O Google Analytics 4 está chegando! Não perca os dados do seu negócio!

Tempo de leitura: 15 minutos

A partir de 1º de julho de 2023, o Google Analytics que conhecemos atualmente, também chamado de Universal Analytics, será descontinuado para dar lugar ao Google Analytics 4 (GA4). Você pode estar se perguntando como isso pode afetar o seu e-commerce.

É importante que os varejistas se familiarizem com a nova ferramenta com antecedência, pois correm o risco de ficarem no escuro. Continue lendo este artigo que preparamos para vocês junto dos nossos parceiros da MailBiz, para entender o que fazer para manter seus dados e métricas fornecidos pelo Google Analytics, a fim de otimizar a gestão do seu negócio.

O que é o Google Analytics 4?

O Google Analytics 4 é a resposta do Google às mudanças no comportamento dos usuários e às novas regulamentações de privacidade de dados. A versão atual do Google Analytics, lançada em 2013, não consegue mais atender às demandas das empresas e dos consumidores, principalmente devido ao aumento do tráfego móvel e das experiências omnichannel.

Em 2020, o Google lançou o Google Analytics 4 para unificar os dados em uma plataforma e fornecer recursos avançados. Com o GA4, os lojistas podem obter insights mais específicos sobre a jornada do cliente e priorizar a privacidade no rastreamento. Alguns varejistas já estão aproveitando os benefícios dessa nova ferramenta, enquanto o Google Analytics Universal será descontinuado em julho deste ano.

Pontos de atenção do Google Analytics 4

O Google Analytics 4 é uma plataforma substancialmente diferente do Google Analytics Universal, com várias mudanças e avanços entre os dois modelos. A seguir, destacamos os principais pontos aos quais você deve estar atento ao adotar o GA4. Veja abaixo:

Não existe migração

É importante destacar, como lojista, que os dados do Google Analytics Universal não serão transferidos automaticamente para o Google Analytics 4. Será necessário criar uma conta no GA4 do zero. Portanto, quanto mais tempo você levar para criar sua conta no GA4, mais dados valiosos você deixará de capturar.

Além disso, é crucial notar que, embora você ainda tenha acesso aos dados do Google Analytics Universal até dezembro deste ano, não é aconselhável compará-los com os dados coletados pelo Google Analytics 4. Essas são ferramentas distintas e, como resultado, apresentam análises de dados diferentes.

Plano de Mensuração

No Google Analytics 4, todas as análises serão baseadas em Eventos, que representam as interações dos usuários enquanto navegam em seu site. Em vez de medir os cliques em URLs rastreadas, como era feito no Google Analytics Universal, agora é necessário compreender o caminho que o cliente percorre em sua loja virtual.

Por isso, o Plano de Mensuração se torna um aliado fundamental para o seu negócio. Nossa dica é planejar primeiro o que você deseja e precisa medir, para garantir que a coleta de dados não deixe de capturar itens importantes para a análise.

Ao criar seu Plano de Mensuração, leve em consideração as macros, micro e nano conversões. No contexto de e-commerces:

– A macro conversão é o objetivo principal: as vendas.

– As micro conversões são etapas da jornada de conversão pelas quais o consumidor passa até realizar a compra, como adicionar produtos ao carrinho, iniciar o check-out e fornecer informações de pagamento.

– As nano conversões são ações dos consumidores que não estão diretamente relacionadas à conversão final, como clicar no menu, assistir a um vídeo ou fazer perguntas pelo chat.

Fim da taxa de rejeição

A taxa de rejeição é um indicador utilizado para compreender o comportamento dos usuários em um site. Essencialmente, essa taxa representa o número de usuários que acessaram o site, mas não realizaram nenhuma interação antes de sair.

Atualmente, o cálculo da taxa de rejeição é realizado pelo Google Analytics Universal dividindo as sessões de página única pelo total de sessões. Em outras palavras, a taxa de rejeição é a porcentagem de todas as sessões do site em que os usuários visualizam apenas uma página e realizam apenas uma solicitação ao servidor.

