Outbound Marketing: tudo o que você precisa saber!

Recentemente, te apresentamos o que é Inbound Marketing, no post de hoje te explicaremos o que é o Outbound Marketing.

O outbound Marketing (ou marketing de saída) nada mais é que o marketing convencional, o mais antigo de todos – outdoors, anúncios de rádio, telemarketing, comerciais de TV, etc.

Já no digital, inclui banners, anúncios, pop-ups, cold e-mail marketing, etc.

Em outras palavras, o outbound marketing são aquelas estratégias de publicidade ou marketing que levam informações aos consumidores, mesmo quando não foram pedidas.

Ao longo do tempo, o outbound ganhou uma má reputação por causa da saturação excessiva – especialmente online.

Sobretudo, é importante ressaltar que o outbound marketing é menos lucrativo do que o Inbound marketing.

As empresas que buscam melhorar suas vendas e o retorno sobre os gastos com marketing fariam bem em realocar uma porcentagem crescente de seu orçamento de marketing em técnicas de inbound marketing.

Estratégias de outbound marketing

Existem várias estratégias de marketing de saída que você pode usar para promover seu negócio, como por exemplo:

  • Cold e- mails: é um e-mail enviado para alguém sem contato prévio. Em vez de conseguir que alguém se inscreva em sua lista de e-mail e depois enviar um e-mail, o cold e-mail envolve o envio de e-mails não solicitados.

    Contudo, e-mails bem-feitos podem ser uma maneira muito eficaz de alcançar novos clientes e promover seus negócios.

    Um e-mail frio pode ser uma ótima maneira de iniciar uma conversa com um cliente em potencial que pode não ter encontrado sua empresa de outra forma.
  • Feiras: são essencialmente uma oportunidade para uma empresa comercializar seus produtos e serviços.

    As feiras são uma ótima maneira de alcançar um novo público e gerar interesse em sua marca.

    Na feira, você pode apresentar os produtos ou serviços da sua empresa para muitas pessoas em pouco tempo, por exemplo.
  • Anúncios de mídia social: são anúncios anunciados em várias plataformas de mídia social, como Instagram, Twitter e TikTok.

    A publicidade em mídia social é uma maneira muito eficaz de atingir seu público-alvo e potencialmente convertê-lo em clientes.

    Ao contrário de tentar iniciar uma conversa com eles nas mídias sociais, como faria com no inbound marketing, a publicidade nas mídias sociais se concentra apenas na promoção de um produto ou serviço para clientes em potencial.

Prós e contras do outbound marketing

O Outbound Marketing tem muitas vantagens, mas você também pode enfrentar muitos desafios nessa direção.

É por isso que é importante considerar os prós e os contras de usar uma estratégia de marketing externo para promover o seu negócio.

Quando você faz o marketing de saída corretamente, pode ser uma maneira muito eficaz de alcançar novos clientes em potencial e convertê-los em clientes, mas o marketing de saída pode ser um desafio na direção certa.

Prós do outbound Marketing

Aumente o reconhecimento da marca: se você deseja aumentar o reconhecimento da marca, o marketing de saída é uma ótima maneira de fazer isso.

Um dos principais benefícios do outbound marketing é que ele ajuda você a alcançar novas pessoas que podem não ter ouvido falar do seu negócio.

Com o inbound marketing, suas estratégias de marketing estão mais focadas em atingir seu público-alvo e se conectar com os clientes existentes, mas o outbound marketing está mais interessado em alcançar novos clientes em potencial.

Esta é uma ótima maneira de comercializar seus negócios se seu objetivo é aumentar sua base de clientes e obter novos leads.

Resultados imediatos: Outro benefício do outbound marketing é que você obtém resultados imediatos. Em vez de ficar esperando que os clientes venham até você, você se envolve ativamente com eles.

As pessoas que veem seu anúncio na TV ou nas mídias sociais têm maior probabilidade de agir imediatamente e fazer o que você pede.

Fácil de implementar: as estratégias de outbound marketing geralmente são mais fáceis de implementar do que as estratégias de inbound marketing, pois a criação de conteúdo pode ser demorada.

Por exemplo, fazer ligações não solicitadas ou enviar e-mails são muito mais fáceis do que redigir uma campanha de mídia social.

Contras do Outbound Marketing

  • Custo: embora o outbound marketing possa ser mais fácil de implementar, pode ser muito cara. Os custos de participar de feiras e pagar por publicidade podem facilmente aumentar e custar mais do que você ganha.

    Como resultado, as pequenas empresas geralmente não fazem outbound marketing por não ter orçamento para isso.
  • O ROI é difícil de medir: o retorno sobre o investimento (ROI) pode ser muito difícil de rastrear por meio do outbound marketing, especialmente com formas mais tradicionais de publicidade, como comerciais de TV e outdoors.

    O outbound marketing se concentra mais em transmitir sua mensagem, portanto, embora seja fácil rastrear quantas pessoas você está alcançando, é difícil reunir métricas mais precisas, como quantas pessoas realmente agem quando veem seu anúncio.
  • Mais obstáculos: como o outbound marketing pode envolver telefonemas e e-mails não solicitados, é provável que você encontre obstáculos legais.

    Seus e-mails podem ser filtrados para o spam das pessoas e suas chamadas telefônicas podem ser bloqueadas, tornando quase impossível entrar em contato com clientes em potencial.

    Também é muito fácil para as pessoas ignorarem, como desligar a TV ou spam.

Outbound Marketing x Inbound Marketing: Quais são as diferenças?

Agora que te apresentamos o Inbound e o Outbound Marketing, fica a questão: qual dos dois escolher?

É importante dizer que eles são mais complementares um do outro do que opostos!

Outbound Marketing x Inbound Marketing: Quais são as diferenças?

Devo mudar do Outbound para o Inbound?

Embora o marketing de saída ainda tenha muitos benefícios, a maioria das empresas na era digital desejará mudar pelo menos parcialmente para o marketing de entrada em algum momento.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a acertar e maximizar suas chances de sucesso.

Defina seus objetivos

Como em qualquer estratégia de marketing, é importante ter objetivos claros em mente quando se trata de inbound marketing. Em primeiro lugar, pense por que você deseja fazer a mudança e por que deseja fazer agora.

Você quer obter mais tráfego para seu site, atingir um mercado diferente ou fazer algo completamente diferente?

Se você não sabe onde está tentando chegar (e quando), nunca saberá se conseguiu.

Conheça seu público-alvo

É sempre importante saber quem você está tentando alcançar com suas estratégias de marketing, mas uma segmentação precisa é fundamental quando se trata de inbound marketing.

Certifique-se de saber exatamente quais membros de seu público geral você está tentando alcançar com cada campanha e conteúdo.

Sobretudo, os consumidores modernos e os mercados mais jovens preferem um marketing personalizado e discreto que pareça feito sob medida para eles.

Detalhes como sua escolha de idioma, os tipos de conteúdo que você cria, etc. determinam quem é seu público e quais são suas necessidades.

Eai, o que achou? Ficou mais fácil de decidir optar pelo Inbound ou pelo Outbound? Para não perder nenhuma dica fique de olho no nosso blog e Instagram para não perder nada e ajudar o seu negócio crescer!

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Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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