No mundo do marketing digital, muitas empresas olham para a taxa de conversão como uma métrica usada como um termômetro. Com o intuito de saber a real eficiência da comunicação do site ou de uma página exclusiva.
Há outras pessoas que preferem utilizar essa informação especificamente para definição de metas de um time comercial ou até mesmo um e-commerce.
Já outras pessoas optam somente para consultar esse dado anualmente, para compreender como foi o rendimento ao longo do ano todo e determinar ações estratégicas em cima disso. Neste post, vamos falar o que é a taxa de conversão.
O que é taxa de conversão?
Bom, de forma geral, quando escutamos a palavra taxa, imaginamos um valor em porcentagem, que normalmente está relacionada a cobrança, como taxa de juros, impostos, frete, coleta, etc. Nesse caso, é um pouco diferente, mas antes de entendermos sobre a taxa de conversão, precisamos entender o significado de conversão.
Conversão, excedendo o sentido religioso, é a aplicação bem-sucedida feita pelo usuário a uma tarefa ou ação pretendida. Pode ser que você ainda ficou um pouco confuso, e por essa razão vou tentar explicar melhor.
No mundo do marketing digital, há muitas ações que desejamos que a audiência faça. Inscrição em um canal, preencher um formulário, curtir ou comentar posts, etc. Quando essas ações acontecem, falamos que ocorreu uma conversão.
Deste modo, a taxa de conversão é a divisão entre o número de pessoas que visitaram seu site, pela quantidade de pessoas que de fato realizaram um compra.
Exemplo:
Pare para pensar, em um site que tenha 100 visitas diárias e 1 delas se tornar cliente. Isso significa que, nessa situação, a taxa de conversão é de 1%.
Se você tem um e-commerce, você não tem nada a oferecer aos visitantes da loja virtual além dos produtos. Por isso a conversão está ligada totalmente à venda. Assim, a partir deste instante, esse será o foco principal do artigo em relação a aumentar a taxa de conversão.
Desta forma, é importante entender que qualquer negócio na Internet se apoia em dois pilares principais: tráfego e conversão. Em vista disso, imagine que a sua loja virtual tenha 1000 visitas diárias e faça 10 vendas. Isso significa que a sua taxa de conversão é de 1%.
Nesse momento, se tem por alvo fazer 20 vendas por dia, existem dois caminhos possíveis. Ou você expande o tráfego para 2000 visitantes ou desenvolve a taxa de conversão para que ela atinja 2%.
Entretanto, para obter tráfego, é necessário investir em tempo ou em dinheiro. Agora, para otimizar a conversão, será preciso fazer pequenas alterações no seu site, em especial nos títulos, fotos e descrições do produto. Esse tipo de processo é bem mais rápido e com um investimento muito mais barato.
Como identificar os pontos de melhorias e os gargalos
Como certeza você já ouviu o termo “Jornada do Cliente”. Esse termo significa, toda pessoa nova que visualiza o seu e-commerce pela primeira vez percorre um determinado caminho. A linha de chegada é a compra. Porém, não é tão fácil seguir esse caminho, já que ele é desconhecido.
A Jornada do Cliente é formada de várias etapas. Chamar atenção dos clientes nos anúncios, visualização de produtos, cliques no link, encher o carrinho de compra, iniciar o checkout de pagamento. Estas são as principais.
Dessa forma, a taxa de conversão pode ser melhorada ainda mais. Ao conhecer esta métrica, você observará os obstáculos que estão dificultando a realização de vendas.
Para você ter uma ideia, por exemplo, seus anúncios podem estar funcionando bem. Mas, muitas compras são abandonadas no checkout. Desta forma, você sabe onde pode melhorar para aumentar a lucratividade do seu negócio.