Calendário de conteúdo: o que é e muito mais! – PT 2

Agora que já explicamos o que é um calendário de conteúdo, como ele pode ajudar sua equipe de marketing e o que um calendário precisa incluir para ser bem-sucedido, vamos te ajudar com as etapas necessárias para criar um calendário de conteúdo para sua marca.

Como montar um calendário de conteúdo ideal?

Crie um estoque de conteúdo

Para que seu blog esteja sempre alimentado, é importante criar uma base de conteúdo para que tenha publicações frequentes.

Crie e salve textos com o Google Drive, por exemplo, que podem ser agrupados em pastas para cada mês do ano.

Prefira um plano amplo

Não há resultados imediatos no marketing de conteúdo, isto é fato.

Portanto, procure guiar seu calendário para as metas definidas no planejamento estratégico, que defina as metas de marketing de longo prazo.

Programe seu mês de conteúdo

Sem uma produção, não existe chance de se ter conteúdo.

Por isso, antecipe seus conteúdos que serão feitos em um prazo que cumpra o cronograma.

Lembrando que é importante não perder de vista datas comemorativas e eventos não esperados, de modo a aproveitar o “hype” do momento.

Defina as métricas e os indicadores

O marketing digital não teria sentido se não houvesse possibilidade de se medir resultados que são feitos por ele.

Estipule KPI’s (Key Performance Indicators) que sejam expressivos e que geram insights de valores para os seus interesses de negócios.

Tenha espaço no seu calendário

Seja flexível! O seu conteúdo não precisa ser “engessado” e rigoroso.

Vai ter momentos em que você poderá aproveitar assuntos do momento ou tendências para gerar tráfego.

Então, deixe espaço no seu calendário de forma que possa trocar suas publicações, de forma que possa ser priorizado temas que surgem de última hora.

Status do conteúdo

Se pretende usar planilhas, reserve um campo com uma lista suspensa em que o status do conteúdo é alterado.

Nesse campo, você pode colocar itens como, por exemplo, “em aberto”, “em andamento”, “entregue” ou “publicado”.

Gestão de conteúdo e de comunicação em um só lugar

Considerando as etapas seguidas, é preciso que as pessoas se comuniquem umas com a outras.

O Google Sheets se encaixa nisso, pois vem com um chat onde os membros da equipe podem conversar em tempo real, comentários que não podem ser ignorados e a possibilidade de verificar o histórico de revisões de cada documento.

Analise seus concorrentes

Muito do SEO on-page depende do que acontece fora da página.

Um fator a considerar ao definir um guia são os temas que seus concorrentes estão tratando.

Conforme o caso, você precisa criar conteúdo para competir pelas mesmas palavras-chave ou termos de pesquisa que seus concorrentes ainda não falaram em seu conteúdo.

Prazo

Sem dúvida, todo calendário de conteúdo tem um prazo.

Isso significa que deve ter uma data inicial e uma data final.

Após a sua conclusão, é produzido um novo material, .

Canais

Os canais que você usa são elementos-chave do seu calendário de conteúdo.

É por aqui que a equipe saberá onde subir cada conteúdo.

Tema

Temas, categorias ou assuntos relacionados ao conteúdo geralmente são adicionados para facilitar a classificação.

Conforme dito anteriormente, os dados de cada canal podem ser colocados em calendários alternativos, por exemplo.

Formato

Por certo, outro detalhe interessante que pode ser observado no calendário editorial é o formato das postagens.

Resumindo, pode ajudar os membros da equipe a identificar no que precisam trabalhar.

Por exemplo: “dicas de e-mail marketing (texto + imagem)”, “quais produtos devo vender na Black Friday (vídeo)”, etc.

Atribuição de tarefas

A atribuição de tarefas mostra quem é o profissional responsável pelas tarefas.

Além disso, aqui é possível elaborar um calendário de tarefas mais preciso para levar as informações necessárias às diversas etapas do processo.

Processos

Os processos descritos no calendário de conteúdo são importantes para saber em que estágio o conteúdo se encontra ao concluir a tarefa.

Onde criar um calendário de conteúdo?

Você pode criar seu calendário através de planilhas do Excel ou do Google.

Você também pode ter alguns sistemas como, por exemplo, o trello.

Existem diversas plataformas gratuitas espalhadas pela internet, alguma com certeza irá manter a necessidade do seu time.

Por fim, um calendário de conteúdo é muito mais do que apenas um cronograma de publicações.

É uma importante ferramenta estratégica que permite organizar seu conteúdo com sabedoria.

Sem isso, você provavelmente terá dificuldades para ter ideias de conteúdo, perderá datas importantes e antecipará a produção de conteúdo.

Um calendário de conteúdo é uma parte essencial do marketing digital bem-sucedido, mas não é o único tipo de calendário que pode melhorar a produtividade e aumentar a eficácia no local de trabalho.

Por isso, não perca nenhuma publicação aqui do blog, assim, podemos te ajudar a alavancar os resultados da sua empresa com essas e outras dicas!

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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