Curva ABC: qual a importância e o que podemos aprender?

Tempo de leitura: 5 minutos

A curva ABC é uma metodologia criada por Vilfredo Pareto, com o objetivo de organizar e controlar o seu estoque para gerar maior economia e lucratividade para o seu negócio.

A ideia é priorizar aquilo que realmente faz sentido para o seu e-commerce, loja, fábrica, etc.

E essa metodologia é de grande ajuda quando precisamos definir os itens para determinadas campanhas e reposições.

Por exemplo, identificar os produtos que geram maior retorno para utilizarmos em banners, vitrines principais, e-mail marketing (a MailBiz é uma ótima ferramenta que pode te ajudar!) e anúncios.

A curva ABC é uma estratégia para encontrarmos os produtos com alta demanda (A), demanda intermediária (B) e baixa demanda (C). E classificamos dessa forma:

A. 20% dos itens representam 80% das vendas.

B. 30% dos itens representam 15% das vendas

C. 50% dos itens representam 5% das vendas.

E o que você pode ganhar de vantagem ao aplicar essa metodologia de Curva ABC?

Após a aplicação dessa metodologia no seu e-commerce, poderemos descobrir quais produtos tem maior chance de chamar atenção dos usuários, aumentar a taxa de cliques e interações e assim, aumentar a conversão.

Em paralelo a isso, descobriremos também os produtos menos vendidos, e poderemos utilizar estratégias de promoções, cupons e queimas de estoque.

Auxiliando em seu giro de estoque e aumento de vendas, e abaixo, mostraremos 3 pontos que a curva ABC pode beneficiar seu negócio.

Controle de estoque

Saber exatamente quais produtos você irá vender no mês seguinte é um pouco difícil, até porque é impossível prever o futuro.

Mas, a análise de dados e aplicação dessa metodologia irá te ajudar a chegar o mais próximo de ‘prever’ o que você precisa repor.

Com a curva ABC, você irá identificar os produtos que apresentam maior e melhor desempenho de vendas.

Então, aproveite essa informação e use uma parte do seu orçamento para focar nesses produtos e aumentar a quantidade de estoque em seu negócio.

Até porque, esse alto desempenho significa que a chance de retorno $$$ para o seu caixa é ainda maior.

E a mesma lógica segue para os produtos com baixo desempenho (curva C). Produtos com baixo desempenho e participação em retorno, não devem tomar muito espaço de nosso budget e estoque.

Satisfação do cliente

Após a identificação utilizando da metodologia no controle de estoque, você consegue garantir que os produtos de classificação A nunca falte em seu estoque.

Por exemplo: uma boa parte dos lanches de uma hamburgueria contam com um item em comum, o queijo. Agora imagine, o quão frustrante seria você comprar um hamburguer e não vir queijo porque esse ingrediente está em falta.

E essa expectativa vale para todos os tipos de negócios. Os consumidores esperam que os produtos que eles desejam, ou mais buscados, estejam com o estoque abastecido.

Isso garante uma entrega rápida, barata, uma boa experiência de compra e satisfação por parte dos usuários.

Classificação de produtos

Nem sempre, os produtos mais caros são os mais importantes do seu negócio.

É preciso saber que os itens mais valiosos são os que vendem com maior frequência.

Normalmente, esses produtos são os que tem o preço mais ‘equilibrados’ e que normalmente são utilizados como upsell, compondo vendas maiores e consequentemente alavancando seu ticket médio e lucratividade.

E para te ajudar a adequar sua loja nessa metodologia, vamos deixar o passo a passo de criação da sua curva ABC, aqui em baixo:

  1. Faça uma lista de todos os seus produtos;
  2. Calcule a quantidade que você tem de cada item e os seus respectivos preços;
  3. Multiplique o preço pela quantidade em estoque para encontrar a receita potencial;
  4. Liste os seus produtos em ordem de receita, da mais alta para a mais baixa;
  5. Adicione a receita potencial de cada produto para calcular a receita total;
  6. Para cada produto, divida a receita potencial pela receita total para descobrir com qual porcentagem cada um contribui para a receita total do seu e-commerce;
  7. Para concluir, você deve dividir o seu estoque em uma das três categorias (ABC) com base no valor do produto para a sua empresa.

Use e abuse dessa estratégia que com certeza irá ajudar você a ter mais organização, planejamento e LUCRO ($$$) no seu negócio.

Em breve, soltaremos outro artigo sobre essa metodologia, porém, desta vez ensinando como você pode se basear na curva ABC para encontrar novas estratégias de criativos, comunicação e lançamento de novos produtos! Fique de olho!

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Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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