CRO: o que é e por que usar?

Com a transformação digital, o mercado online está aquecido e gerar tráfego se torna cada dia mais desafiador. Mas não foque na questão de que seu site tenha muitos acessos, mas sim em uma boa taxa de conversão.

As conversões são parte integrante do marketing digital e por isso é muito importante criar estratégias que foquem na otimização desses resultados para obter melhores resultados em seu site.

Por isso, compreender o que é o CRO é fundamental para o sucesso no ambiente digital.

Existem muitas siglas no marketing digital e CRO pode ser uma das menos utilizadas, porém muito eficazes, os resultados alcançados com essa estratégia podem trazer muitos benefícios para seus canais digitais e ser um fator diferenciador em um mercado cada vez mais competitivo.

Então, acompanhe o post para saber tudo sobre o CRO.

O que é CRO?

A Conversion Rate Optimization ou em português Otimização da Taxa de Conversão é o processo de aumentar a taxa de conversão de um site ou aplicativo móvel.

O CRO geralmente envolve a geração de ideias para elementos do seu site ou aplicativo que podem ser aprimorados e, em seguida, a validação dessas hipóteses por meio de testes A/B e multivariados.

Simplificando, a conversão é a porcentagem entre o número de visitantes de suas páginas de destino e o número de pessoas que converteram – e, de qualquer forma, depende do que você considera uma conversão daquela atividade ou material.

Um resultado é uma ação mensurável que você espera de seu visitante.

Pode ser, por exemplo, preencher um formulário, ativar um chat online, registrar-se para ganhar um cupom de desconto, fazer uma compra, concluir um teste gratuito, atualizar um plano.

Ou seja, a definição do que conta como uma conversão afeta diretamente seus cálculos.

Por que o CRO é importante?

Otimizar sua taxa de conversão é importante porque permite que você reduza seus custos de aquisição de clientes enquanto obtém mais de seus visitantes e usuários.

Ao otimizar sua taxa de conversão, você pode aumentar a receita por visitante, obter mais clientes e expandir seus negócios.

Por exemplo, se uma página de destino tiver uma taxa de conversão de 10% e receber 2.000 visitantes por mês, a página gerará 200 resultados por mês.

Se a taxa de conversão pode ser aumentada para 15% otimizando vários elementos da página, o número de resultados gerados salta de 50% para 300 por mês.

Sempre há espaço para melhorias quando se trata de aumentar as conversões, e as melhores empresas estão constantemente iterando e aprimorando seus sites e aplicativos para criar uma melhor experiência do usuário e aumentar as conversões.

Exemplos de Conversões

Podem existir várias formas de converter, mas algumas das mais comuns são:

  • Fazendo uma compra.
  • Preenchendo um formulário.
  • Inscrever-se em um boletim informativo.
  • Adicionando um produto ao carrinho de compras.
  • Clicando em um link.
  • Baixando um conteúdo.
  • Transformar um cliente ocasional em um cliente regular.

Em outras palavras, uma conversão pode ser qualquer ação realizada por um usuário que resulte na coleta de suas informações, na realização de uma venda ou na obtenção de insights sobre como eles interagem com suas campanhas.

O que é considerado uma taxa de conversão “boa”?

Não existe um valor único e universal que se qualifique como uma taxa de conversão “boa”. O que é considerado uma taxa de conversão “média” varia entre setores, nichos, campanhas e metas de conversão específicas.

Dependendo de para quem você pergunta, no entanto, uma média global aproximada varia de 1 a 4%.

Isso pode não ser necessariamente verdade para você. Na realidade, a melhor medida do que é considerado médio é calcular suas taxas de conversão anteriores e atuais e compará-las com resultados futuros.

Em vez de ficar obcecado com o que é considerado uma taxa de conversão “boa” (a maioria das empresas não publica essas informações, de qualquer maneira), é melhor pesquisar o que impulsiona seu público específico – e, em seguida, entregar o valor que ele está procurando.

Calculando sua taxa de conversão

Antes de otimizar, devemos primeiro discutir como atingir sua taxa de conversão. Não se preocupe – nenhuma matemática avançada é necessária.

A taxa de conversão é calculada dividindo o número de conversões pelo número total de usuários ou visitantes do site e multiplicando esse valor por 100 para formar uma porcentagem.

Por exemplo, se seu site gerasse 20 formulários de contato e 1.000 visitantes por mês, sua taxa de conversão seria: 20 / 1.000 = 0,02 x 100 = 2%.

Ao calcular a taxa de conversão, você pode comparar o desempenho atual do seu site ou campanha.

Isso significa que você pode comparar os resultados das alterações feitas e os resultados correspondentes gerados com a conversão original para saber o que funciona e o que não funciona.

Onde implementar uma estratégia de CRO

Aqui estão quatro áreas do seu site que têm o potencial de se beneficiar amplamente da otimização da taxa de conversão.

1. Página inicial

Homepages são os principais candidatos para CRO. Além de causar uma primeira impressão nos visitantes, a página inicial também é uma oportunidade de reter esses visitantes e orientá-los ainda mais em seu site.