Nesse contexto, as sessões de página única têm um tempo de permanência igual a zero, pois o usuário não realiza nenhuma outra ação na página antes de encerrar a sessão. Reconhecendo a imprecisão dessa métrica, o Google decidiu interromper o uso da taxa de rejeição, substituindo-a pela taxa de engajamento, que será apresentada com mais detalhes a seguir.

5 dicas para analisar os seus resultados no Google Analytics 4

O Google Analytics 4 apresenta diferenças significativas em relação à versão anterior do Google Analytics que estamos familiarizados. Por essa razão, pode ser desafiador explorar completamente suas funcionalidades logo de início. Para auxiliar você, lojista, a se sentir mais à vontade ao utilizar o GA4, compilamos algumas dicas úteis. Aprofunde-se mais neste assunto:

1. Faça com que os relatórios funcionem para você

Agora, no Google Analytics 4, você tem a possibilidade de personalizar os relatórios de acordo com suas necessidades. Pela primeira vez, é possível modificar tanto os relatórios em si quanto a estrutura de navegação. Isso significa que você pode criar coleções de relatórios personalizados para equipes específicas, proporcionando a elas um espaço dedicado para atender às suas necessidades de forma clara e organizada.

2. Escolha os seus gráficos

No Google Analytics 4, você tem a flexibilidade de personalizar o tipo de gráfico que melhor se adequa a cada um dos seus relatórios. Por exemplo, os relatórios em formato de tabela vêm com opções de gráficos de linhas ou de barras. Dependendo das suas necessidades de análise, você pode alterar ou remover esses gráficos. Isso permite que você adapte os relatórios de acordo com as informações mais relevantes para o seu negócio.

3. Visualize os detalhes dos eventos em tempo real

O relatório em tempo real no Google Analytics exibe as atividades dos usuários no seu site e aplicativos móveis à medida que elas ocorrem. Ele fornece informações como o número de usuários ativos nos últimos 30 minutos, dados de referência, título das páginas com as quais os usuários estão interagindo, contagem de eventos por nome e informações de conversões. Esse relatório em tempo real permite acompanhar as ações dos usuários em tempo real e obter insights imediatos sobre o comportamento do público-alvo.

4. Aproveite os relatórios de life cycle

O relatório Life Cycle é uma funcionalidade padrão no Google Analytics 4 que fornece dados sobre as atividades dos usuários em cada etapa da jornada como cliente. Ele inclui quatro tipos de relatórios:

1. Aquisição: mostra como os usuários chegam ao seu site ou aplicativo, fornecendo dados de tráfego e permitindo que você avalie a eficácia das suas estratégias de direcionamento de tráfego.

2. Engajamento: exibe as páginas com maior envolvimento do usuário, oferecendo insights sobre o comportamento dos visitantes em seu site.

3. Monetização: revela a receita de vendas gerada pelo site e pelo aplicativo, além de fornecer dados sobre anúncios pagos e impressões de páginas.

4. Retenção: coleta dados sobre os usuários mais frequentes e o tempo que eles passam no seu site. Esse relatório também permite comparar como esses usuários geram receita adicional após a primeira visita.

Esses relatórios do Life Cycle são projetados para ajudar você a entender melhor o comportamento dos usuários em diferentes estágios da sua jornada e tomar decisões mais informadas em relação às estratégias de aquisição, engajamento, monetização e retenção.

5. Colete os dados dos seus clientes

A interface de relatórios de usuários no Google Analytics 4 oferece informações abrangentes sobre os perfis dos seus visitantes, incluindo idade, interesses e tipos de dispositivos que eles utilizam. Você encontrará informações detalhadas nas seguintes categorias:

1. Dados demográficos: identificação da faixa etária, localização geográfica, idioma, gênero e interesses dos seus visitantes.

2. Tecnologia: compreensão dos dispositivos mais utilizados pelos seus visitantes, como celular, tablet e desktop.

Essas categorias fornecem insights valiosos sobre o perfil demográfico e o comportamento tecnológico do seu público, permitindo que você ajuste sua estratégia de marketing e otimize a experiência do usuário de acordo com as preferências e características dos visitantes do seu site.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a organizar e a entender como será feita a transição do analytics do seu e-commerce para o GA4.

E não se esqueça, toda semana postamos diversos tipos de dicas para ajudar a crescer o seu negócio. Não perca!

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Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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