Comemorado anualmente em 15 de março, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é um evento global que em como objetivo o aumento da conscientização sobre os direitos e necessidades do consumidor.
Todos que compram vários produtos, bens e serviços possuem o direito de ser informados sobre a qualidade, pureza, preço e nível dos produtos.
Em qualquer negócio, seja pequeno, médio ou grande, você deve valorizar seus clientes! Afinal, são eles que fazem a empresa prosperar. Além disso, os clientes participam ativamente do desenvolvimento das empresas por meio de críticas, sugestões, análise de perfis de consumo e muito mais.
Assim como muitos esperam a Black Friday por suas promoções e condições especiais de compras, o Dia do Consumidor também!
Afinal, quem não quer aproveitar a melhor oportunidade para comprar determinado produto ou serviço?
Portanto, espere bons resultados econômicos ao planejar sua loja para o Dia do Consumidor! Quer saber mais?
Então, siga com a leitura e descubra como se preparar para esse dia tão importante para o varejo!
Como o dia do consumidor surgiu?
A Consumers International fundou e organiza o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor todos os anos. Fundada em 1960, a Consumers International é uma confederação global de organizações de consumidores projetada para ser uma voz independente e influente para os consumidores.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é comemorado desde 1983, e o dia 15 de março homenageia o discurso do presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, ao Congresso dos Estados Unidos em 15 de março de 1962.
Nesse discurso, ele criou quatro direitos básicos do consumidor: o direito à segurança, o direito à informação, o direito de escolha e o direito de ser ouvido.
Desde então, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor cresceu em popularidade e é celebrado todos os anos com um tema específico que gere reflexão.
Um dos temas colocado em questão foi, por exemplo, o combate a poluição plástica, procurando sensibilizar para o consumo sustentável e práticas centradas na produção e utilização de plásticos e no seu impacto ambiental.
É possível vender mais no Dia do Consumidor?
Mas a empresa não vive só de reflexões, né? Como são as vendas no Dia do Consumidor? Essa data pode realmente reverter a sorte econômica das empresas?
Assim como muitos esperam a Black Friday por suas condições especiais de compras, também o Dia do Consumidor é esperado!
Afinal, quem não quer aproveitar a melhor oportunidade para comprar determinado produto ou serviço?
Portanto, espere bons resultados econômicos ao planejar sua loja para o Dia do Consumidor!
No tópico acima, dissemos que a data 15 de março surgiu por causa de um discurso feito em 1962. Mas essa data foi introduzida aqui no Brasil e não era conhecida até 2011.
Desde então, mais e mais consumidores buscam ativamente na Internet pelo termo “Dia do Consumidor” em março, buscando ofertas e condições especiais para compras.
Segundo estudos, as principais lojas virtuais do Brasil registraram um aumento significativo durante a semana do consumidor, registrando 13 milhões de visitas a mais nesse período.
Além disso, como o horário de negociação é baixo (depois do Natal e antes do Dia das Mães), a data ganha ainda mais importância.
E não é só e-commerce! Por exemplo, em 2019, revelou-se que 29% dos clientes hoje procuram ofertas em lojas online, 39% em lojas físicas e 32% em ambas as modalidades de compra.
O dia e a semana do consumidor oferecem excelentes oportunidades de vendas para lojas dos mais diversos segmentos. As vantagens das compras online na data são:
- Atrair novos visitantes
- Aumento do ticket médio
- Aumento do número de pedidos e faturamento
- Fortalecimento das marcas no mercado
Isso é comprovado pelos resultados das versões anteriores da campanha.
Análise de dados do Dia do Consumidor
Uma pesquisa da All In mostrou que no dia 15 de março, 722 milhões de reais foram movimentados em 2022, um aumento de 22% em relação ao ano anterior.
Durante o período, não apenas as receitas se desenvolveram. O número de pedidos aumentou 16% e o ticket médio aumentou 5%. Ou seja, lojas que apostaram na data saíram ganhando.
Visitas por região
De acordo com o mesmo estudo, a região Sudeste é a que mais possui representação de visitas desde 2021.
Dando destaque também para o sul que se manteve em crescimento, diferente das outras regiões do país que mostraram uma queda em relação a 2021.
Visitas por categoria antes x durante evento
Colocando uma lupa nas categorias, vemos uma diferença maior de visitas para multicategoria e beleza, que está bem representada durante o período. No entanto, se você olhar para o mais procurado pelo público, o primeiro lugar é farmácia e saúde, e o segundo lugar é beleza.
Vendas por categoria
Moda e acessórios está a frente, junto com beleza e farmácia e saúde. Esse trio vem com força todos os anos, mas é importante olhar com atenção algumas categorias que tiveram menos vendas durante o período do ano de 2022 para focar em trabalhar sua base de acordo com a estratégia estipulada.
Vendas por região 2021 x 2022
Apesar de o Sudeste ser o maior centro de vendas, o Sul teve a maior variação positiva em relação ao ano passado. No Nordeste e Centro-Oeste, por outro lado, a queda foi significativa, cerca de 30%, em relação a 2021.
Dados de faturamento
O Dia do Consumidor faturou R$ 722 milhões no dia, cerca de 22% a mais que no ano de 2021.
Top 5 categorias que mais faturaram
Durante o período analisado, a categoria que mais faturou foi a de telefonia e a que menos teve faturamento foi a de moda e acessórios.
Frete
Por mais que os consumidores amem ofertas e cupons, eles odeiam altos custos de envio.
No dia 15 de março, 62% dos pedidos feitos tinham frete grátis e para quem pagou o preço médio foi de R$ 30.
Olhando para uma semana do consumidor cheia de comprometimento e expectativas, tivemos 60% dos pedidos com frete grátis e frete médio de R$ 29. Isso significa que o valor se manteve o mesmo durante todo o período.
Dados de Pagamento
O cartão de crédito ainda é apreciado por consumidores, porque o pagamento parcelado em vários meses ou apenas o fato de poder pagar “na próxima fatura” faz uma grande diferença na vida do cliente final.
Porém, percebe-se que o uso do cartão de crédito durante o evento diminui um pouco – em relação ao período anterior ao evento – e o boleto aumenta.
Vale lembrar que geralmente é comum, principalmente em dias úteis, ver um desconto ainda maior de na hora de pagar boleto, o famoso 5%, que dá de diferença e pode virar o jogo na hora de encher o carrinho.
Formas de pagamento 2022 x 2021
Isso prova que se olharmos para o mesmo período do ano passado, podemos ver que a diferença na utilização desses meios de pagamento no Dia do Consumidor não é muito representativa e o mercado ainda continua com os mesmos benefícios.
No entanto, como dito anteriormente, o pagamento à vista está normalmente associado a descontos e os consumidores tomaram nota disso e preferem utilizar desse meio a parcelar em diversos meses.
Parcelamento
Agora, há um novo meio, o PIX. Todos os estabelecimentos comerciais já utilizam esta forma de pagamento?
Como já vimos, os clientes gostam muito da facilidade, de uma experiência que traga benefícios além do custo, no caso a velocidade do processo e facilidade de transação.
Bandeiras
Para as bandeiras mais usadas em 2021 e 2022 e, ao comparar o período antes e depois do evento, não houve diferenças significativas. A Mastercard continua a ser a mais usada, embora este ano tenha diminuído levemente, enquanto a Visa aumentou.
Dados de atendimento
Já sabemos a importância do atendimento para manter um bom relacionamento com o consumidor e percebe-se uma mudança nos canais escolhidos neste período.
O número de tickets aumentou tanto antes quanto durante o evento. Seja em 2021 ou 2022, a adição de ambos significa que o consumidor se comunica diretamente com a loja para obter respostas para suas perguntas, rastrear o pedido e resolver quaisquer problemas pós-compra.
Atendimento por canal 2022 x 2021
E enquanto o WhatsApp foi o mais solicitado de todos os canais, ele caiu 23 pontos percentuais este ano, e como resultado, os e-mails cresceram de forma relevante.
Como vender mais no Dia do Consumidor 2023?
Dicas de ouro devem ser consideradas na hora de planejar um bom dia do consumidor. Afinal, a publicidade deve estar alinhada com a realidade do negócio! Embora agradar e reter clientes seja fundamental, é imperativo fornecer um serviço que possa se sustentar enquanto estiver disponível.
Melhorando o Atendimento ao Cliente
O atendimento ao cliente é a pedra angular de qualquer negócio. Mesmo que o serviço oferecido ou o produto vendido não seja o melhor, o atendimento (se for feito com qualidade) pode gerar situações de desconforto ou conflito. Por isso, há sempre um membro da equipe – ou toda a equipe – empenhada em solucionar os problemas do cliente, ouvindo atentamente suas dúvidas, reclamações, reclamações e sugestões.
Contribua para um bom SAC
Para melhorar o atendimento no Dia do Consumidor, é importante contribuir para um bom SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Ofereça apenas o que pode manter a qualidade
Não adianta oferecer publicidade sem qualidade. No final das contas, não é porque um produto é promocional ou com desconto, ele não deveria aparecer. Avalie o produto da campanha como se fosse o produto mais importante da sua loja no Dia do Consumidor.
Anuncie e comece a usar seus canais de vendas online!
Campanhas do Dia do Consumidor começaram a ganhar popularidade no Brasil através da Internet. Portanto, o público que já está acostumado a comprar e pedir pelo site/app é o mais familiarizado com as ofertas. Capte esse público com seu canal de vendas online.
Divulgue seu canal de vendas e campanha em todas as suas redes sociais, posts e stories, além do link no Facebook “Sobre”, Instagram “Bio” e WhatsApp com mensagens automáticas que já convidam o cliente a comprar pelo link.
Depois de todas essas dicas, você já pode preparar o seu dia ou semana do consumidor, não é mesmo? Não perca nenhuma postagem por aqui, sempre damos dicas como essas para você alavancar seu negócio e se preparar para datas importantes do varejo!