A Black Friday 2022 já aconteceu e passado quase um mês, estudos referentes a data foram divulgados. E é importante que os e-commerces analisem os resultados, além de avaliar os números do mercado como um todo para que assim possam se planejar para a data ano que vem.
A edição deste ano marcou a primeira queda nas vendas da Black Friday no país desde o início do evento. De acordo com um relatório da Confi.Neotrust, a receita online do evento caiu 23% em relação ao ano passado.
A crise econômica pela qual estamos enfrentando, assim como a Copa do Mundo, o cenário global, o aumento dos preços dos combustíveis e a retomada das vendas presenciais foram alguns dos motivos que influenciaram esse resultado.
Dado que os resultados da Black Friday são um reflexo direto das tendências atuais de gastos, é importante entender as conclusões e insights dessa edição.
O contexto atípico da Black Friday
O mercado subestimou o impacto da estreia do Brasil na Copa do Mundo, que coincidiu exatamente com a quinta-feira anterior à Black Friday.
Segundo o estudo citado anteriormente, o foco dos brasileiros no jogo tirou o brilho dos anúncios, gerando R$ 939 milhões em vendas, o que causou uma queda de 36,3% nas vendas do dia em relação ao ano anterior.
Precisamos lembrar que essa queda já era prevista pelo mercado, mas na própria sexta-feira esperava-se uma recuperação. No entanto, a queda continuou e o faturamento foi 28,1% menor do que em 2021.
Faturamento da Black Friday caiu 23%
Olhando para o período de 24 a 27 de novembro, quinta pré Black Friday a domingo pós black, as lojas virtuais registraram um total de 10 milhões de pedidos, 18% a menos que no ano passado.
O faturamento da foi de R$ 6,15 bilhões, uma queda de 23% em relação a 2021. Em contrapartida, 8 milhões de usuários fizeram compras online no período, o que representa 1%.
Com isso, o ticket médio ficou menor que no ano passado. Na Black Friday, os pedidos ficaram em média de R$ 733,07, ou 5,9% a menos que na última edição.
A Proposta de Valor no E-commerce
A Black Friday é um dos eventos promocionais mais importante do calendário do varejo. Assim, os clientes esperam preços mais baixos do que no resto do ano.
No entanto, 53,4% dos produtos oferecidos no ambiente digital não tiveram redução de preço, informou a Confi.Neotrust.
Além disso, os custos médios de entrega aumentaram 5,9% e a oferta de entrega gratuita diminuiu três pontos percentuais em relação a 2021.
Frustração na experiência de compra
Não só o valor a se pagar que gera a expectativa do cliente. Esse ano, também tivemos cenários negativos na experiência de compra.
Segundo o Procon-SP, foram registradas quase duas mil denúncias até segunda-feira, 2 de dezembro.
As principais reclamações foram:
– Atraso ou não entrega do produto; 37%
– Pedido cancelado após checkout; 13%
– O produto ou serviço entregue é diferente, incompleto ou danificado; 12%
– O produto ou serviço não está disponível; 8%
Destaque para Alimentos e Bebidas
As categorias de produtos que tiveram o maior faturamento foram:
Vale destacar que na comparação com a Black Friday passada, o segmento de telefonia foi o que mais perdeu, no ano passado teve 19,5% do faturamento do e-commerce.
Esse cenário representa uma mudança no perfil de consumo do brasileiro.
Já considerando o número de pedidos, as categorias com melhor desempenho foram:
- Moda e Acessórios (+14,5%);
- Beleza e Perfumaria (+11,4%);
- Alimentos e Bebidas (+7,2%);
- Ar e Ventilação (+6,2%);
- Utilidades Domésticas (+5,4%).
Nessa etapa, destaca-se o setor de alimentos e bebidas, que foi a categoria de produto mais vendida (31%).
