Chat GPT: como usar a ferramenta do momento no seu e-commerce

Tempo de leitura: 8 minutos

As capacidades da Inteligência Artificial estão crescendo exponencialmente. O futuro da IA ​​no e-commerce moldará os novos padrões para os empresários. Embora ainda estejamos longe de a IA conquistar o mundo, é difícil minimizar seu impacto no planeta e, principalmente, nos negócios.

Cada vez mais as indústrias aproveitam suas vantagens para automatizar processos, reduzir custos e reduzir erros humanos. As ferramentas de Inteligência Artificial de comércio eletrônico são altamente benéficas para players da indústria de todos os tamanhos.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um chatbot construído pelo laboratório de pesquisa de IA OpenAI com base na família GPT-3 de grandes modelos de linguagem. Funciona em formato de diálogo, e você pode conversar com ele como uma pessoa real. Seu site diz que o bate-papo GPT-3 AI pode “responder a perguntas de acompanhamento, admitir seus erros, desafiar premissas incorretas e rejeitar solicitações inadequadas”. O modelo AI é treinado com a ajuda de Reinforcement Learning from Human Feedback (RLHF).   

Maneiras de usar o Chat GPT no e-commerce

A frase “o céu é o limite” não é verdadeira para as habilidades do ChatGPT. Um dos principais diferenciais do ChatGPT-3 é que ele realiza aprendizado zero-shot, gerando respostas para tarefas nas quais não foi explicitamente treinado. Isso torna o ChatGPT-3 uma ferramenta poderosa para tarefas de geração e compreensão de linguagem natural.

Como qualquer outro setor, os muitos usos do Chat GPT estão começando a ter um impacto no comércio eletrônico. Aqui estão maneiras pelas quais o Chat GPT pode ajudar as empresas de comércio eletrônico: 

Forneça ideias de direitos autorais

Escrever textos para anúncios de comércio eletrônico pode se tornar uma tarefa repetitiva.

Em vez disso, peça ao Chat GPT para fornecer de 5 a 10 ideias rápidas – sente-se, relaxe e deixe a mágica acontecer. Revise o conteúdo que ele produz e use-o como inspiração para criar uma cópia exclusiva.

Exemplos:

  • “Escreva 10 títulos de alta conversão sobre [produto] em 100 caracteres ou menos.”
  • “Escreva 5 títulos alternativos com base neste título: [título]”

Gerando títulos de SEO

Se você vende online, pode usar instrumentos de SEO (search engine optimization) para impulsionar seu site e ganhar mais visibilidade do que seus concorrentes. Ao escrever um artigo otimizado para SEO para um blog de site, você precisa passar por vários estágios. 

Seria melhor se você tivesse tempo para pesquisar, navegar nos sites dos concorrentes, escolher palavras-chave e criar um título cativante. Seu texto deve ser legível para seus prospects e clientes e eficiente para SEO.     

A adoção da IA ​​no comércio eletrônico pode simplificar esses processos, fazer todas as etapas sozinha e fornecer uma lista de possíveis títulos que considera bons.  

Pesquisa de palavras-chave

O uso do ChatGPT no e-commerce pode ajudar os especialistas em SEO a reunir as palavras-chave necessárias. Em vez de fazer a pesquisa manualmente, você pode escolher as principais palavras-chave ou tópicos que precisa abordar. Em seguida, peça à ferramenta para fornecer palavras-chave e sinônimos adicionais e adicioná-los à sua estratégia e resumos de marketing.    

Escrever descrições de produtos

Sentindo-se sem inspiração ao escrever uma descrição do produto? Sem problemas! Crie um pedido no Chat GPT e ele irá descrever o produto. Em seguida, analise o conteúdo como inspiração e crie um texto adequado ao produto pretendido. Quanto mais detalhes e treinamento o modelo receber, melhor será o resultado.

Lembre-se, a precisão da descrição do produto é importante. De acordo com um relatório da Retail Dive, 40% dos consumidores retornaram uma compra online devido ao conteúdo ruim do produto. Portanto, não devemos esperar que o Chat GPT crie uma descrição totalmente pronta para uma lista de produtos. Um ser humano ainda precisa refinar a saída do Chat GPT antes de usá-lo.

Exemplos:

  • “Escreva uma descrição de produto de 100 palavras sobre [produto] que é [tom].”
  • “Escreva a descrição do produto sobre [produto] que é [atributo], atributo] e [atributo].”

Crie Inspiração para Legendas nas Redes Sociais

O Smash Balloon sugere que 43% das pessoas usam a mídia social para pesquisar coisas que desejam comprar.

