E-Commerce: Os 3 Principais Motivos de ter um

Com o avanço da tecnologia, e também por conta do isolamento social da pandemia da Covid-19, os hábitos dos consumidores mudaram muito. Hoje, não importa sua geração, muitas pessoas se dão conta que estão imersas em ambiente 100% digital. Seja ele por meio das redes sociais, aplicativos ou outros grandes players do mercado no e-commerce.

Deste modo, o desenvolvimento do comércio eletrônico não se dá só por causa da evolução das tecnologias. Mas sim principalmente pelo crescimento da cultura digital que podemos ver hoje. 

Para você ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo Perfil do E-Commerce Brasileiro mostrou que o e-commerce brasileiro teve uma ampliação sólida em 2021, totalizando quase 1,59 milhão de lojas online, 22,05% a mais, comparado com o ano de 2020, quando o varejo digital saltou 40%.

E desde 2015, o ritmo de avanço do e-commerce chega a uma taxa anual de 23,69%. A variação mostra que, no último ano, em média 789 novas lojas foram criadas todos os dias no Brasil.

Esses números são um reflexo totalmente direto dos efeitos da pandemia sobre a economia e da pressa pela digitalização das empresas. Deixando de ser um diferencial e se tornando primordial para quem quer conquistar novos clientes.

Sendo assim, fica evidente que o E-Commerce não é apenas uma oportunidade do futuro, e sim uma história que tem força já na atualidade. Portanto, separei os 3 principais motivos para você abrir o seu E-Commerce hoje:

 

1 – E-Commerce vendendo 24 Horas 

O primeiro motivo é o tempo que a sua loja estará disponível para atender os seus clientes. Diferentemente do mundo físico, onde existe um horário de funcionamento, no mercado digital não existe horário de funcionamento. Pois a sua loja ou negócio online funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos 365 dias do ano, sem parar! Sempre pronta para ajudar os seus clientes em suas dúvidas, e no que mais precisarem. 

Isso acontece visto que você não precisará de uma estrutura física, atendentes ou qualquer outra coisa do tipo para abrir um E-Commerce. Apenas é necessário cadastrar os produtos em uma loja virtual, marketplace ou qualquer outro canal de vendas. Para que o seu cliente possa comprar seus produtos quando quiser.

 

2 – Custo Baixo

Como mencionado antes, o comércio eletrônico é um mercado que não precisa de uma estrutura muito complexa ou igual a uma loja física. Por isso, abrir um negócio online é inúmeras vezes mais barato do que abrir um estabelecimento ou uma loja física. 

Entretanto, não estou dizendo que você não terá custos ou despesas. Mas sim, comparando com o mercado convencional onde você precisaria pagar um aluguel elevado pelo ponto, fatura de energia e água alta, custos com contratação e treinamentos de funcionários juntamente com outros encargos que no e-commerce você ficaria praticamente dispensado. 

Deste modo, para começar um E-commerce sustentável, você só precisaria de um investimento fundamental para seus custos fixos e estoque. Esse investimento pode ser proporcional a um capital inferior a mil reais, dependendo do seu segmento. 

 

3 – Vendas sem barreiras

Muitos acreditam que ter um negócio que não consegue atrair muitas pessoas é sinônimo de ineficiência. Isso ocorre porque, caso o negócio não consiga atrair um público específico, você acaba não tendo clientes. E desta forma, sem clientes, acaba não tendo vendas, e sem vendas, não tendo lucro e assim por diante.

Portanto, fica evidente que quanto maior o seu alcance, melhor. E é justamente isso que um E-commerce vai te proporcionar. Porque se a gente fosse pensar, o alcance de uma loja física é praticamente das pessoas que passam pela área onde a loja atua.

Diferente de um E-commerce, visto que não existem fronteiras ou limitações geográficas, que impossibilitem que a sua loja venda em outras partes do país ou do mundo.

Deste modo, se você acreditava que não conseguiria atrair muitos clientes pelo E-commerce, confie: isso só vai depender de como você irá administrar seu negócio.

Confira nosso artigo falando sobre as 8 vantagens de ter um e-commerce!

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Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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