Taxa de rejeição: o que é e sua importância – PT 2

No post anterior, te explicamos o que é a taxa de rejeição e como descobrir a do seu site.

Hoje te explicaremos quais os possíveis motivos para o seu site estar com uma taxa alta e como é possível reduzi-la. Então, confere aí!

Possíveis motivos para se ter uma alta taxa de rejeição

Página de carregamento lento

O carregamento lento da página pode ser um grande problema para as taxas de rejeição.

 Sem dúvida, a velocidade do site faz parte do algoritmo de classificação do Google.

E, por isso, ele deseja promover conteúdo que forneça uma experiência de usuário positiva e percebe que um site lento pode proporcionar uma experiência de usuário ruim.

Se para carregar, sua página demora mais que alguns segundos, os visitantes podem não ter paciência e abandonar a página.

Tag de título enganosa e/ou meta descrição

Sua tag de título e meta descrição resumem o conteúdo da sua página perfeitamente?

Se não, os usuários chegarão ao seu site pensando que seu conteúdo é sobre uma coisa, e vão descobrir que não é, e então voltar para o lugar de onde vieram de início.

Por mais que tenha sido um erro inocente ou você tenha tentado enganar o sistema otimizando uma palavra-chave para clickbait, felizmente é muito simples de corrigir.

Confira o conteúdo da sua página e faça o ajuste da sua tag de título e meta descrição de acordo. Ou reescreva o conteúdo para corresponder às pesquisas para as quais deseja atrair usuários.

Você também pode conferir qual meta descrição o Google gerou automaticamente para sua página para pesquisas comuns – o Google pode fazer a alteração da sua meta descrição e, se piorar, você pode tomar medidas para ajustá-la.

Conteúdo autossuficiente

Às vezes, seu conteúdo é influente o suficiente para fazer as pessoas buscarem rapidamente o que procuram e pularem!

Talvez você tenha uma página inicial que estabeleça apenas que o usuário preencha um formulário de lead.

Você pode determinar se a taxa de rejeição é um problema apenas observando o tempo que foi gasto na página e as métricas de duração média da sessão no Google Analytics.

Você também pode fazer testes UX e A/B para ver se a taxa alta pode ser um problema.

É sinônimo de sinal positivo, se o usuário passa alguns minutos ou mais em uma página, pois o Google entende que o usuário achou sua página relevante para sua consulta de pesquisa.

Mas, se o usuário gastar menos de um minuto na página (pode ser até uma página inicial otimizada com um formulário de CTA), peça ao leitor que leia uma de suas postagens de blog relacionadas após preencher o formulário.

Página em branco ou erro técnico

Se sua taxa de rejeição for excepcionalmente alta e você perceber que as pessoas estão gastando menos de alguns segundos na página, sua página provavelmente está vazia, retornando um erro 404 ou não está carregando corretamente.

Replique sua experiência visualizando as páginas de configuração de navegador e dispositivo mais populares para o seu público (por exemplo, navegador no computador e no celular, Chrome no celular, etc.).

Você também pode visualizar a cobertura no Search Console em Cobertura para ver o problema da perspectiva do Google.

Ou seja, corrija o problema você mesmo ou fale com alguém que possa – esse tipo de problema pode fazer com que o Google remova rapidamente sua página dos resultados de pesquisa.

A página não é compatível com dispositivos móveis

Embora os SEOs saibam quão importante é receber um site que seja compatível com dispositivos móveis, na prática não é bem assim que funciona.

O Google divulgou sua transformação para a indexação mobile-first em 2017, mas até hoje não podemos considerar muitos sites compatíveis com dispositivos móveis.

Sites que não foram otimizados para dispositivos móveis não são bem mostrados em dispositivos móveis – e, também, não carregam em uma velocidade rápida. Sendo sinônimo para uma alta taxa de rejeição.

Mesmo que o seu site tenha sido implementado usando os princípios do design responsivo, ainda é imaginável que a página ao vivo não pareça ajustada com dispositivos móveis para o usuário.

Às vezes, quando uma página é espremida em um celular, algumas das principais informações se movem para baixo da dobra.

Agora, em vez de se ter um título que corresponda ao que viram na pesquisa, os usuários de celular veem apenas o menu de navegação do seu site.

Supondo que a página não ofereça o que eles procuram, eles voltam para o Google.

Ainda assim, se você vir uma página com uma alta taxa de rejeição e nenhum problema flagrante aparecer imediatamente, teste-a em seu celular.

Você também pode checar se há problemas com dispositivos móveis no Google Search Console e no Lighthouse.

Pedir demais

Com toda a certeza, não pergunte a ninguém o seu número do cartão de crédito, o que faz da vida, pensão do avô e nomes dos filhos logo de imediato (ou, em alguns casos, nunca) – lembre-se: seu usuário ainda não tem confiança em você.

As pessoas estão dispostas a suspeitar por causa da quantidade de sites fraudulentos espalhados por aí.

Um grande pop-up, por exemplo, pedindo informações desnecessárias a primeiro momento, fará com que muitas pessoas se afastem de imediato.

Parte do seu trabalho é construir uma relação de confiança com seus visitantes.

Faça isso e todos os envolvidos serão mais felizes. Assim, o usuário sentirá que pode confiar em você e sua taxa de rejeição será menor.

De qualquer forma, se deixa os usuários felizes, o Google adora.

Como reduzir minha taxa de rejeição?

Acelere seu site

Mais rápido é sempre melhor quando se trata de SEO, certamente.

Monitorar a velocidade do site é uma tarefa que deve estar firmemente no topo da sua lista de tarefas de SEO.

Sempre há novas maneiras de compactar, otimizar e acelerar os tempos de carregamento. Por enquanto, faça o seguinte.

  • Comprima todas as imagens antes de carregá-las no site e use apenas o maior tamanho de tela necessário.
  • Verifique e remova quaisquer scripts, folhas de estilo e plug-ins estranhos ou irritantes. Se você não precisar deles, exclua-os. Se necessário, veja se existe uma opção mais rápida.
  • Básico: Use CDN, reduza o JavaScript e CSS e configure o cache do navegador.

Reduza os elementos irrelevantes

Por certo, não bombardeie seus visitantes com pop-ups, anúncios na web e outros conteúdos que não lhes interessam.

  • De fato, a sobrecarga visual pode levar a uma queda no número de visitantes.
  • Qual call to action é mais importante para a página?
  • Destaque de forma convincente.
  • Para todo o resto, mova-o para a barra lateral ou rodapé.
  • Edite, edite, edite!

Ajude as pessoas a chegarem mais rápido ao que desejam 

Quer fazer com que mais pessoas naveguem em seu site? Sem dúvida, facilite para eles.

Aproveite a navegação com pesquisa preditiva, filtros úteis e uma página otimizada “nenhum resultado encontrado”.

Redesenhe o menu de navegação e teste A/B como os menus suspensos complexos e simples afetam sua taxa de rejeição.

Então, adicione um sumário aos seus artigos longos com links âncora que levam as pessoas diretamente à seção que desejam ler.

Certifique-se de que seu conteúdo corresponda aos anúncios

Juntos, você pode pensar na tag de título e na meta descrição como um outdoor virtual para o seu site no Google.

O que quer que você anuncie na SERP, seu conteúdo deve corresponder.

Não chame sua página de “guia definitivo” se for um post curto com três dicas.

Não afirme ser o “melhor” aspirador de pó quando seus comentários de usuários mostram 3 estrelas, por certo o usuário irá desconfiar.

Torne seu conteúdo legível também:

  • Espace seu texto para deixar bastante espaço em branco.
  • Mais imagens de apoio.
  • Use frases curtas.
  • A revisão é sua amiga.
  • Use um modelo bom e limpo.
  • Não bombardeie os visitantes com muitos anúncios.

Afinal, o que você achou sobre o assunto? Já consegue ajustar a sua taxa de rejeição para o valor ideal, não é mesmo? Quer aprender mais sobre diversos assuntos relacionado ao marketing digital e a e-commerce?

Então, fique de olho no nosso blog e não perca nenhuma postagem!

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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