Bate-papo GPT pode criar ideias de conteúdo de mídia social. Peça a ele para criar legendas de mídia social para uma plataforma específica e ele elaborará ideias. Reescreva os prompts para garantir que não haja erros, que a linguagem seja clara e transmita a mensagem com precisão.

Exemplos:

  • “Escreva 3 legendas promocionais de mídia social para um [produto] que seja [tom] a ser usado em [plataforma de mídia social].”
  • “Escreva uma postagem de mídia social que incentive os leitores a visitar [site].”
  • “Escreva uma legenda que destaque os recursos do [produto].”

Melhore as respostas do chatbot

Os chatbots são uma parte importante das plataformas de e-commerce. A Tidio prevê que o mercado de chatbot crescerá mais de US$ 994 milhões em 2023. Integre a tecnologia Chat GPT aos serviços de chatbot de e-commerce para automatizar respostas simples.

Mapeie a Jornada do Cliente

O mapeamento da jornada do cliente é uma parte importante do varejo de comércio eletrônico. O GPT de bate-papo pode ajudar instantaneamente os varejistas de comércio eletrônico a começar a gerar personas de público-alvo. O ChatGPT-3 pode analisar o feedback e as interações do cliente, incluindo logs de bate-papo, e-mails e postagens de mídia social, para obter informações sobre as preferências do cliente e pontos problemáticos recorrentes. Isso pode ajudar os varejistas a aumentar a eficiência de seus esforços de marketing e gerar mais vendas alcançando os clientes certos no momento certo.

E-mails frios

Se você precisa escrever um e-mail frio para se conectar com clientes, investidores ou parceiros em potencial, o ChatGPT pode fazer todo o trabalho pesado para você. Assim, em vez de tentar escolher as palavras certas e reescrever sua peça várias vezes, você pode alimentar o ChatGPT com o contexto necessário sobre sua oferta. Ele gerará um rascunho aceitável para seu e-mail frio. Também pode ajudá-lo a responder a perguntas de acompanhamento. 

Claro, ainda é um modelo de linguagem e, embora possa gerar texto semelhante ao humano, você precisa verificar a peça para garantir que não haja erros e que tudo esteja suave e legível.  

Pesquisa de mercado e concorrentes  

Precisa coletar dados sobre o mercado e seus concorrentes? Você provavelmente pode pesquisar no Google tudo o que precisa. No entanto, para descobrir insights valiosos das várias peças de dados, artigos e gráficos, você deve se debruçar sobre eles por algum tempo.  

Por outro lado, o ChatGPT pode fazer a pesquisa sozinho e fornecer conclusões amplas muito mais rapidamente. Novamente, pode ser necessário mais profundidade ou precisão para ser usado sem a revisão de um especialista em marketing, mas pode simplificar o processo e ajudar muito a equipe na hora de trabalhar na estratégia de marketing.

Nem tudo que reluz é ouro: desvantagens e fraquezas do GPT Chat

A primeira coisa é reafirmar que estamos diante de um salto evolutivo sem precedentes na Inteligência Artificial. Não se trata de subestimar as possibilidades da Inteligência Artificial, mas devemos ser objetivos.

 Não vamos cair na tentação de “matar” o copywriting. Os textos gerados pelo Chat GPT são muito aceitáveis, mas ainda estão longe de serem persuasivos ou criativos. Aos olhos do leitor, eles são um tanto enlatados e exigem muito trabalho de adaptação e ajuste.

Também é importante ter em mente que os resultados que oferece não são em tempo real e que é limitado pelo que foi aprendendo, por isso não é exatamente um ” Google conversacional “.

Quanto custa o Chat GPT?

Bem, a verdade é que não custa nada. É totalmente gratuito e requer apenas que você se registre na página para ter acesso gratuito à sua interface.

 Por enquanto é assim, mas vendo a aceitação que a ferramenta está tendo e o uso massivo que está sendo dado, é mais do que esperado que eles queiram fazer negócios com ela mais cedo ou mais tarde. Se tivéssemos que apostar, diríamos que não demoraria muito para ver planos de assinatura ou compras de crédito como outras ferramentas de IA.

ChatGPT é o futuro da IA ​​no e-commerce. Já causou muita empolgação e interesse entre a comunidade de tecnologia e muitos outros setores. E embora os desenvolvedores do OpenAI alertem sobre o modelo de IA ainda ter algumas falhas, ele pode agregar valor significativo quando usado levando em consideração seus pontos fracos.    

O que você acha do futuro da IA ​​e do Chat GPT no e-commerce?

Instagram: https://instagram.com/effectecommerce

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/effectecommerce

TikTok: https://www.tiktok.com/@effectecommerce

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

Compartilhar matéria

Se inscreva para receber as novidades

Veja outras matérias relacionadas