Dia do Frete Grátis: como participar sem prejuízo

Tempo de leitura: 5 minutos

O dia do frete grátis é a segunda grande data para vendas de e-commerce no primeiro semestre.

Essa é uma data promocional que, assim como a Black Friday, varia a cada ano. Esse ano acontecerá no dia 28 de abril. Mas, muitas empresas aproveitam para oferecer frete grátis a semana inteira – 23 a 29 de abril.

O lojista pode, então, apostar em um dia ou uma semana inteira com o frete grátis.

Independentemente de qual você escolher, o primeiro passo é definir sua estratégia de frete grátis. Não há dúvida de que o público gostará da ideia.

No entanto, essas medidas devem sempre ser feitas com muito cuidado e planejadas para não prejudicar o seu e-commerce.

Como começou o dia do frete grátis?

Foi mais um dia para o e-commerce importado dos Estados Unidos, onde a indústria lançou um dia de frete grátis. A diferença é que as atividades em territórios estrangeiros estão previstas para dezembro, quando termina a grande temporada de compras por lá – que começa com a Black Friday e a Cyber ​​Monday.

Por aqui, o Dia do Frete Grátis – ou Semana do Frete Grátis – passou para o primeiro semestre.

Afinal, o e-commerce do Brasil acompanha um crescimento crescente das vendas da Black Friday no final do segundo semestre.

Então nada mais justo do que impulsionar o setor também nos primeiros seis meses do ano.

Por qual motivo o Dia do Frete Grátis ganhou espaço por aqui?

Para entender melhor o que significa frete grátis, você precisa entender o crescimento do e-commerce. Esse tipo de estratégia pode se destacar no e-commerce, pois nem todas as lojas online possuem essa opção.

No entanto, participar de um dia de frete grátis pode fazer com que os consumidores sintam que estão desfrutando de um desconto raramente recorrente, o que pode levá-los a aproveitar o desconto.

Além disso, de acordo com o relatório anual da E-commerce Radar, 53% dos consumidores abandonam o carrinho de compras devido aos altos custos de frete.

Em alguns casos, o valor do produto adquirido pode ser ainda inferior aos custos de envio.

Outro motivo para o frete grátis é proporcionar uma boa experiência de compra e aumentar a probabilidade de fidelização do cliente.

Ao promover este desconto, é possível atrair mais pessoas à loja e conquistar mais clientes com potencial de fidelização.

Dia do frete grátis: principais benefícios

Como mencionado acima, o frete grátis é um mecanismo importante para aumentar as vendas do e-commerce.

Por isso, um encontro sazonal com esse lema é uma ótima oportunidade para vender mais na loja online.

Abaixo, separamos alguns benefícios para não perder essa data no seu e-commerce:

  • Aproveite o alto potencial de negócios para vir trabalhar em dias especiais
  • Elimina um dos principais vícios das vendas: o frete
  • Ajuda a atrair mais clientes e aumentar os lucros
  • Inclui uma vantagem extra para vencer a concorrência
  • Influencia o crescimento do ticket médio com o crescimento da fatura
  • Você pode trocar seu estoque para vender itens que estão esgotados ou com baixa demanda
  • É um formato de comunicação que aumenta a visibilidade das lojas virtuais

Como posso aproveitar o Dia do Frete Grátis?

Depois de entender mais sobre a história e o propósito do Dia do Frete Grátis, você precisa desenvolver um plano para implementar essa estratégia.

Portanto, não haverá problemas de comunicação e implementação. Confira as dicas!

1. Faça um plano

Para evitar surpresas desagradáveis ​​durante o encontro, é importante planejar todos os detalhes da campanha.

Por exemplo, o frete grátis está disponível para todos os produtos ou apenas para uma categoria? Quais áreas são elegíveis?

Por quanto tempo a oferta é válida, apenas uma data ou é uma semana de frete grátis? 

Todas essas coisas são necessárias para um evento organizado e administrável.

Portanto, uma vez definidas essas questões, é necessário registrar as condições de frete grátis e manter essas informações visíveis para que os clientes entendam os requisitos para participação.

 2. Defina a área

 Se você decidir limitar o frete grátis a determinadas áreas, escolha locais onde os custos de frete são muito mais altos.

Isso porque, dependendo da situação financeira da empresa, conceder esse desconto para todas as regiões pode ser contraproducente, neutralizando o resultado da operação.

Nesse caso, é preciso considerar o transporte das regiões mais próximas e entender se é possível arcar com os custos durante o período da campanha.

Dessa forma, você consegue equilibrar esses valores com os benefícios de um maior volume de vendas.

3. Escolha produtos específicos

Outra estratégia poderia ser especificar os produtos específicos que participaram da campanha. É uma boa prática apostar em coisas que estão em estoque há algum tempo e precisam ser vendidas com urgência.

Também é possível selecionar toda uma categoria de produto, por exemplo, uma loja de roupas que oferece frete grátis para todos os jeans.

No entanto, é importante esclarecer quais produtos têm frete grátis, seja com um selo ou uma página de destino que liste todos os produtos com esse benefício.

4. Ofereça apenas para clientes recorrentes

Caso a empresa não consiga oferecer frete grátis para todos os clientes, uma opção interessante é oferecer esse desconto apenas para clientes regulares.

Você pode escolhê-los enviando um cupom de frete grátis para seus assinantes de newsletter ou redes sociais.

Você também pode limitar o número de cupons para controlar melhor quantas pessoas recebem frete grátis.

Desta forma, é possível participar de um Dia do Frete Grátis dentro dos limites das capacidades de sua empresa.

5. Considere o valor do produto

Nesse caso, o ideal é observar o Dia do Frete Grátis apenas se o ticket médio de vendas valer a pena. Por isso é importante calcular o ticket médio da loja e avaliar se a campanha realmente traz retorno financeiro.

Além disso, para evitar prejuízos, é possível limitar a oferta de frete grátis aos produtos que geram mais receita.

Para isso, é preciso escolher produtos mais valiosos, independentemente do volume de vendas.

Desta forma é possível cobrir os custos de transporte devido ao aumento das vendas destes produtos selecionados.

6. Defina um valor mínimo de compra

Outro ponto importante para evitar problemas de caixa para o seu negócio no dia do frete grátis é definir um valor mínimo de compra para que os clientes recebam esse benefício.

Uma boa dica é definir um valor mínimo um pouco maior que o ticket médio da sua empresa – mas não muito, certo?

Um pedido mínimo faz com que os clientes se sintam compelidos a comprar, o que obviamente é ótimo para os resultados da sua empresa.

E aí, agora ficou mais fácil preparar o Dia do Frete Grátis para o seu negócio? Não esqueça de planejar as suas promoções com bastante cuidado e não se esquecer de divulgá-las para despertar o interesse dos consumidores.

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Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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