Outros grupos de produtos que registraram crescimento na receita de vendas foram Brinquedos (+20,7%), Pet Shop (+10,4%), Beleza e Perfumaria (+7,8%), Saúde (+7,8%) e Utilidades Domésticos (+1,3%).
Pagamento por Pix aumentou 9,9 pontos percentuais
As formas de pagamentos mais utilizada esse ano foram:
O que chama a atenção é o aumento do uso das compras Pix, a qual a participação nos pedidos aumentou 9,9 pontos percentuais no período.
Considerando o cenário econômico, os consumidores também têm optado pelo parcelamento ao invés do crédito à vista.
O parcelamento de 2 a 6x aumentou 4,5 pontos percentuais em comparação com a última Black Friday.
As mulheres consumiram mais durante a black friday
Em relação ao perfil de consumidor é possível ver que:
- 60,4 % dos pedidos foram feitos por mulheres;
- 38,1% do faturamento foi realizado por clientes de até dois salários-mínimos e 33% por clientes de dois a quatro salários-mínimos;
- A maior queda de faturamento foi nos estados de Mato Grosso, Goiás e Paraná
- Já a menor queda foi nos estados do Amazonas, Amapá e Tocantins.
Atendimento
O WhatsApp se consagrou no ramo de atendimentos, isso é fato! Isso, porque, é impossível negar que os consumidores buscam formas mais práticas de atendimento.
Além disso, estão aderindo o WhatsApp para pesquisar, comprar e obter o atendimento que merecem, sejam pra tirar dúvidas sobre produtos ou fazer possíveis reclamações.
Frete
E para fazer seu pedido, obviamente inclui frete, seja ele grátis ou não. Pode até ser um ótimo motivo para abandonar o carrinho, se o consumidor perceber o valor como alto.
Nesta Black Friday, a média de frete foi de R$ 28,63, elevando o valor em até 8% em relação ao do ano passado.
Em relação ao envio expresso, o método de envio escolhido por quem deseja receber sua compra mais rápido em alguns casos até no mesmo dia, diminuiu em relação a 2021.
O que pode indicar que algumas entregas não foram tão urgente aos olhos do consumidor ou que alguns optam por entregas economicamente vantajosas.
Pontos de acertos
Taxa de recompra
Segundo o estudo publicado pela All In, esse ano, em média 7,1% dos consumidores voltaram a comprar na mesma loja, número ainda maior do que o apresentado no ano passado.
Essa porcentagem só reforça como é importante manter a comunicação com os clientes.
Assim, você consegue saber se o pedido chegou no prazo e em perfeitas condições, se ele precisa de ajuda e até para entregar conteúdo relacionado ao produto.
Abandono de carrinho
De fato, a qualidade das ofertas e a transparência das informações no site desde o início trouxeram muitos benefícios ao lojista e aos usuários.
Entre eles a diminuição do índice de rejeição, que na Black Friday caiu 12,8% em relação ao ano passado
Outros motivos que podem estar relacionados a esse resultado é:
- Oferta indispensável
- Benefícios de frete, como redução de custos de frete, gorjetas e até cupons de desconto que reduzem custos logísticos.
Black Friday antecipada
Vale lembrar também que uma das principais vantagens de uma estratégia de Black Friday antecipada para os varejistas é a possibilidade de vender mais sem pressa.
Há menos risco de sobrecarregar os sistemas operacionais e é mais fácil entregar os produtos no prazo, o que resolve um dos pontos problemáticos mais importantes para os clientes.
Apostas que já podem ser cadastradas para a Black Friday 2023 são, sem dúvida, a expectativa das ofertas.
Apesar da queda nas vendas e receita neste ano na Black Friday, o e-commerce ainda movimentou cerca de R$ 16,5 bilhões por mês, marcando uma importante recuperação.
Agora que te mostramos os dados mais relevantes dessa Black Friday, é preciso entender completamente as tendências de consumo para que você possa se preparar para a próxima Black Friday e realizar estratégias mais eficazes para o seu negócio.
Então, acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades.