Gatilhos mentais: como impulsionar suas vendas

Gostamos de pensar que estamos no controle de qualquer situação, principalmente quando o assunto em questão são nossas atitudes.

Contudo, a grande parte do comportamento humano pode ser, por partes, entregue por traços ou gatilhos mentais intensos.

Porém, ao mesmo tempo que podemos controlar nossas ações, podemos ser influenciados a realizar certas ações.

Mas, você já parou para pensar o que são gatilhos mentais e como podemos usá-los no marketing digital para aumentar os números de vendas e melhorar a experiência dos usuários?

Afinal, o que são gatilhos mentais?

Relacionado a saúde mental, os gatilhos mentais estão ligados a qualquer coisa que choque o estado emocional. Muitas das vezes, ligamos com eventos singulares ou até mesmo traumáticos.

Porém, para o marketing, ele serve apenas para influenciar o comportamento do consumidor. Podemos dizer que um gatilho mental é uma decisão que nosso cérebro toma sem ao menos prestarmos atenção.

Por mais que essas escolhas sejam motivadas por diversos fatores, não sentimos que estamos fazendo uma escolha, então, ela se torna uma decisão “inconsciente”.

Basicamente, os gatilhos mentais provoca em nós uma vontade pré-existente na mente, dando apenas um momento positivo para colocá-lo em prática.

Qual a ligação entre o Marketing e os gatilhos mentais?

A ideia de usar os gatilhos mentais relacionados ao marketing não é novidade para as grandes marcas. Mas, como é possível que o marketing tenha uma espécie de conexão com algo que é inconsciente?

Através do estudo do comportamento de grupos, gostos e interesses, o marketing consegue entender alguns de nossos gatilhos mentais.

Dessa forma, o marketing irá trabalhar os gatilhos mentais de forma personalizada e responsável, transformando essas ações em bons resultados.

Com um bom estudo dos gatilhos mentais, o marketing consegue, de alguma maneira, fazer com que os clientes escolham um produto ou marca quase sem querer.

Isso se da pelo fato de já terem criado uma imagem boa da marca na mente, transformando uma decisão de compra quase que automatizada.

Gatilhos Mentais populares utilizados no Marketing

Agora que foi possível entender mais sobre a ideia e a ligação com o marketing, é a hora de conhecer alguns gatilhos mentais e como utilizá-los para o aumentar ainda mais a suas vendas.

1. Senso de escassez/urgência

Alguma vez, você já comprou algo só porque era edição limitada e ficou com medo de perder o produto para sempre?

É exatamente o papel desse gatilho mental: colocar na mente a sensação de que se você não garantir o produto naquela vez, pode não conseguir em uma próxima.

Por exemplo: corra, temos apenas um item em estoque.

2. Curiosidade

Provocar a curiosidade do ser humano, é um poderoso gatilho mental que pode ser usado de diversas formas, pois temos a necessidade de descobrir aquilo que não sabemos.

Ao despertar a curiosidade, podemos atrair clientes potenciais e inspirá-los a comprar o produto que está sendo anunciado em questão. O segredo é manter o suspense.

Exemplo: Peça já o seu produto, os 10 primeiros a pedir, levam um brinde exclusivo.

3. Prova social

As pessoas estão acostumadas a olhar para os outros e fazer comparações, é uma característica natural da nossa espécie. Quando falamos em comprar, não poderia ser diferente.

Tendemos a refletir o comportamento “correto” para alguma situação, por isso estamos sempre procurando avaliações para ter certeza de que vale a pena.

Ao apresentar números de quantas pessoas usam seu produto ou juntar depoimentos de seus clientes, você pode provar que realmente consegue ótimos resultados e quais são os benefícios para o público.

Exemplos: Mais de 110.000 entregas feitas pelo Brasil, 7.000 clientes satisfeitos, etc.

4. Chamadas de ação

O “Call to Action” ou CTA é um dos gatilhos mentais mais poderosos usados para influenciar o comportamento humano.

Entender o que torna um CTA bem-sucedido é uma mistura fascinante de psicologia, design e estratégia.

As pessoas esperam que qualquer página ou tela que encontrem tenha uma ação que desejam que elas executem.

Depois, há a curiosidade do que acontece depois que a pessoa segue uma chamada à ação. O que acontece depois que eu clicar neste botão?

O CTA é possivelmente o gatilho mental mais importante porque nenhum serviço, produto ou ideia pode realmente ter sucesso sem levar as pessoas a realizar alguma ação.

O problema é que poucas empresas e profissionais de estão usando CTA’s de forma eficaz, se é que usam.

Alguns exemplos de CTA’s são: compre agora, confira, peça já, arrasta, aproveita, não perca, etc.

Agora é a sua vez de exercitar a criatividade! E não se esqueça, de usar os gatilhos mentais com sabedoria, se não, pode parecer excessivo, surpreendendo negativamente o cliente.

Esperamos que esse tema possa ser utilizado em seu futuro planejamento de vendas, afinal, as melhores conexões com os consumidores são construídas na base do cuidado e da confiança.

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Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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