Black Hat SEO: o que é e porque não fazê-lo?

Black Hat SEO é uma prática de SEO que desconsidera todos os princípios e recomendações do Google. Por isso, jamais será uma boa forma de trabalhar. Se você não sabe o significado de SEO da uma olhada neste artigo! Estar em posições iniciais da busca orgânica é fundamental para seus resultados. Imagine, então, não aparecer em posição nenhuma?

É como se você nem existisse. E esse é o risco principal dessas más práticas: a penalização do Google.

As técnicas de Black Hat SEO focam exclusivamente os motores de busca, e não o usuário – e ninguém quer isso!

Para você ter resultados sustentáveis, conquistar a confiança e credibilidade do seu público-alvo, é importante que você evite este tipo de atalho.

Porque Black Hat SEO é isso: um atalho para tentar melhorar seu posicionamento, mas que não irá melhorar sua conversão e, pior, irá acabar com todo o seu empenho e trabalho de marketing em pouco tempo. Mais do que isso: é preciso reconhecer as práticas boas e as prejudiciais, para poder analisar e escolher suas estratégias, colaboradores ou até mesmo empresas de consultoria.

Neste artigo, você irá conhecer o lado negro da força SEO, aprenderá as técnicas mais utilizadas por estes burladores de normas, e saberá como transformar essa criatividade do mal em algo do bem, que favoreça o seu site e evite que você seja penalizado.

Boa leitura!

O Que é Black Hat SEO?

O Black Hat SEO, o lado negro da força de SEO, visa ganhos financeiros rápidos, porém não sustentáveis. Quem usa este tipo de estratégia preocupa-se mais em otimizar o conteúdo focando somente nos motores de busca, sem considerar os usuários.

O Google, buscando sempre os melhores resultados para seu público, atualiza com uma frequência enorme os seus algoritmos. Com isso, a abordagem do Black Hat SEO acaba resultando em páginas de baixa qualidade, que são banidas rapidamente.

É possível ganhar algum dinheiro em pouco tempo, mas você será bloqueado pelas atualizações dos mecanismos de busca e terá, sempre, que arrumar novos meios de burlar as normas, impossibilitando a construção de um legado a longo prazo.

Melhor seria investir esse tempo para aprender a fazer SEO de qualidade, concorda?

A questão do termo “hat” ser usado, aqui, é interessante. Faz referência aos antigos filmes de faroeste, em que mocinho e bandido eram representados por chapéus brancos e pretos, respectivamente.

Talvez essa ideia de “mocinho” e “bandido” não seja a ideal para o assunto. Está mais para defensores (White Hat) e infratores (Black Hat).

Diferenças Entre as Técnicas White Hat x Black Hat x Gray Hat

Agora que você já entendeu o que Black Hat SEO, vamos esclarecer a diferença entre as técnicas consideradas Black Hat, White Hat ou Gray Hat.

Cada nomenclatura dessas faz referência às práticas de SEO, que mudam entre elas e que são importantes para garantir os melhores resultados para o seu negócio.

White Hat SEO

White Hat SEO é o nome que se dá às boas práticas realizadas a fim de melhorar o ranqueamento de um site nos motores de busca.

As estratégias White Hat estão sempre de acordo com as diretrizes do Google, e têm o usuário em primeiro lugar. Alguns exemplos são a criação de conteúdos de qualidade, boa atividade em redes sociais, considerando nichos e segmentos voltados à sua marca, cuidados de usabilidade e criação de sites amigáveis para dispositivos móveis.

Black Hat SEO

O Black Hat SEO, ao contrário, são as práticas maliciosas, criadas com o objetivo de burlar as regras do Google.

Isso significa que o profissional compreende o funcionamento dos algoritmos e, com isso, procura brechas para se aproveitar da lógica, desconsiderando usabilidade ou experiência de usuário.

É o caso de, por exemplo, explorar a palavra-chave em exagero, com um conteúdo sem qualidade, mas uma repetição alta do termo principal.

Isso foi muito usado, diversas vezes, e por conta disso o Google precisa se reinventar constantemente – e é, também, por causa dos profissionais Black Hat que o Google não pode contar os fatores que influenciam o ranking.

Gray Hat SEO

O Gray Hat SEO é uma mistura do white e do black. É uma prática não necessariamente boa, mas não necessariamente ruim.

O que isso quer dizer?

Isso quer dizer que você pode ter um projeto baseado no White Hat SEO, mas eventualmente, para algum ponto específico, avançar a linha da legalidade e aplicar alguma técnica Black Hat para um ranqueamento rápido.

A diferença entre o gray e o black é que o black não se preocupa em usar técnicas ruins constantemente, e nem por longos períodos. Já o Gray Hat procura utilizar as técnicas Black Hat de forma mais sutil e com prazos curtos, evitando punições do Google.

Alguns exemplos são os envios de e-mails sem permissão de recebimento, ou comentários em blogs deixados unicamente com a intenção de fazer link building.

Técnicas de Black Hat SEO Mais Comuns

As técnicas que selecionamos aqui são as mais utilizadas, mas elas podem mudar com uma certa frequência. Isto porque os algoritmos do Google sofrem constantes atualizações para impedir que empresas burlem as boas práticas de SEO (que, no caso, é exatamente o que o Black Hat faz).

Então, vamos às técnicas. Lembrando que para entender do que se trata e saber reconhecer uma má prática de SEO, é preciso ter esse conhecimento. 🚫Aviso🚫 Não te recomendamos a prática dessas técnicas! Abaixo estão elas:

Keyword Stuffing

Esta é uma técnica de SEO White Hat mal implementada. Acontece quando você abusa do uso de uma palavra-chave, repetindo-a desnecessariamente e prejudicando, inclusive, o sentido do seu texto.

