4 – Faça Campanhas Personalizadas
O caminho para ter um relacionamento mais próximo e contínuo com o consumidor é por personalizar a experiência de compra, desta forma, mantendo-o engajado. A customização no e-commerce não é nada mais do que mostrar promoções personalizadas, recomendações de produtos e outros conteúdos para os seus visitantes, com base em características semelhantes. Como por exemplo, idade, renda, faixa etária, ocupação, informações demográficas e entre outros dados pessoais. Um bom exemplo disso é criar grupos como:
- Cliente inativos por mais de 1 ano
- Clientes que compram de forma regular
- Clientes que fazem um ticket médio maior que R$ “X”
Fazendo essas classificações, te ajudará a melhorar a comunicação e personalizará as suas campanhas. Assim elas serão mais direcionadas para cada grupo e te ajudará a melhorar a promoção dos produtos do seu site. Com essa estratégia, você aumentará as chances de chamar a atenção do público desejado e, deste modo, possibilitando uma maior demanda de vendas.
5 – Utilize a técnica Cross Selling
Uma técnica muito usada pelas lojas físicas e virtuais para tentar aumentar o ticket médio é a cross selling. Essa técnica consiste em proporcionar produtos referentes aos que estão sendo comprados.
Para utilizar essa técnica, alguns e-commerces elaboram kits com produtos semelhantes, deste modo possibilitando descontos na compra conjunta ou apenas fazendo a proposta de outros produtos. Como por exemplo: ofertar um teclado com mouse para completar a compra de um computador.
Desta maneira, muitas lojas virtuais utilizam campos como “outros produtos que você pode gostar”, “produtos recomendados” e entre outros. Mas, é necessário entender as necessidades do seu cliente e ajudá-lo por meio das sugestões. E lembre-se: não proporcione muitos produtos ao mesmo tempo, e nem aplique essa prática como um meio de diminuir o número de produtos dentro do estoque.
6 – Up Selling
O up selling é uma outra técnica de venda inclinada para ampliar o ticket médio e a lucratividade das vendas. Essa técnica consiste em proporcionar um upgrade, um ganho para melhorar a compra, isso pode ser um serviço, extensão de garantia ou um melhor produto.
Como por exemplo, isso ocorre quando você compra um produto tanto em lojas físicas e virtuais e, antes de fechar o pedido, você recebe a informação que “por mais R$150,00, você ganha mais 1 ano de garantia”.
Embora essa técnica seja muito vantajosa, ela precisa ser utilizada com muito cuidado. Pois é necessário compreender o que os clientes procuram, só para então oferecer as opções adicionais.
Se você utilizar essa técnica sem equilíbrio, ela pode transmitir aos seus consumidores a impressão de que a sua loja deseja empurrar itens que os clientes não precisam ou não querem, gerando assim uma imagem negativa para a sua empresa.
Postaremos as próximas e últimas 3 estratégias logo em breve, por isso fique de olho no nosso blog, para não conteúdos como esse!