É normal que você encontre em artigos sobre programação, dois termos bem comuns conhecidos por front-end e back-end. Esses dois funcionam como uma moeda de dois lados, mas cada um com seus caminhos e particularidades.
Por isso, neste artigo iremos falar sobre os dois de forma rápida e fácil. Então Vamos lá? Iremos começar por suas definições e depois suas especificações😉.
O que são?
De uma forma bem simples, podemos pensar nesses dois termos da tecnologia como um noticiário, onde temos a parte de trás das câmeras, e a parte de frente, onde vemos o programa acontecer.
Ou seja, o back-end se resume a tudo que está por trás do site, em que o usuário não tem acesso direto e não consegue interagir. Já o front-end corresponde à parte em que os usuários conseguem ver e interagir, como cores, fontes, menus, imagens entre outras funcionalidades.
Especificações do front-end
O front-end é o responsável por toda a estrutura, design, conteúdo, comportamento, desempenho e capacidade de resposta de um site, ou seja, tudo o que é apresentado aos usuários para interação. Resumidamente, ele trabalha para criar a arquitetura que fornecerá uma boa experiência às pessoas.
Por esse motivo, é essa parte da programação que certifica se um site é responsivo e funciona perfeitamente em todas as telas de variados dispositivos.
Assim como o back-end, o trabalho do desenvolvedor front-end também é baseado em algumas linguagens principais. São elas:
- HTML (Hypertext Markup Language): utilizada para documentação e páginas web a partir de marcação de hipertexto;
- CSS (Cascading Style Sheets): é uma linguagem de formatação de conteúdo, responsável pelo visual de um site; muito utilizada com HTML;
- JavaScript: a linguagem também é utilizada pelo front-end, com a JS você pode mostrar mensagens e outras informações, fazer verificações ou mudar dinamicamente a apresentação visual das páginas, conforme o comportamento que você deseja que sua página possua.
Especificação do back-end
Em uma abordagem mais técnica, o back-end envolve servidor, banco de dados e aplicação. Desta forma, o desenvolvedor é o responsável pela construção e por manter esses componentes juntos para que as informações estejam organizadas e armazenadas corretamente, o que permite que uma página funcione bem, de maneira segura e se mantenha no ar.
Por exemplo, quando você acessa um site na web, o servidor dessa determinada página envia todas as informações necessárias para que ela se torne visível e você consiga acessá-la. Mas não é só isso, o back-end é responsável também por armazenar dados e garantir a segurança do site todo.
Tudo isso é construído a partir de linguagens específicas de back-end, utilizadas para desenvolver a parte interna de um site. Algumas dessas linguagens são:
- PHP (Hypertext Preprocessor): linguagem de script específica para o desenvolvimento de sites e aplicações web;
- Phyton: lançada em 1991, é uma linguagem de alto nível utilizada para desktop, web, servidores e ciência de dados;
- Java: uma das linguagens mais populares que engloba plataforma de software e linguagem de programação;
- JavaScript: linguagem voltada para desenvolvimento web totalmente versátil.
Conclusão
É claro que o trabalho de um desenvolvedor back-end e front-end não se resume apenas às linguagens, existem ainda ferramentas de framework, bibliotecas, estruturas e softwares. Contudo, já fica evidente a diferença entre os dois termos da programação e a necessidade dessas duas áreas trabalharem em conjunto para fornecer boas experiências e conteúdo online.
Gostou de saber sobre o front-end e o back-end? Com certeza se você está buscando se especializar nessas duas áreas, você já tem uma base de conhecimento e o que precisa estudar.
Sendo assim, ainda existe mais coisas para se especializar na área de programação, então fique ligado que podemos postar mais conteúdos como este! Enquanto isso, você sabe a importância de ter sua loja virtual presente nas redes sociais?🚀🚀