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Como bem sabemos, Março é um dos principais meses para o varejo brasileiro, pois tem o dia da mulher e o dia do consumidor.
Muitos donos de e-commerces, personalizam a comunicação, focando nesta sazonalidade, fazendo com que o dia da mulher se torne em muitos casos, o mês da mulher.
Oficialmente, a data é comemorada no dia 08 de março e vem ganhando cada vez mais força no varejo, pois é tida como uma ótima oportunidade para criar campanhas direcionadas, impulsionando as vendas de produtos voltados para o público feminino.
Fique de olho
Se considerarmos o primeiro semestre do ano, Março, certamente é um dos melhores meses para o e-commerce brasileiro, um momento em que os consumidores voltam a fazer compras com mais frequência. Partindo desta premissa, você tem se preparado para essa oportunidade?
Elas: Comportamentos e barreiras
Nichos que mais converteram em 2022
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Nielsen, líder global em insights de audiência, dados e análises, as mulheres compram principalmente itens de beleza e alimentos. Além de terem sido o gênero que mais comprou online.
Mulheres estão muito mais conscientes
A categoria de anúncios que mais apareceu para as mulheres foi a de roupa e sapato (48%) seguidos por Alimentos (45%) e Eletrônicos (43%).
É importante ressaltar que por mais que as mulheres chegaram a ver anúncios dessas categorias, hoje podemos dizer que elas estão mais conscientes em relação a compra dessas categorias já que apenas 31% realizaram uma compra em roupa/sapato, 30% em alimentos e 14% em eletrônicos.
Quais segmentos de anúncios foram os mais impactados?
Como as oportunidades de interação com os anunciantes são maiores nesse período, como resultado os consumidores são mais influenciados por campanhas e propagandas relacionadas.
Anúncios de vestuário e calçados foram mais lembrados por 48% das entrevistadas e 27% dos consumidores do sexo masculino.
Além disso, quando se trata de alimentos, 45% das mulheres dizem se lembrar de terem sido influenciadas por tais anúncios, em comparação com 32% dos homens.
Além de ter o poder de decisão de compra, o público feminino está mais propenso a comprar um produto visto em uma campanha publicitária.
No nicho de vestuário, 31% das mulheres dizem que compraram roupas depois de ver um anúncio. Em segundo lugar está o setor de alimentos com 30%.
Os produtos mais importantes para as mulheres entrevistadas são produtos de beleza e alimentos. De acordo com o estudo, elas são as que mais se lembram dos anúncios.
Mais dados sobre a crescente presença feminina na internet
O número de brasileiros que usam a Internet continua crescendo e, com ele, o percentual de mulheres. O público feminino está mais presente e mais ativo no ambiente virtual em comparação ao público masculino.
Quando perguntados com que frequência usam a Internet, 90% dos entrevistados disseram que se conectam todos os dias. Para os homens, o percentual de uso diário é de 82%.
Além disso, quando questionados sobre suas atividades online nas últimas semanas, 80% delas relataram usar as redes sociais como atividade principal, enquanto apenas 65% dos homens usam as redes sociais.
O smartphone foi o principal dispositivo de uso. Além de serem os maiores consumidores de celulares, os brasileiros dominam seu uso no Brasil.
Quando perguntados sobre qual dispositivo usam regularmente para acessar a Internet, 90% dos entrevistados disseram que usam um telefone celular. O seu e-commerce está preparado para receber esse público mobile?
Streaming e entretenimento como favoritos das consumidoras
Os serviços de streaming conquistaram o público brasileiro. A pesquisa também revela que 70% do público prefere conteúdos “On Demand” (fazem parte de um catálogo que pode ser acessado a qualquer momento), principalmente vídeos como Youtube, Netflix e Amazon Prime.
Em seguida, vêm os aplicativos e trabalhos de armazenamento de fotos, ambos com 64% de popularidade.
Elas também consomem mais música do que os homens (57% das mulheres relataram ter consumido essas atividades nas últimas semanas, em comparação com 44% dos homens).
Esses dados podem te ajudar a planejar como se comunicar com o seu público feminino. O intuito deste levantamento, tem como um dos objetivos entender o perfil das brasileiras em diferentes frentes, trazendo uma reflexão sobre comportamentos e particularidades desse público, tão importante para o varejo online.
Mês da mulher no e-commerce
Antes de preparar as ofertas para o Mês da Mulher, é preciso entender o que elas esperam e, principalmente, lembrar do verdadeiro significado e importância desta data, que simboliza a luta das mulheres por respeito, igualdade e liberdade.