Você pode fazer isso enfatizando links para informações do produto, oferecendo um botão de inscrição gratuita ou até mesmo incorporando um chatbot que solicita perguntas dos visitantes a qualquer momento durante a experiência de navegação.

2. Página de preços

A página de preços de um site pode ser o ponto decisivo para muitos visitantes do site.

O CRO pode ajudar uma página de preços a converter visitantes em clientes modificando os intervalos de preços (por exemplo, preço por ano x preço por mês), descrevendo os recursos do produto associados a cada preço, incluindo um número de telefone para os visitantes ligarem para uma cotação de preço ou adicionando um simples formulário pop-up.

3. Blog

Um blog é uma grande oportunidade de conversão para um site. Além de publicar conteúdo atencioso e útil sobre seu setor, um blog pode usar o CRO para converter leitores em leads.

Esse processo geralmente inclui adicionar frases de chamariz (CTA) ao longo de um artigo ou convidar os leitores a aprender mais sobre um tópico enviando seu endereço de e-mail em troca de um e-book ou relatório do setor.

4. Páginas de destino

Como as páginas de destino são projetadas inerentemente para que as pessoas realizem uma ação, faz sentido que elas tenham a taxa de conversão média mais alta de todos os formulários de inscrição em 23%.

Uma página inicial de evento, por exemplo, pode ser otimizada com um vídeo do evento do ano passado para incentivar os visitantes a se registrarem este ano.

Uma página de destino que oferece um recurso gratuito pode ser otimizada com conteúdo de visualização desse recurso para incentivar os visitantes a baixá-lo.

Agora que você sabe onde pode otimizar para conversões, pode estar se perguntando como saber quando sua empresa está pronta para iniciar o processo.

Estratégias de otimização da taxa de conversão

Aqui estão algumas estratégias de marketing de otimização de taxa de conversão aplicáveis ​​para testar e implementar em sua empresa.

1. Crie CTAs baseados em texto nas postagens do blog.

Embora seja considerado uma prática recomendada incluir CTAs em uma postagem de blog, às vezes eles não conseguem atrair os visitantes a seguir o curso de ação desejado. Por quê?

A cegueira de banner é um fenômeno real relacionado ao fato de as pessoas se acostumarem a ignorar informações semelhantes a banners em sites.

Essa falta de atenção, juntamente com o fato de que os visitantes do site nem sempre leem até o final de uma postagem de blog (em vez disso, eles “lancham” no conteúdo), significa que uma abordagem diferente é necessária.

É aí que o CTA baseado em texto é útil. Aqui na HubSpot, fizemos um teste com CTAs baseados em texto – uma linha de texto independente vinculada a uma página de destino e estilizada como H3 ou H4 – para ver se eles converteriam mais tráfego em leads do que CTAs regulares localizados na parte inferior de uma página web.

2. Adicione fluxos de leads em seu blog.

Um fluxo de leads é uma outra peça de otimização da taxa de conversão que pode se inclusa no seu site. Ou seja, os fluxos de leads são pop-ups de alta conversão projetados para gerar atenção e oferecer valor.

Você pode colocar um banner suspenso ou caixa pop-up, por exemplo, vai depender da sua oferta.

Experimentamos a caixa deslizante no HubSpot Blog em 2016 e ela alcançou uma taxa de cliques 192% maior e 27% mais envios do que um CTA normal na parte inferior de uma postagem no blog.

3. Execute testes em suas páginas de destino.

As landing pages se tornaram uma parte importante do kit de ferramentas do profissional de marketing e, como já falamos, são fundamentais para a otimização da taxa de conversão.

Isso acontece porque uma página de destino é onde um visitante do site se tornará um lead ou um lead existente se envolverá mais profundamente com sua marca.

Para fazer a otimização de uma landing page, execute testes A/B para reconhecer seus melhores recursos de design e conteúdo.

Por exemplo, com o teste A/B, você pode testar rápida e facilmente diferentes versões da cópia do seu site, ofertas de conteúdo, imagens, perguntas de formulário e páginas da Web para determinar a que seu público-alvo e leads respondem melhor.

4. Ajude os leads a se tornarem MQLs.

Às vezes, o que os visitantes querem é ir direto ao assunto e pular partes da jornada típica do comprador.

Por isso, há ações específicas que você deve estimular esses visitantes de alta intenção a concluir para que eles possam agir facilmente virar leads qualificados de marketing (MQLs) – e eles podem agir por meio de uma combinação de páginas da Web cuidadosamente projetadas, textos atraentes e claros e CTAs inteligentes.

É certo que isso vai depender do seu produto e do processo de vendas, por isso, faça diversos testes para descobrir o que resulta em mais clientes.

Depois, otimize esse processo. A chave é procurar maneiras de remover o atrito do seu processo de vendas.

5. Crie fluxos de trabalho para capacitar sua equipe.

Há uma série de fluxos de trabalho automatizados que você pode criar para capacitar sua equipe com a ajuda do software de automação de marketing.

Por exemplo, com automação de marketing, é possível enviar e-mails automáticos com fluxos de trabalho. Em seguida, os leads podem agendar reuniões com representantes com um clique.