Esta é uma prática prejudicial para o Google e horrível para o usuário.

Já viu sites que usam, no título da página, uma porção de palavras aleatórias e, até repetidas? Ou textos que a cada parágrafo repete a mesma palavra milhares de vezes?

Isso é o keywords stuffing e os motores de busca identificam a prática como spam. Ou seja: não tente.

Texto Escondido

Se você já leu sobre, como fazer SEO, e já entendeu, neste ponto, a diferença de White Hat e Black Hat, você já sabe dessa regra máxima: o seu conteúdo deve ser relevante para o Google, mas também para o usuário.

Assim, fica claro o motivo pelo qual o texto escondido é uma técnica considerada como Black Hat, porque ela é exatamente o que o nome diz: um texto que fica escondido. Se ficar escondido, que valor teria para o usuário?

Funciona assim: o desenvolvedor procura esconder textos em camadas de código, usando CSS. Assim, o Google “lê” o conteúdo, mas ele não existe de verdade na página – o usuário não consegue enxergar.

Nesse conteúdo escondido, a empresa injeta inúmeras palavras-chave, sem se preocupar com coerência ou coesão, pois ninguém irá ler o texto. Só vai servir para o Google indexar aquela página.

Links Escondidos

Os links são importantes para definir o posicionamento de uma página, e é por isso que algumas pessoas inserem no código links escondidos com âncoras exatas, simplesmente com o objetivo de passar PageRank.

Doorway Pages

Esta estratégia funciona assim:

Você tem um site, que pode estar mal otimizado, ter uma performance ruim, enfim, oferecer uma péssima experiência. Então, ao invés de melhorar o seu site, você cria uma página nova, com um domínio específico, que utilize sua palavra-chave. Nesta página, estarão conteúdos e uma série de links otimizados para o site verdadeiro (o ruim). Assim, você garante uma boa posição das páginas que são portas de entrada, mas fará isso enganando o Google (e o usuário).

Cloaked Pages

Cloaked Pages é a criação de duas versões da página: uma super otimizada, sem considerar o usuário e outra amigável para o usuário.

Então, aplica-se no código uma validação, por IP, por exemplo, que vai identificar o visitante do site. Se o visitante for uma search engine (um robô do mecanismo de busca – seja ele qual for), a página que será renderizada é a super otimizada, para que a indexação daquele conteúdo leve o site ao topo do ranking.

Já se for um usuário normal (uma pessoa, no caso), ele visitará o site amigável, com conteúdo pensado para ele e que, talvez, não seja suficientemente bom para o SEO.

Link Farming

Link farming é, em resumo, uma técnica de Doorway Pages, mas com muitos conjuntos de páginas para a mesma palavra-chave.

É uma criação em massa de links para o seu site através de conjuntos de sites que só estão ali para servir de “intermediador” entre a busca e a sua página verdadeira.

Não faz muito sentido, considerando que você pode investir o mesmo tempo para otimizar o seu site gerando mais valor e trabalhando com conteúdo de qualidade.

Ah sim! E evitando ser penalizado pelo Google.

Spam em Comentários

Esta é uma técnica que pode ser facilmente observada, porque acontece em grande volume ainda nos dias de hoje.

Visando a construção de backlinks, os Black Hats utilizam scripts para postar, de forma automática, mensagens com links para um determinado site, em comentários de fóruns, blogs e redes sociais.

Certeza de que você já se deparou com comentários em notícias no Facebook, por exemplo, com textos como “Curta meu site sobre promoções de passagens áreas: www.linkdosite.com.br”.

Comprar Links

Outra estratégia para construção de backlinks é a compra de links, e essa é uma prática não recomendada pelo Google, a não ser que você use o atributo noffolow.

O nofollow significa que você não tem intenção de manipular o ranking com aquele link negociado.

Somente neste caso, essa prática não é considerada Black Hat. Então, fique atento nos seus atributos follow e nofollow!

Sneaky Redirects

Redirecionamentos sneaky é quando você redireciona o usuário para uma URL diferente daquela que ele clicou.

É lógico que você vai precisar, em diversos momentos, criar redirecionamentos. Como quando você for mudar um site, por exemplo.

O problema é quando esses redirects acontecem com objetivos maliciosos, buscando enganar os motores de busca.

Para fazer isso, você cria uma página, que será a página indexada e que aparecerá nos resultados da busca. Mas ao clicar nela, o usuário é levado para uma outra página, com um conteúdo diferente daquele indexado. Nem precisamos dizer que é péssimo para o usuário, né?

Keywords Não Relacionadas

O uso de palavras-chave não relacionadas é considerado Black Hat porque é semelhante ao keywords stuffing, exceto que, aqui, são palavras-chave que não têm nada a ver com o seu site.

É o caso de você elencar diversas palavras-chaves, que possam ter alguma relevância nas buscas, ainda que sejam de produtos, serviços ou assuntos completamente irrelevantes para o seu conteúdo.

PBN – Private Blog Networks

PBN é uma rede de diversos sites e blogs que apontam links para o seu site.

Geralmente, os sites que fazem parte da rede têm boa autoridade, e é por isso que eles conseguem, realmente, ajudar o site que precisa subir no ranking a melhorar o seu posicionamento.

Embora existam, inclusive, empresas dedicadas a este trabalho, o Google está sempre de olho em melhorias para evitar más práticas. Por isso, quem ainda trabalha com essa técnica precisa tomar diversos cuidados e precauções para não acabar sendo pego e, com isso, perder muitas posições nos resultados de busca.

Escrevemos este artigo para te explicar o que é e, porque não fazê-lo, não recomendamos está prática!🚫

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Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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