A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo varejo mundial, o que significa que todas as empresas desejam obter altos lucros e vendas durante esse período, isso é fato!
Em 2021, os compradores do Brasil gastaram cerca de R$4 bilhões em e-commerces, tendo um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2020.
Contudo, esse ano, a Black Friday acontecerá entre outro grande evento: a copa do mundo. A grande questão é: Quais as implicações desse cenário para o comportamento do consumidor e e-commerce hoje?
Esse momento provavelmente nunca mais acontecerá, então os profissionais de marketing devem aproveitar todas as oportunidades onde quer que sua marca lhes agrade e usar a Copa do Mundo da FIFA para alcançar os fãs de futebol fazendo compras neste período movimentado.
Intenção de compras da Black Friday e Copa do Mundo
Segundo a pesquisa “Black Friday 2022: termômetro de consumo”, feita pela Behup, 50% dos entrevistados disseram que pretendem comprar algum produto durante a Black Friday.
Já 56% das 2 mil pessoas entrevistadas, disseram que pretendem comprar algum produto por conta da Copa.
Dos que pretendem comprar algo em função da Copa, 72% também têm a intenção de comprar na Black Friday.
A intenção de compra durante o mundial mostra que roupas e acessórios são os mais representados.
Da mesma forma que em conjunto, esses mesmos produtos são os preferidos para serem consumidos na própria Black Friday.
A pesquisa revela também que a intenção de compra em 2022 aumentou em relação ao ano anterior, sendo 78% entre consumidores das classes AB e 68% na classe C.
Ao todo, 71% pretendem comprar na Black Friday, um aumento de 16% em relação a 2021.
Destes, 81% dos consumidores afirmam estar com o bolso menos comprometido e 69% estão entre os mais endividados. Além disso, 20% estão indecisos sobre comprar na data.
Esses dados mostram o impacto de um evento esportivo na demanda do consumidor e é importante que as empresas ajustem suas estratégias de negócios a ele.
Canal de compra
Em 2021, o destaque foi para o e-commerce, sendo o canal que o consumidor mais comprou no período da Black Friday.
Dentre as tendências de compras dos usuários que mais se destacam, existem as variações entre os canais de vendas.
Por exemplo, dentro do canal físico, a variedade de produtos é mais relevante, já no online, o diferencial é o prazo de entrega.
Também são vistos como uma boa experiência de compra o frete grátis, qualidade de produto e preço.
Por outro lado, também, são levados em consideração para a escolha do e-commerce na Black Friday alguns fatores como: avaliação de outros consumidores, políticas de troca ou devolução de produtos, atendimento humanizado, etc.
Ideias de marketing para a Copa do Mundo
Existem muitas táticas de marketing que você pode usar para o seu negócio físico, como lojas, restaurantes ou bares, bem como alguns métodos eficazes para lojas online.
Por isso, aqui estão apenas alguns exemplos de como você pode usar a Copa do Mundo para fins de marketing.
- Crie produtos com temas de futebol de edição limitada ou embalagens de edições limitadas.
- Aplique um tema de decoração de futebol à sua loja online: faça uma alteração temporária no seu site para entrar no clima festivo do futebol!
- Ofereça descontos por tempo limitado nas últimas partidas, por exemplo. se o Brasil vencer a partida após 2 gols, dê aos clientes 20% de desconto até o dia da próxima partida do Brasil.
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