Enquanto isso, os representantes recebem notificações quando os leads realizam ações de alta intenção, como visualizar a página de preços em seu site.

Ou, se você trabalha com comércio eletrônico, pode enviar um e-mail para as pessoas que abandonaram o carrinho de compras como um lembrete.

De acordo com a pesquisa da Moosend, e-mails de carrinhos abandonados podem ser muito eficazes. Eles têm uma alta taxa de abertura de 45%. Dos e-mails abertos, 21% são clicados.

Metade das pessoas que clicaram fazem uma compra.

6. Adicione mensagens a páginas da web de alta conversão.

Use o software de bate-papo ao vivo que converse com os usuários em tempo real e ofereça suporte e orientação conforme preciso.

Para que as conversões aumentem, adicione esses recursos de mensagens ao seu site de alto desempenho, como preços e páginas de produtos, para que as pessoas consigam as informações que desejam em tempo real.

Você também pode tornar suas mensagens e chatbots baseados em ações.

Por exemplo, se alguém passou mais de um minuto na página, você pode se oferecer automaticamente para ajudar e responder a quaisquer perguntas que eles possam ter.

7. Otimize postagens de blog de alto desempenho.

Mais uma vez, publicar artigos de blog abre as portas para uma grande oportunidade de conversões. Ainda mais se você já tiver conteúdo de blog existente em seu site.

Para começar a otimizar o conteúdo do seu blog, identifique suas postagens com os níveis mais altos de tráfego da Web, mas com taxas de conversão baixas. (As possíveis causas desse problema podem estar relacionadas ao SEO, à oferta de conteúdo que você está promovendo ou ao seu CTA.)

Além disso, observe as postagens do seu blog com altas taxas de conversão.

Você deseja direcionar tráfego de site mais qualificado para essas postagens e pode fazer isso otimizando o conteúdo da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) ou atualizando-o conforme necessário para garantir que seja novo e relevante.

8. Aproveite o redirecionamento para reengajar os visitantes do site.

Não importa qual é a sua principal métrica de conversão: a dura verdade é que a grande parte dos usuários quando estão em seu site não realiza a ação que você deseja.

Ao alavancar o retargeting no Facebook e outras plataformas, você pode reengajar as pessoas que abandonaram seu site.

O redirecionamento funciona fazendo um rastreio dos visitantes do seu site e veiculando anúncios on-line enquanto eles acessam outros sites.

Isso é particularmente impactante quando você redireciona as pessoas que visitaram suas páginas da web de maior conversão.

As regras normais de inbound ainda podem ser aplicadas aqui? Você precisa de uma cópia bem elaborada, visuais atraentes e uma oferta atraente para o redirecionamento funcionar.

Principais benefícios da otimização da taxa de conversão

Acreditamos que até aqui você já entendeu o que é o CRO, a importância do CRO como parte geral de uma estratégia de marketing digital, mas talvez você deve estar se perguntando o que ele tem a ver com SEO.

A resposta é que tem muito a ver! Alguns dos benefícios do CRO incluem:

Maior envolvimento do usuário

A otimização de conversão melhora a interação do visitante com seu site e suas campanhas, o que melhora o engajamento e, por fim, os resultados.

Aumentar as métricas de engajamento pode fornecer informações valiosas sobre o desempenho de suas campanhas e o que motiva os usuários a agir.

Melhor ROI

Ele permite que você consiga mais clientes sem necessariamente gerar mais tráfego ou aumentar seu orçamento de marketing.

O CRO leva a taxas de conversão mais altas, o que significa que você obtém mais retorno para seu investimento em marketing.

Isso permite que você obtenha mais clientes sem aumentar o tráfego ou aumentar seu orçamento de marketing.

Insights valiosos do usuário

O processo do CRO exige que você desenvolva uma melhor compreensão do seu público. E isso, por sua vez, melhora seus esforços e conteúdo gerais de marketing.

Isso ajudará você a se preparar melhor para alcançar o tipo certo de cliente na hora certa com as mensagens certas.

Confiança aprimorada do cliente

Muitas conversões exigem que os usuários forneçam suas informações de contato, como por exemplo: endereço de e-mail, nome, número de telefone etc., em troca de conteúdo como um e-book.

Mas antes que eles queiram compartilhar suas informações, eles precisam confiar em seu site. Sem dúvida, o CRO ajuda você a construir a confiança do cliente e deixar uma impressão positiva em clientes em potencial.

Escalabilidade

Mesmo nos maiores mercados, o pool de clientes em potencial que você pode alcançar é limitado – e quanto mais especializado for o seu nicho, menor será o pool.

O CRO permite que você use seu público existente (também conhecido como tráfego) para atrair novos clientes.

Ao melhorar sua taxa de conversão, você aumenta seus negócios sem drenar clientes em potencial.

Viu como o CRO é importante para o sucesso do seu negócio? Então, não perca nenhuma dica para o sucesso do seu negócio!

Guilherme Tavares

Guilherme Tavares

CEO da Effect E-Commerce

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