte de um negócio, sem dúvida, os KPIs são essenciais para o sucesso de uma boa estratégia de Inbound marketing.
Eles ajudam você a entender seu público e investir mais nos canais e conteúdos certos.
Além disso, esses números mostram o desempenho do seu plano e fornecem informações que você pode alterar e ajustar à medida que avança.
Benefícios do Inbound Marketing
Assim como, além de gerar mais leads para o seu negócio, o Inbound Marketing proporciona outras vantagens importantes. Como, por exemplo:
- Melhora seus gastos com comunicação e estratégias de marketing
- Atrai consumidores que possam estar interessados em comprar seus produtos.
- Gera maior tráfego da sua loja online o que aumenta a visibilidade da sua marca;
- Prepara os leads até que se sintam à vontade para comprar na sua loja;
- Melhora o ranking da sua loja online nas buscas orgânicas;
- Segmenta para atingir cada lead de maneira personalizada, assim gerando mais clientes;
- Melhora a comunicação com seu público-alvo e com isso aumenta o seu engajamento.
Sem dúvida, todos esses benefícios se refletem no aumento das vendas e no aumento da margem de lucro.
Isto porque os seus clientes não procuram o seu negócio à procura de preços mais baixos, mas de uma marca que se destaca no mercado e é uma referência no seu ramo – o que lhe permite continuar a vender mais, mesmo a um preço mais elevado.
Você viu que os benefícios do inbound marketing são realmente bons? Talvez, então, seja a hora de começar a utilizar esse recurso em seu e-commerce, ainda mais agora que você conhece algumas estratégias e benefícios, não é mesmo?
Fique de olho no nosso blog para pegar mais dicas como essas e alavancar os resultados da sua loja!