Pensando nisso, diversas marcas têm priorizado o uso estratégico do marketing de causa em suas campanhas do Mês da Mulher, investindo em iniciativas efetivas que abordam temas como igualdade de gênero, valorização do empreendedorismo feminino e combate à violência.
9 dicas para engajar o público feminino e aumentar os resultados da sua loja virtual no Mês da Mulher:
1. Crie anúncios próximos da realidade feminina e crie empatia
Um estudo da Nielsen de 2019 também mostrou que as mulheres esperam anúncios que reflitam mais a sua vida real e fugir de velhos estereótipos.
2. Apoie as questões femininas
Muitas marcas já entenderam a importância da responsabilidade social. Uma empresa que apoia os problemas de forma verdadeira e transparente pode conquistar a lealdade e a empatia do cliente. Como, por exemplo, a Pantys.
3. Utilize o poder das redes sociais
Que tal usar recursos como Lives, Enquetes, Hashtags, etc. para promover a conversa sobre coisas como o empoderamento das mulheres?
São muitos temas para criar engajamento como saúde, carreira, maternidade, superação de obstáculos, por exemplo.
Se você está na indústria da moda, pode criar dicas de imagem pessoal e como identificar seu estilo fora das normas.
Uma ótima estratégia é convidar influenciadores e blogueiros semelhantes ao seu público para abrir uma discussão sobre o tema.
4. Personalize o envio do pedido
Aproveite o Mês da Mulher e surpreenda-as com a entrega! Como você pode entregar mais do que o esperado? Pense em como você pode melhorar o dia de seus clientes.
Veja um exemplo: se sua loja online apoia uma causa social, compartilhe essa prática com seus clientes e mostre que a compra teve um impacto positivo na sociedade.
5. Oferta ou produto surpresa
Crie uma oferta não utilizada, lance um produto ou serviço especial para mulheres nesta data. Antes disso, ouça seus clientes, quais são as solicitações ou dúvidas mais comuns?
Aproveite para lançar algo que seu público está pedindo há muito tempo, com toda certeza chamará atenção do seu público.
Crie expectativa por meio de seus canais sociais ou use marketing por e-mail para criar uma lista de espera exclusiva para este lançamento. Quanto mais cedo você começar, mais interesse terá.
6. Cashback
Outra estratégia é organizar atividades especiais de cashback no Dia Internacional da Mulher. Defina uma duração de campanha para criar urgência e incentivar as pessoas a comprar.
Por exemplo, todas as compras feitas em 08/03/2022 antes das 23h59 receberão 10% de cashback.
7. Cupons de desconto
Oferecer cupons de desconto no Dia Internacional da Mulher ou durante uma promoção na loja online é uma forma positiva de alcançar mais clientes e aumentar as vendas.
Você pode oferecer cupons de desconto para produtos selecionados ou para todo o site.
8. Frete grátis
Frete grátis é muito atraente em qualquer época do ano. E no Dia da Mulher não é diferente. Mas para evitar prejuízos, você precisa saber como e quando oferecer frete grátis.
Você estará oferecendo um desconto em todo o site ou apenas para suas clientes do sexo feminino?
Uma dica para quem quer criar campanhas de frete grátis rentáveis é usar a Calculadora de Frete Grátis.
A ferramenta permite que um comerciante estabeleça uma margem de lucro para cada produto e determine em segundos se vale a pena oferecer frete grátis.
9. Kits promocionais
A venda de pacotes promocionais é uma prática que beneficia clientes e comerciantes.
Por exemplo, você pode montar pacotes que combinem os produtos estrela da sua loja com produtos menos conhecidos para dar às pessoas a chance de descobrir novas marcas.
Além disso, essa estratégia ajuda a aumentar o giro do estoque de produtos “lançáveis” e aumentar o ticket médio de sua loja online.
Unboxing Experience
Quer impressionar seus clientes? Portanto, invista na descompactação. Você pode fazer isso criando pacotes de lembranças que celebram a força e a união das mulheres.
Às vezes, um simples bilhete escrito à mão, uma pitada de perfume em uma caixa ou uma balinha já fazem muito sucesso!
O objetivo da experiência de desembalar é criar emoções e sentimentos agradáveis nos destinatários do pedido. Portanto, use sua imaginação e ofereça o que há de melhor para seus clientes.
Com base nestes dados apresentados, como você tem se preparado para essas datas quentes para o varejo?
Toda segunda e quinta, tem um artigo aqui no blog, para você continuar antenado no mundo do e-commerce!
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